A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Renda (Seter) promoveu nos dias 30 e 31 de agosto a oficina de motivação “Um Movimento em Permanente Construção”. A ação faz parte do Programa de Valorização do Servidor, do Governo do Estado. Segundo a terapeuta e socióloga da Seter, Celdilamar de Souza, que ministrou a oficina, o objetivo de atividades de vivência como esta é incentivar a integração e a motivação dos servidores da Seter, além de propor dinâmicas e vivências, com vistas à elevação da satisfação e bem estar no ambiente institucional, que possam melhorar a eficiência e a produtividade no trabalho.
Várias servidoras da Seter participaram da oficina. Todas têm a mesma opinião sobre a importância da motivação no ambiente de trabalho para que conheçam mais e, assim, possam aumentar a vontade de trabalhar conjuntamente e para um mesmo fim, que é o de criar, projetar e desenvolver ações na Seter. Leila Martins, do Departamento Financeiro da secretaria, disse que “esse tipo de oficina proporciona o relaxamento no ambiente de trabalho e ajuda a diminuir o estresse”.
Para Norma Sueli, também do Financeiro, é uma ótima chance para conhecer melhor os colegas, começar bem o dia e garantir a integração como um todo. "Permite aprender a dar sem esperar nada em troca e enxergar o outro com um olhar mais humano”, diz. Já Leila Martins, do Financeiro, diz que os exercícios a fizeram refletir "que a vida é para ser vivida com equilíbrio e amor”.
Na oficina desenvolvida com as servidoras da Seter foram usados recursos criativos como músicas e danças, movimentos corporais integrativos, exercícios de respiração, prática de relaxamento, visualização ativa, expressão verbal e jogos cooperativos, entre outros. Celdilamar de Souza explica que “como as dinâmicas interagem, elas propiciam a auto-expressão e o auto-encontro. Mobilizam a energia do grupo e criam um clima afetivo, de receptividade, em que as pessoas sentem-se aceitas e sensibilizadas para viver novas experiências e ter novas atitudes”.
Elaine Araújo, do DRH da Seter, gostou muito de fazer a oficina. Para ela, “os exercícios despertam a interação entre todos. Eu gostaria de fazer outras, inclusive junto com os servidores que têm cargos de chefias”. Já Milene Beltrão, do Financeiro, considerou a oficina um prazer. “Teve um efeito tão positivo em um momento que eu estava precisando. Acho que todas as pessoas deveriam procurar relaxar, se envolver com o próximo, trabalhar as próprias emoções, o corpo e alma”.
Durante a oficina, as servidoras da Seter participaram de exercícios de motivação para superar os medos, enfrentar os desafios, sustentar os objetivos pessoais e a missão institucional, e estabelecer as metas para desenvolver com sucesso as ações no local de trabalho.
Rusele Mendes - Ascom/Seter
Nenhum comentário:
Postar um comentário