A Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) realiza nesta terça-feira, 14, o Seminário de Jurados para o Arraial de Belém 2011 – Folclore em toda parte, cultura para toda gente – e a abertura da Exposição “Movimentos Juninos”. O seminário acontece no miniauditório do Museu de Arte de Belém (Mabe) e a exposição na Sala Theodoro Braga, também no Mabe, ambos a partir das 19h.
Este ano, o Seminário de Jurados terá o novo perfil. Será uma mesa-redonda entre os julgadores dos quesitos juninos e os técnicos da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), que organizam o evento.
O evento será aberto pela diretora do Departamento de Ação Cultural da Fumbel, Lídia Albuquerque, que falará sobre o projeto e a programação do Arraial de Belém, que começa nesta sexta-feira, 17, na Praça Waldemar Henrique.
O primeiro quesito a ser exposto será Marcação, com o arte-educador e ator Rui Martins, que atualmente desenvolve suas atividades como técnico da Fumbel elaborando projetos e pesquisas no âmbito da cultura popular. A segunda palestra será com a socióloga Laura de Góes, com experiência na elaboração e realização de projetos culturais, que irá falar sobre o quesito “Evolução”. No quesito “Coreografia”, o músico e coreógrafo, Allan Navegantes explana o assunto a partir da experiência que possui em trabalhos com bandas e grupos folclóricos paraenses na composição estética dos movimentos corporais. Os quesitos “Traje Junino” e “Beleza Plástica” serão abordados pela artesã e professora de artes, Alice Miranda. O Seminário para Jurados será encerrado por Ruth Botelho, coordenadora do Concurso de Quadrilhas da Prefeitura Municipal de Belém durante nove anos, que falará sobre “Conjunto”.
Para os concursos se inscreveram 80 quadrilhas juninas adultas e 33 mirins e, para o festival, 31 grupos de 16 municípios do Estado. Os concursos irão acontecer de 17 de junho a 2 de julho, e o festival nos dias 29 e 30, ambos no Piano Palco da Praça Waldemar Henrique.
O certame da categoria adulta acontecerá em duas fases, eliminatória e final. A apuração da fase eliminatória acontece no dia 28 de junho, a partir das 17h, também na W.H. Serão classificados 30 grupos para a última fase, que irá acontecer nos dias 1 e 2 de julho. “As 10 Melhores Quadrilhas da Cidade de Belém” serão conhecidas no dia 3 de julho, com apuração marcada para às 10h. Na categoria mirim, o concurso será em fase única e a apuração também será no dia 28 de junho.
Nos concursos de Miss Caipira, Miss Simpatia e Miss Morena Cheirosa, categorias adultas e mirins, as candidatas irão se apresentar antes das quadrilhas juninas. Já os concursos de Miss Caipira da Melhor Idade e Miss Caipira Gay acontecerão no dia 26/06, a partir das 18h. As apurações dos certames das misses acontecem no dia 27/06, às 17h, no Piano Palco da W.H.
Exposição - Em sua terceira edição, a Exposição “Movimento Junino” tem sua abertura hoje, 14, no Museu de Arte de Belém (Mabe), às 19h. Os visitantes irão conferir na Sala Theodoro Braga, os trajes das quadrilhas juninas e das misses Caipira, Simpatia e Morena Cheirosa, que participaram de antigos concursos da PMB. Na sexta-feira, 17, a exposição será aberta na Galeria Vicente Sales, no Memorial dos Povos, a partir das 9h. Lá o público irá conferir os trajes sobre o boi-bumbá e o cordão de pássaros. As exposições ficam abertas ao público até 3 de julho, de terça a domingo, de 9h às 17h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário