O Hospital Ophir Loyola, através do programa de Intensificação de Cirurgias, realizou no último sábado (11), mais cinco cirurgias da clínica de mastologia. O programa objetiva diminuir a lista de espera e antecipar a realização de procedimentos. As cirurgias acontecerão aos sábados e serão realizadas de forma planejada em horários vagos das salas de cirurgias do HOL. Para o próximo sábado já estão programadas cirurgias da clínica de ginecologia.
Funcap reforma
unidade do
Ciam de Marabá
O Centro de Internação do Adolescente Masculino (Ciam), unidade de atendimento socioeducativo da Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Funcap) que trabalha com adolescentes em conflitos com a lei no município de Marabá, sudeste do estado, recebeu obras de reforma em sua estrutura elétrica, hidráulica e de alvenaria. A ação foi realizada durante o último mês de maio pela equipe de serviços gerais da Fundação, atendendo às necessidades mais urgentes da unidade.
As estruturas das alas A e B, cada uma contendo seis quartos-celas, passaram por reformas e adaptações na parte de alvenaria, onde receberam novas camadas de cimento e pintura. A parte elétrica foi revisada, recebendo nova fiação, visando a adequada iluminação da unidade. Também sofreram intervenções o sistema de esgoto e fossa séptica, objetivando a melhoria do saneamento da unidade. O juiz da 6ª Vara da Infância e Juventude de Marabá, Eduardo Teixeira, acompanhou alguns dos serviços executados na unidade, que, em breve, receberá novos ajustes no sentido de garantir a segurança de adolescentes e servidores.
Técnicos da Sema
participam de
oficina sobre
negociação de conflitos
Negociação de Conflitos foi o tema da oficina oferecida para técnicos da Diretoria de Áreas Protegidas (Diap), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) no início de junho deste ano. Realizado pelo Núcleo do Conselho da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC)/Diap, a capacitação era um tema bastante solicitado pelos servidores aos dirigentes da Sema, que agora pode ser atendido. “A oficina contou com diversos tipos de dinâmicas e dicas que ajudaram na forma de conhecer o outro e direcionar da melhor forma qualquer tipo de negociação”, conforme explicam as organizadoras do evento, a assistente social Márcia Sarges, a pedagoga Jeana Farias e a arquiteta Joyce Lameira. O Gerente de Projetos do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Roberto Palmieri, foi o responsável por conduzir o treinamento. O Instituto vem apoiando, há algum tempo, as atividades desenvolvidas nas unidades de conservação da Calha Norte.
Sejudh esclarece
direitos da pessoa
com deficiência
A Coordenação Estadual de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Sofrimento Psíquico (Codesp), da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) realiza uma ação na ONG “All Star Sob Rodas”. A instituição, localizada na Tv. Soares Carneiro, esquina com a Av. Pedro Álvares Cabral, recebe atividades articuladas pela Secretaria nesta quarta-feira (15).
Durante o evento, a coordenadoria ressalta direitos da pessoa com deficiência. Além disso, a atividade contará com a participação da assistente social do Instituto Nacional de Seguros Sociais (INSS), Julieta Torres, que esclarecerá aos presentes, dúvidas comuns sobre concessão e garantia de benefícios.
Data: 15/06/2011 13:30:00
Data de expiração: 15/06/2011 18:00:00
Local: ONG “All Star Sob Rodas”
Endereço: Tv. Soares Carneiro, esquina com a Av. Pedro Álvares Cabral
Curta “A Vida em
140 Caracteres”
entra em cartaz na
Estação das Docas
O curta metragem “A Vida em 140 caracteres – Uma aventura virtual” será lançado nesta quarta-feira (15), em duas sessões de 15 minutos, às 19h45 e às 20h30, no Teatro Maria Sylvia Nunes, em Belém. O curta retrata um jovem que vive em dois mundos contando sua história com 140 caracteres de limite: Paulo Afonso, também conhecido como @plugadu nas Redes Sociais. Em meio a sua rotina, o jovem tem seu celular roubado e ao invés de chamar a policia, ele inicia uma jornada virtual para tentar recuperar seu aparelho.
