Total de visualizações de página

quarta-feira, outubro 05, 2011

CULTURA: Vasta programação na quadra nazarena


Grupo Frutos do Pará leva
carimbó ao projeto
 "Nazaré em todo canto"
A cobra grande, o boto e os brinquedos de miriti tomaram conta do anfiteatro do Parque da Residência nesta terça-feira (4), ao som de muito carimbó, com o grupo Frutos do Pará. O show aconteceu dentro da programação do projeto “Nazaré em todo o canto”, do governo do Estado. O pequeno Paulo Júnior, de apenas 9 anos, um dos integrantes do conjunto musical, estava animado com a apresentação. “Gosto muito de dançar e é muito bom fazer isso nesse lugar, que é lindo”, disse.
A dançarina Nazaré Azevedo e o músico Paulo Oliveira comemoravam a volta do projeto, que ficou quatro anos parado. “Estamos muito felizes. A gente se apresentou nas outras edições do projeto. Estávamos com saudades deste evento, que é tão importante para divulgar nosso trabalho”, disse Nazaré. “É até injusto com a nossa cultura e com o público extinguir um projeto como esse, pois a melhor maneira de conhecer os costumes de um povo é pela cultura.”, completou Paulo.
Após a apresentação do grupo Frutos do Pará, começou o show de Lu Guedes, com a Orquestra Eletrônica, no palco do teatro Estação Gasômetro. O show teve uma proposta moderna, unindo músicas tradicionais ao som de instrumentos como violoncelo, violino e guitarra distorcida – tudo isso sob a doce voz da cantora. Na plateia, muitos artistas, que foram conferir o resultado dessa mistura. Entre eles o músico Manoel Cordeiro, que também será atração no projeto, nesta quarta (5) e sexta-feira (7).
“Quando cheguei, encontrei vários artistas. Quando um artista vai ao show de outro, percebe que está no caminho certo”, disse o músico, que também destacou o projeto como um dos fios condutores para a cristalização da música paraense. “O Nazaré em todo canto é importante como formação de plateia, para divulgação dos nossos artistas e para elevar a nossa auto-estima. Espero que tenha vida longa”, afirmou.
Depois de ficar quatro anos parado, o projeto “Nazaré em todo canto”, promovido pela Secult, volta com 22 shows e mais de 300 artistas envolvidos em apresentações no Parque da Residência, Estação das Docas e Casa das Onze Janelas. Todas as apresentações têm entrada franca e acontecem durante a semana do Círio de Nazaré. O objetivo é a difusão da cultura local durante o período da maior festa do povo paraense.
“Aproveitamos o período do Círio para expor um dos nossos principais produtos culturais, que é a música. Nossos artistas tocam em grandes palcos, em uma época que a cidade está cheia. Uma atração tanto para os moradores quanto para os turistas que estão em Belém”, diz um dos coordenadores do projeto, Leonardo Santos. As atrações são diversificadas: música instrumental, apresentações folclóricas e shows de artistas consagrados. O “Nazaré em todo canto” acontece até domingo (10). A programação completa está no site http://www.secult.pa.gov.br/.
Dani Filgueiras – Secom
Nazaré em Todo Canto
traz Gláfira, Juliana Sinimbú,
Almirzinho Gabriel
e Marco André
O projeto Nazaré em Todo Canto continua. Dedicada a fortalecer e divulgar a cultura paraense, a programação reúne vários músicos e artistas locais. Juliana Sinimbú e Almirzinho Gabriel são um dos destaques da programação desta quinta-feira, dia 6.
A partir das 11h30, a banda Estação Seresta apresenta, no Coreto do Parque da Residência, sucessos da música brasileira e paraense. O repertório variado combina com a dinâmica dos músicos, que se revezam entre metais, cordas, vocais e percussão. No anfiteatro da Estação Gasômetro (Parque da Residência), o grupo Balé Folclórico da Amazônia apresenta as danças típicas do estado, a partir das 18h. O grupo já representou o Pará em festivais brasileiros e de outros países, como Espanha, Portugal e Suíça.
No Teatro Gasômetro, Gláfira Lobo abre a noite de shows, a partir das 20h. A cantora já participou de vários festivais paraenses e dividiu o palco com outros artistas locais, como Lia Sophia, Maria Lídia e Andréa Pinheiro. Após o show de Gláfira Lobo, o público recebe Juliana Sinimbú. Conhecida pelo repertório variado, a cantora já abriu shows de Elza Soares e Benito de Paula, em Belém.
