Total de visualizações de página

quinta-feira, setembro 01, 2011

Pro Paz Cidadania combate sub-registro em Marabá

Em Marabá, 6% da população de 0 a 10 anos não têm certidão de nascimento, o que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) significa que 3.153 crianças das 53.839 que nasceram na cidade não possuem o documento. Diminuir o sub-registro da cidade é uma das metas do Pro Paz Cidadania, que através de uma parceria com o Cartório do 2º ofício, está emitindo a primeira e a segunda via do registro de nascimento.
Para o gerente de regionalização do Pro Paz, Jorge Bittencourt, essa parceria foi de fundamental importância para a população da cidade. “Com isso, a gente consegue tornar essas pessoas cidadãos e oportuniza um futuro melhor, já que elas, a partir do registro, garantem seus direitos e passam a ter acesso a serviços como educação, saúde e muitos outros”, destacou ele.
Quem aproveitou a oportunidade foi Cleidiane Souza, de 20 anos, ela procurou o serviço para tirar a certidão de nascimento dela, e dos dois filhos, Luiz Felipe Souza, de um ano, e Lavínia Souza, de dois anos.  “Agora com o registro eu quero que eles estudem e tenham o futuro deles, diferente do meu, que nunca estudei”, disse ela. A média de atendimento diário que o cartório está fazendo na ação gira em torno de 100 pessoas, entre primeira e segunda via do registro.
Hoje foi a vez de seu Fransciso de Assis registrar o filho, Ulisses Andrade da Silva, de dois anos. Ele justificou que a demora para registrar o garoto foi a distância do cartório da comunidade onde mora. “É muito longe, fica difícil nós sair (sic) de lá, agora ficou bom, eu cheguei aqui e já registrei o meu filho”, explicou ele.
Brena Moreira - Ascom Pro Paz

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...