O paralelo entre o real e a ficção permeia o curta. Para o diretor Alexandre Baena, um dos pontos fortes do curta é a temática universal com pitadas regionais, isso tudo dentro de um modelo que permite a migração em vários idiomas deixando o projeto com um perfil global, apto a participar de festivais nacionais e internacionais, e ainda exibições em televisão e na internet. O lançamento do curta conta com o apoio cultural da Organização Social Pará 2000 e Secretaria de Estado de Cultura.
Serviço:
“A Vida em 140 caracteres – Uma aventura virtual”
Data: 15/06/2011 às 19h45 e 20h30
Local: Teatro Maria Sylvia Nunes, Estação das Docas
Entrada franca, com retirada do bilhete a partir das 18h do dia 15/06.
Isa Arnour / Ascom OS Pará 2000
Pará Rural realiza
oficina de
nivelamento para
novos contratados
O Programa Pará Rural, vinculado à Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos (Sepe), realiza, de quarta (15) a sexta -feira (17), uma oficina de nivelamento para os Agentes de Desenvolvimento Local (ADL), que passam por processo seletivo. Os nove ADLs selecionados vão representar o Pará Rural junto às comunidades rurais e devem estar aptos a assessorar e elaborar os pré-projetos e monitorar os Projetos de Investimento Produtivo, financiados pelo Acordo de Empréstimo entre o Governo do Estado e o Banco Interamericano de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). O gerente executivo do Pará Rural, Antônio Carlos da Rocha, dará as boas vindas aos novos contratados, e o coordenador de Investimentos Produtivos, Paulo Henrique da Silva, apresentará o Programa para os ADLs.
Data da pauta: 15/06/2011 09:00:00
Data de expiração: 17/06/2011 17:30:00
Local: Sede do Pará Rural
Endereço: Tv. dos Mundurucus, 2313
Ibama doa madeira
para aula de
marcenaria do
Projovem Prisional
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) doou à Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), 63m³ de madeira, para serem utilizadas nas aulas práticas de marcenaria realizadas através do Projovem Prisional. O termo de doação foi formalizado esta semana, na sede do Ibama em Belém.
Com o intuito de dar a destinação adequada aos bens apreendidos, o Ibama se dispôs a colaborar com este importante projeto de ressocialização da Susipe. Os 82 alunos que hoje fazem parte do Projovem, poderão agora desenvolver a segunda parte do projeto, denominada de Arco-ocupacional, através da aprendizagem e confecção de móveis. “Dentro dos objetivos sociais do estado, estamos repassando esses bens apreendidos em prol de boas ações que serão realizadas com eles”, acrescentou o superintendente do Ibama, Sergio Suzuki.
A Susipe, que além de promover a reinserção dos internos, busca também trabalhar de forma transparente com seus parceiros, ainda pretende avançar com o projeto. “Queremos um resultado satisfatório. Se a utilização deste material for boa, renovaremos o pedido e ampliaremos o projeto”, garantiu o major Francisco Bernardes, superintendente da Susipe.
Ascom Susipe
Xxxxx
Secretários de
Cultura do Brasil
participam de
encontro no Hangar
Nesta quarta-feira, 15, O Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, recebe a 188ª Reunião do Conselho Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), promovida pelo Ministério da Cultura, com a presença conselheiros de cultura vários estados brasileiros. Antes, às 8h30, os participantes do evento visitam os espaços públicos administrados pela Secult, dentre eles o Parque da Residência, Mangal das Garças, Espaço São José Liberto, Pólo Joalheiro e Complexo Feliz Lusitânia.
Os auditórios do Hangar já estão preparados para receber os conselheiros de cultura de todo o Brasil, que estarão reunidos a partir das 15h para a realização da reunião técnica que acontece pela primeira vez em Belém. A Comissão, composta por representantes de artistas, empresários, sociedade civil e do Estado, é um órgão colegiado de assessoramento integrante da estrutura do Ministério da Cultura, tendo entre outras funções, subsidiar as decisões do MinC na aprovação dos projetos culturais submetidos para captação via renúncia fiscal.