No Píer da Casa das Onze Janelas, o público assiste aos shows de Almirzinho Gabriel e da Orquestra de Rabecas para homenagear Nossa Senhora de Nazaré. Os shows começam às 21h. Já na Estação das Docas, a programação acontece em dois espaços: no Teatro Maria Sylvia Nunes, onde acontece o show de Marco André. O premiado cantor que conquistou o prêmio TIM na categoria “Melhor Cantor Regional” e foi escolhido melhor cantor pop regional no primeiro Prêmio Cultura de Música, da TV e Rádio Cultura do Pará. O show começa às 21h. E na Fortaleza de São Pedro Nolasco, o grupo Cobra Coral se apresenta, a partir das 20h.
Serviço: A entrada para todos os eventos do projeto Nazaré em Todo Canto é franca.
Augusto Pacheco - Ascom/Secult
Fundação Carlos Gomes
realiza o concurso Dóris
Azevedo para Jovens
Instrumentistas
A Fundação Carlos Gomes abriu as inscrições para o “Concurso Doris Azevedo para Jovens Instrumentistas” em sua sétima versão. Podem se inscrever os alunos regularmente matriculados no Conservatório Carlos Gomes e aqueles assistidos pelo Projeto de Interiorização da FCG. O mesmo será realizado no período de 21 a 26 de novembro do corrente ano.
Com o objetivo de promover o desenvolvimento técnico musical do alunado do Conservatório e dos projetos vinculados à Fundação Carlos Gomes, assim como estimular a disputa saudável, o concurso é realizado em cinco categorias de acordo com o desenvolvimento técnico artístico dos candidatos: a) Incentivo; b) Juvenil; c) Intermediário; d) Avançado; e) Livre. Cada uma é definida pelo estágio de desenvolvimento do aluno, com exceção da categoria Livre, aberta a todo nível de desenvolvimento, para formações camerísticas.
Todas as categorias, com exceção de “Incentivo”, receberão como prêmio pequena soma em dinheiro para auxílio na compra de partituras e acessórios como palhetas, bocais e cordas, e será oferecido ao primeiro colocado geral, escolhido entre todas as categorias, um concerto acompanhado pela Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, no ano seguinte à realização do concurso. As inscrições são gratuitas e maiores informações poderão ser feitas na secretaria do Conservatório (Av. Gentil Bittencourt, 977)
Maria Christina - Ascom Fundação Carlos Gomes
IAP no Circuito Cultural Nazaré em Todo Canto
O Circuito Cultural Nazaré em Todo Canto, organizado pelo Governo do Estado, terá a participação do Instituto de Artes do Pará (IAP), que sediará uma extensa programação com as diversas linguagens artísticas. O Circuito será nos dias 4, 5, 6 e 7 de outubro e terá sessões de cinema com filmes selecionados pelo Núcleo de Produção Digital/Belém, Feira de Moda e Artesanato com artistas paraenses, poesias, apresentações musicais da Banda Sinfônica do Lauro Sodré e voz e violão com Salomão Habib, além de apresentações das Escolas de Dança Clara Pinto e Ana Unger, e teatro com a Cia. Dos Notáveis Clows.
Confira a programação completa: Período: 4, 5, 6 e 7 de outubro
Local: IAP – Instituto de Artes do Pará
Horário: 14 às 21h
Entrada franca.
Dia 4 (Terça-feira)
- Exposição:Novos Mantos: Alinhavando Talento e Fé – Curso de moda da UNAMA
- Cinema: Sessão I: 15h / Sessão II: 17h
Sessão I: 15h (Total 1:25’)
    Quero Ser Anjo, de Marta Nassar – Ficção / Cor / 14’
    Marias e Josés de Nazaré, de Ursula Vidal – Documentário / 35’
    Nossa Senhora dos Mirtis, de Andrei Miralha – Animação / COR / 13’
    Cirío de Nazaré, de Alan Kardek e Januário Guedes –Documentário / COR / 23’
Sessão II: 17h (Total 1:14:53”)
    O Rebanho,de Márcio Barradas – Docomentário/Ficção / Cor e P&B / 8’05”
    Miriti-Miriti, de Andrei Miralha – Documentário / Cor / 14’56”
    As Filhas da Chiquita, de Priscila Brasil – Documentário / Cor / 52’
- Feira de moda e Artesanato – 14 às 21h
    AMPA – Associação Moda Pará – Caixa de Criadores
    ARTEPAM - Associação dos Artesãos da Praça da República
    Ong Noolhar
    IAP – Instituto de Artes do Pará
    AMAZ – Associação das Mulheres Artesãs do Umarizal
