Promover discussões sobre o estabelecimento de políticas públicas que garantam a conservação e a proteção dos ecossistemas e da biodiversidade em Terras Indígenas é a proposta do livro “Situação Socioambiental de Terras Indígenas do Pará: desafios para elaboração de políticas de gestão territorial e ambiental”, que será lançado neste sábado, 3, durante a XV Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém.
A publicação, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), é fruto de seminário homônimo realizado em 2010 pelo órgão estadual, para discutir os desafios e demandas dos povos indígenas da Amazônia. O conteúdo, composto por artigos, apresentações originais e transcrições de palestras, exposições em mesas-redondas, conferências e resultados de grupos de trabalhos sobre a temática, foi organizado pelas servidoras Claudia Kahwage e Haydeé Marinho, da Diretoria de Áreas Protegidas, da Sema.
O evento, que será realizado no Salão Pará, do Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, com apresentação feita pela secretária de Meio Ambiente do Estado, Teresa Cativo, e a participação do especialista em Áreas Protegidas da Sema, Crisomar Lobato; da Coordenadora de Direito dos Povos Indígenas e Tradicionais da Secretaria de Justiça, Maria Abreu; do representante da Fundação Nacional do Índio no Pará, Juscelino Bessa; do Procurador Geral da República, Felício Pontes; Thomas Mitschein, do Programa Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia, da Universidade Federal do Pará; da especialista Eneida Assis, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da UFPA; e de representantes de povos indígenas.
Serviço: Lançamento do Livro “Situação Socioambiental de Terras Indígenas do Pará: desafios para elaboração de políticas de gestão territorial e ambiental”. Dia 03/09/11 (sábado), às 15h, no Salão Pará do Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
Káthia Oliveira - Ascom/Sema
Nenhum comentário:
Postar um comentário