A Polícia Civil formou, nesta sexta-feira (2), 56 policiais civis em técnicas de operações policiais na cidade de Marabá, sudeste do Estado, e na sede da Academia da Polícia Civil (Acadepol), em Marituba, Região Metropolitana de Belém. Denominado de Treinamento Básico em Operações Policiais e Investigações, o curso foi feito simultaneamente nos dois locais.
Em Marabá, onde participaram 26 policiais civis que atuam na região sudeste do Pará, o treinamento aconteceu nas instalações do 23º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército. Já na Acadepol, estiveram no curso 30 agentes lotados em unidades policiais na Grande Belém e nordeste do Pará.
Segundo diretor da Acadepol, delegado Adonai Mota, desde o início deste ano, 150 policiais civis já foram capacitados no curso. “O objetivo é que o curso possa se expandir, atingindo todas as superintendências regionais do interior, com previsão de capacitar 680 servidores até o fim deste ano”, explica o delegado.
Em Marabá, o treinamento foi coordenado pelo delegado-geral ajunto, Rilmar Firmino, e contou com instruções ministradas por policiais civis do Grupo de Pronto-Emprego (GPE) e da Academia da Polícia Civil. Ao todo, o curso teve carga horária de 100 horas de aulas. Em Marabá, as aulas tiveram duração de uma semana, e na Acadepol a duração foi de duas semanas.
Preparação – O treinamento visa dar aos policiais civis uma atuação mais efetiva e eficiente, principalmente na área operacional. Durante os treinamentos, os policiais são capacitados, em treinamentos práticos, nas disciplinas de planejamento operacional, operações policiais, uso legal da força, uso de armas de fogo, investigação policial moderna, inteligência policial e sistemas de informações.
Segundo o delegado Rilmar Firmino, com a participação no curso, os policiais civis estarão mais bem preparados para o enfrentamento da criminalidade e da violência, principalmente, os que atuam no interior do estado. “Uma das diretrizes fundamentais da Polícia Civil é a formação continuada, com atualização e capacitação, dos nossos policiais”, informou.
Um dos objetivos específicos do treinamento é promover a melhoria nas relações interpessoais entre os policiais civis para desenvolver o chamado espírito de equipe através da convivência acadêmica. “Nossa meta é fazer com que os policiais recebam subsídios teóricos e técnicos e desenvolvam procedimentos específicos, no que tange às ações de caráter operacional”, salienta.
As instruções dadas aos policiais no treinamento em Marabá contaram com os policiais civis Afonso Alves Rodrigues e Marnilson Sousa Rabelo, do Núcleo de Inteligência, e Marco Antônio Sena Chagas e Cleiton Amâncio, do GPE. A região oeste do Estado deverá ser a próxima a receber o treinamento com previsão de início ainda neste mês de setembro.
Walrimar Santos – Polícia Civil
Nenhum comentário:
Postar um comentário