    MIRITONG – Associação Arte Miriti de Abaetetuba
    AZAGB – Associação dos Artesãos da Grande Belém
- Anfiteatro: 18:30 às 19:30h
- Banda sinfônica do Lauro Sodré – “Músicas Nazarenas”
- Teatro - Cia. Dos Notáveis Clows - “Em busca de um lugar na corda”
- Poesia – André Cozzi, Juraci Siqueira, Sônia Santos e Rodrigo Grilo
- Dança I - Grupo de dança Clara Pinto – “A Fé”
- Dança II - Cia. De dança Ana Unger – “Sublime e Sagrado”
- Voz e Violão - Salomão Habib – “Canções para Maria”
Dia 5 (Quarta-Feira)
- Exposição:Novos Mantos: Alinhavando Talento e Fé – Curso de moda da UNAMA
- Cinema: Sessão I: 15h / SESSÃO II: 17h
Sessão I: 15h (Total 1:14:53”)
    O Rebanho,de Márcio Barradas – Docomentário/Ficção / Cor  e P&B / 8’ 05”
    Miriti-Miriti, de Andrei Miralha – Documentário / Cor / 14’56”
    As Filhas da Chiquita, de Priscila Brasil – Documentário / COR / 52’
Sessão II: 17h (Total 1:25’)
    Quero Ser Anjo, de Marta Nassar – Ficção / Cor / 14 min
    Marias e Josés de Nazaré, de Ursula Vidal – Documentário / 35’
    Nossa Senhora dos Mirtis, de Andrei Miralha – Animação / Cor / 13’
    Cirío de Nazaré, de Alan Kardek e Januário Guedes – Documentário / COR / 23’
- Feira de moda e Artesanato – 14 às 21h
- Anfiteatro: 18 às 19h
- Banda sinfônica do Lauro Sodré – “Músicas Nazarenas”
- Teatro - Cia. Dos Notáveis Clows - “Em busca de um lugar na corda”
- Poesia - André Cozzi, Juraci Siqueira, Sônia Santos e Rodrigo Grilo
- Dança I - Grupo de dança Clara Pinto – “A Fé”
- Dança II - Cia. De dança Ana Unger – “Sublime e Sagrado”
- Voz e Violão - Salomão Habib – “Canções para Maria”
Dia 6 (Quinta-Feira)
- Exposição:Novos Mantos: Alinhavando Talento e Fé – Curso de moda da UNAMA
- Cinema: Sessão I: 15h / Sessão II: 17h
Sessão I: 15h (Total 1:25’)
    Quero Ser Anjo, de Marta Nassar – Ficção / Cor / 14 min
    Marias e Josés de Nazaré, de Ursula Vidal – Documentário / 35’
    Nossa Senhora dos Mirtis, de Andrei Miralha – Animação / Cor / 13’
    Cirío de Nazaré, de Alan Kardek e Januário Guedes – Documentário / Cor / 23’
Sessão II: 17h (Total 1:14:53”)
    O Rebanho,de Márcio Barradas – Docomentário/Ficção / Cor  e P&B / 8’ 05”
    Miriti-Miriti, de Andrei Miralha – Documentário / Cor / 14’56”
    As Filhas da Chiquita, de Priscila Brasil – Documentário / Cor / 52’
- Feira de moda e Artesanato – 14 às 21h
- Anfiteatro: 18 às 19h
- Banda sinfônica do Lauro Sodré – “Músicas Nazarenas”
- Teatro - Cia. Dos Notáveis Clows - “Em busca de um lugar na corda”
- Poesia - André Cozzi, Juraci Siqueira, Sônia Santos e Rodrigo Grilo
- Dança I - Grupo de dança Clara Pinto – “A Fé”
- Dança II - Cia. De dança Ana Unger – “Sublime e Sagrado”
- Voz e Violão - Salomão Habib – “Canções para Maria”
Dia 7 (Sexta-Feira)
- Exposição:Novos Mantos: Alinhavando Talento e Fé – Curso de moda da UNAMA
- Cinema: Sessão I: 15h / SESSÃO II: 17h
Sessão I: 15h (Total 1:14:53”)
    O Rebanho,de Márcio Barradas – Docomentário/Ficção / Cor e P&B / 8’05”
    Miriti-Miriti, de Andrei Miralha – Documentário / Cor / 14’56”
    As Filhas da Chiquita, de Priscila Brasil – Documentário / COR / 52’
Sessão II: 17h (Total 1:25’)
    Quero Ser Anjo, de Marta Nassar – Ficção / COR / 14 min
    Marias e Josés de Nazaré, de Ursula Vidal – Documentário / 35’
    Nossa Senhora dos Mirtis, de Andrei Miralha – Animação / Cor / 13’
    Cirío de Nazaré, de Alan Kardek e Januário Guedes –Documentário / Cor / 23’
- Feira de moda e Artesanato – 14 às 21h

Jeferson Medeiros - Ascom/IAP
IAP mostra espetáculos
de artes integradas no
“Nazaré em todo canto”
“A cultura não é lazer. A cultura é base de formação de um indivíduo” afirmou o estilista Júnior Oliveira, da grife Eu Belém, um dos responsáveis em montar a feirinha de exposições na varanda do Instituto de Arte do Pará. São peças de artesanato, moda e design à disposição do público até esta sexta, dia 7, dentro da programação do Instituto de Artes do Pará (IAP) para o “Nazaré em todo o canto”.
