"A tradição de bois, quadrilhas de trovadores, cordões e grupos de carimbó marca presença no projeto "Paixão do Boi", que a partir desta quarta-feira se apresenta na Estação das Docas, Píer da Casa das Onze Janelas e no anfiteatro da Estação Gasômetro (no Parque da Residência). O projeto Paixão do Boi acontece de 15 a 26 de junho, sendo uma realização da Secretaria de Cultura – Secult e Governo do Estado.
Nesta época do ano em que a cidade fica em clima de festa com as manifestações culturais que fazem parte da quadra junina, diversos grupos pedem passagem nos espaços públicos administrados pela Secult, como a Quadrilha dos Trovadores no Caminho da Rocinha, Cordão da Oncinha, Grupo Folclórico Bolonha, Boi Flor do Campo, Grupo Uirapuru (de Marapanim), Os Nuaruaques (de Ponta de Pedras), Grupo Teatro Universitário (O Boi do Romeu no Curral da Julieta), Boi Resolvido (de Icoaraci), Boi Moleque (de Ponta de Pedras), Boi Pai da Malhada, Boi Veludinho, Boi Rei da Campina, Boi Caprichoso, Boi Flor do Guamá, Boi Curumim Tabatinga, Boi Bumbá Vidinho, Boi Flor da Juventude – Guamá, Carimbó Cobra Coral, Grupo Frutos do Pará, Curimbó de Bolso, Boi Rosa Branca, Boi Brilha a Noite, Pássaro Sabiá (da Baía do Sol), Boi Estrela D’Alva, Vaquinha Mimosinha, Boi Garantido, Cordão do Bacu, Boi Rei do Campo e o Boi Maíra.
“Estamos retomando com paixão a uma das manifestações da cultura popular encontrada em quase todos os municípios paraenses, que movimenta mais de mil profissionais na concentração de figurinos, adereços, coreografia, encenação e música. Em meio aos bois, um pássaro solto da Baía do Sol, grupos de carimbó e trovadores fazem a festa”, adianta Nando Lima, gerente de Artes Cênicas da Secretaria de Cultura.
O projeto Paixão do Boi, que teve início na década de 90, faz a integração dos espaços públicos da Secult com a diversidade das manifestações culturais que movimentam grupos e associações na região metropolitana e demais municípios, o que fica em evidência em projetos a exemplo do Aniversário de Belém, e outros como Nazaré em Todo Canto e Natal com Arte.
No caso específico do Boi-Bumbá, são histórias que remetem ao ciclo do gado nos séculos XVII e XVIII, em folguedos que reuniam negros escravos ao forte ritmo percussivo ao narrar a história (hoje com variações) de um boi que foi comprado para a festa de aniversário da esposa do fazendeiro. Ao lado da fazenda morava uma família: o pai Chico, a mulher Catarina, o compadre Casumba e a mãe Guiomar. Catarina, grávida, desejava comer língua ou coração de um boi. Pai Chico encontra o boi e mata. Então aparece o dono do animal que desejava o boi vivo. Morte, ressurreição, canto e dança e o boi a fazer investidas contra as pessoas que assistem à encenação.
Nesta quarta, a programação tem início no anfiteatro da Estação Gasômetro com o espetáculo Quadrilha dos Trovadores no Caminho da Rocinha. Primeiro grupo a trabalhar e pesquisar a linguagem do clown em Belém, os Palhaços Trovadores fazem um trabalho voltado essencialmente para a valorização da cultura popular – palhaços, trovas e folguedos (pastorinha, boi-bumbá, quadrilha, além de outros elementos da nossa cultura, como mitos, lendas, canções, trovas). Além disso, promove o encontro de modo lírico e engraçado, em apresentações que ocupam logradouros públicos, como ruas, praças, centros comunitários, escolas, visitando bairros, distritos e pequenas cidades do interior. O trabalho dos trovadores divulga a cultura e populariza o teatro, atingindo um grande número de pessoas.
Programação
Dia 15 de Junho – quarta-feira
Estação Gasômetro – Parque da Residência
18h – anfiteatro: Quadrilha dos Trovadores no Caminho da Rocinha
Pier da Casa das 11 Janelas
19h - Cordão da oncinha
Dia 16 de Junho – quinta
Estação das Docas
18h Grupo folclórico Bolonha
19h - Boi Flor do Campo
Pier da Casa das 11 Janelas
19h - Boi-Bumbá Luar do Marco
Dia 17 de Junho – sexta
Estação Gasômetro – Parque da Residência
18h - Carimbó – no Anfiteatro do Gasômetro – grupo Uirapuru de Marapanim
Estação das Docas
18h - Show de Carimbó (Os Nuaruaques) Ponta de Pedras
19h – Teatro ao Por do Sol: Quadrilha dos trovadores no caminho da Rocinha
Pier da Casa das Onze janelas
17h - Grupo Teatro Universitário - O Boi do Romeu no Curral da Julieta
19h - Boi Resolvido - Icoaraci
Dia 18 de Junho – sábado
Estação das Docas
18h - Boi Moleque de Ponta de Pedras
Pier da Casa das 11 Janelas
19h - Boi Pai da Malhada
Dia 19 de Junho – domingo
Estação das Docas
17h - Veludinho
19h – Boi Rei da Campina
Pier da Casa das 11 Janelas
17h – Grupo de Teatro Universitário-“O Boi do Romeu no Curral da Julieta”
19h - Boi Caprichoso
Dia 22 de Junho – quarta-feira
Estação das Docas
18h – Boi Flor do Guamá
Pier da casa das Onze janelas
18h – Boi Curumim Tabatinga
Dia 23 de Junho - quinta-feira
Estação das Docas
19h – Boi Bumbá Vidinho
Pier da Casa das 11 Janelas
19h – Boi Flor da Juventude – Guamá
Dia 24 de Junho – sexta
Estação Gasômetro – Parque da Residência
18h - Carimbó Cobra Coral – Luizinho Lins
Estação das Docas
19h - Grupo Frutos do Pará
20h - Carimbó – Curimbó de Bolso
Pier da Casa das 11 Janelas
18h - Boi Rosa Branca
19h - Boi Brilha a Noite
Dia 25 de Junho – sábado
Estação das Docas
18h - Pássaro Sabiá - baia do sol
19h – Boi Estrela D’Alva
Pier da casa das Onze Janelas
18h – Vaquinha Mimosinha
19h - Boi Garantido
Dia 26 de Junho – domingo
Estação das Docas
18h - Cordão do Bacu
19h - Boi Rei do Campo
Pier da casa das Onze Janelas
18h – Boi Maíra
Ascom Secult
Nenhum comentário:
Postar um comentário