O conselheiro de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes, confirmou presença na reunião técnica, que será transmitida on line no site do MinC. Serão avaliados pareceres de projetos culturais que pleiteiam a autorização para captação de recursos com apoio na Lei Rouanet (nº 8313/91). São pareceres que envolvem as áreas audiovisuais, música, patrimônio, artes visuais, artes cênicas e artes integradas. O evento em Belém proporciona continuidade à itinerância dos encontros, que conta com a parceria da Representação Regional Norte do Ministério da Cultura (MinC).
Augusto Pacheco - Ascom Secult
Novos Defensores
Públicos tomam
possem nesta
sexta-feira
Mais 26 Defensores Públicos de 1ª Entrância, aprovados no III Concurso Público (C-143) da Defensoria Pública do Estado do Pará tomarão posse nesta sexta-feira, 17. A cerimônia será realizada às 17h, no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia – Hangar. Os candidatos nomeados passarão a titularizar as comarcas dos municípios do interior do Estado, com o objetivo de garantir o direito à Justiça e à cidadania aos mais necessitados. A solenidade contará com a presença do Governador do Estado, Simão Jatene; do Corpo Gestor da Instituição, além de autoridades locais.
Garantir a ampla defesa do cidadão que não tem condições de arcar com os honorários de um advogado, esse é o principal objetivo da Defensoria Pública do Estado, que vem ganhando autonomia administrativa e financeira, aumento dos recursos públicos disponíveis e ampliando a sua capacidade de atendimento. Em conjunto, os defensores públicos atendem a uma demanda mensal de aproximadamente 12 mil assistidos na capital e 18 mil no interior.
Cia Municipal de
Dança promove 1°
workshop voltado
para alunos e comunidade
A Cia Municipal de Dança promove, nesta quinta e sexta-feira (16 e 17), seu 1° workshop voltado para alunos e a comunidade, na Aldeia Amazônica David Miguel, bairro da Pedreira. O trabalho é direcionado para quem gosta de dança contemporânea.
A iniciativa quer despertar na população, o interesse pela dança e nos alunos o aprimoramento das diversas possibilidades de movimentos corporais, conforme explica o coordenador de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), José Felix.
O workshop será ministrado por professores de educação física da secretaria, no horário das 8h às 18h, com aulas de ballet infantil, juvenil e adulto, dança de salão e outros ritmos.
A Cia de Dança existe desde 2006 para aperfeiçoar o conhecimento dos alunos que se destacaram na Escola Municipal de Dança. “A Escola atende os iniciantes e a Cia atua como um estágio mais avançado”, informa Felix.
Serviço: Qualquer pessoa pode se inscrever para o workshop de dança, e a inscrição pode ser feita na hora. Outras informações pelo telefone: 3213-7008.
Sepaq reúne em
defesa dos
prejudicados
pelas Barragens
Segmentos ligados aos municipios afetados pela construção de barragens no Baixo Tocantins reuniram-se, nesta terça-feira, na Secretaria de Pesca e Aquicultura (Sepaq), para preparar propostas que serão apresentadas na grande reunião prevista para o municipio de Baião, em julho próximo, junto à Eletronorte e com representantes dos nove municipios do Baixo Tocantins.
Numa reunião preliminar, a Eletronorte reconheceu, porém, apenas cinco municipios como afetados pelas barragens, que são Cametá, Mocajuba, Igarapé Miri, Baião e Limoeiro, deixando de fora os municipios de Oeiras do Pará, Barcarena, Abaetetuba e Moju. A grande reunião em Baião, no próximo mês, se destina a efetivar meios que permitam o aumento da produção do pescado na região, hoje prejudicado com o reduzido número de viveiros.
Para isso, revela a engenheira agronônoma Maria de Jesus Jorge Rodrigues, é necessário que haja maior número de viveiros, alguns que tiveram a construção paralisada e outros que nem começaram a ser construídos. A Eletronorte concorda, afirmando que só aumentando o número de viveiros será possivel aumentar a produtividade do pescado. A reunião na Sepaq foi comandada pelo secretário-adjunto, Henrique Sawaki, e contou, ainda, com Alfonso Rio, diretor de Aquicultura da Secretaria; e representantes da UFPa, do município de Abaetetuba e da Eletronorte.
Sérgio Noronha - Ascom Sepaq
Nenhum comentário:
Postar um comentário