Um total de 60 atendimentos oftalmológicos, 14 odontológicos, 44 de enfermagem, 50 de odontologia preventiva, 16 vacinas e 100 cadastros para o Programa Bolsa Família. Esses foram os números do atendimento médico e assistencial realizado, na manhã desta sexta-feira (02), na comunidade da Ilha do Combu
A ação da Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), é fruto de uma parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil.
Agentes comunitários da saúde, técnicos em enfermagem da Faculdade Paraense de Ensino (Fapen), assistentes sociais e técnicos do Programa Municipal Saúde na Escola participaram do trabalho, que tem como objetivo levar atendimento à população que não possui condições de se deslocar até a cidade em busca de atendimento médico e social.
Na ação denominada Cras Itinerante, a Funpapa orienta famílias ribeirinhas sobre questões sócio-assistenciais trabalhando a garantia de direitos e o atendimento in loco. A coordenadora do Cras Guamá, Eliete Bezerra, explica que este trabalho em conjunto com a Sesma veio sanar a dificuldade de acessibilidade que enfrenta a população que vive nas ilhas.
Adriana Monteiro, 24, moradora da Ilha do Combu, recebe o benefício do Programa Bolsa Família desde 2007, e aprovou a iniciativa da PMB. “Não ia com freqüência às reuniões do Bolsa Família devido à distância e por isso tinha muitas dúvidas. Hoje, eu pude tirar todas elas e aproveitar para levar meus filhos para fazer exames e tomar vacinas”, disse.
Márcio Nascimento, coordenador do Programa Saúde na Escola, avaliou a importância do projeto. “Levar atendimento unindo a área da assistência social com a da saúde é de grande relevância para essa parte da população, pois é onde existe maior carência. Hoje estamos abrindo uma porta e vamos abrir quantas mais tiver”, encerrou.
Além da parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil, o projeto conta com o apoio de lideranças comunitárias e associações de moradores da região para divulgar e ampliar o trabalho do Cras Itinerante.
Projeto - O Cras Itinerante visa prevenir situações de risco e vulnerabilidade, levar atendimento, intensificar o trabalho social e garantir direitos e cidadania à população que não possui condições de se deslocar até a cidade em busca de serviços e informação. A próxima ação será no dia 24 de setembro na Ilha de Periquitaquara.
Texto: Ascom Funpapa
Nenhum comentário:
Postar um comentário