Segundo Júnior, a ideia não era apenas apresentar objetos de moda, mas também ser um complemento aos espetáculos de artes integradas que vêm sendo mostrados no instituto durante toda esta semana. “Queremos que o público consuma arte, pois a maioria não sabe que isso está existindo. É arte gratuita distribuída”, acredita.
Na varanda do IAP está montada, ainda, a exposição “Novos Mantos: Alinhavando talento e fé”, dos alunos do curso de moda da Unama, onde estão colocadas mais de 20 diferentes versões para o manto que cobre a imagem da virgem de Nazaré. “Nossa expectativa é sempre a mais positiva, por isso montamos a melhor programação possível”, explica Heitor Pinheiro, presidente do Instituto. Durante cinco dias, mais de 600 artistas passarão pelo anfiteatro do IAP, com apresentações de teatro, dança, poesia e música, além da mostra de audiovisual em exibição no auditório.
Heitor acredita ainda ser este o momento de recolocar o IAP dentro do contexto real do Círio de Nazaré, especialmente pelo fator geográfico do Instituto estar ao lado da Basílica Santuário. “Queremos que possa haver essa conversa entre o cenário material do Círio, já que você sai do Centro Arquitetônico ou da Basílica, e o IAP está aqui, mostrando a diversidade da arte dentro do contexto do Círio”, explica o presidente.
Formação de plateia
“O mais importante nisso tudo é possibilitar uma variação de espetáculos ao público e a partir disso auxiliar na formação de plateia”. Para Sônia Massoud, responsável pela programação cênica, a formação de plateia é o mais importante. Para tanto, o IAP convidou escolas públicas para as apresentações, aproximando os estudantes em formação com o melhor da cultura. Começando sempre às 18h, as apresentações são intercaladas com o jogral de poesia dos poetas Juraci Siqueira, André Cozzi, Sônia Santos e Rodrigo Grillo. Em seguida entram os bailarinos das companhias de dança Ballare, Ana Unger e Clara Pinto. Cada montagem utiliza elementos do balé clássico e contemporâneo, em diferentes formas para homenagear as várias faces do Círio de Nazaré, desde a procissão na corda, às orações de fé dos romeiros.
Outro ponto alto é a presença da Banda Sinfônica de Música do Colégio Lauro Sodré. Segundo Heitor Pinheito, a vinda da banda é uma forma de resgatar um dos pontos de homenagem que aconteciam durante a procissão do Círio, e agora podem ser vistos no IAP. Quem encerra as noites é o violonista Salomão Habib, com a peça “Canções para Maria”. Dividida em quatro partes, a apresentação do músico é colocada através dos temas “Alvorada”, “Procissão”, “Oração” e “Festa”, sendo esta, segundo ele, a síntese que é “todo esse amor contido nos laços fraternais que nos unem no Círio de Nazaré”. A programação do Instituto de Artes do Pará dentro do "Nazaré em Todo Canto" começa às 15h e segue até 21h desta sexta-feira, 7.
Dani Franco – Secom
Núcleo de Prática de Ofícia
da Fundação Curro Velho
inscreve para oficinas
As oficinas de papel reciclado, marcenaria, cartonagem (produção de embalagem), cerâmica, serigrafia (estamparia), produção de objetos com reciclagem de resíduos industriais e naturais estão com inscrições abertas para as oficinas que serão realizadas nos meses de outubro e novembro.
As inscrições vão até o dia 25 de outubro e devem ser feitas na secretaria da Fundação Curro Velho, na rua Professor Nelson Ribeiro, nº287, esquina com a travessa Djalma Dutra. Os alunos de escola pública não pagam taxa de inscrição e os demais pagam uma taxa de 20 reais.
As oficinas do Núcleo de Prática de Ofício e Produção do Curro Velho pretendem assegurar a qualificação e a geração de emprego e renda de jovens e adultos de comunidade de baixa renda em técnicas de arte e ofício. As oficinas formam agentes multiplicadores. Jovens com idade a partir de 16 anos podem participar das oficinas.
As oficinas de cartonagem, serigrafia, marcenaria, cerâmica, papel reciclado e produção de objetos com resíduos industriais e naturais iniciam no dia 26 de outubro e encerram no dia 25 de novembro de 2011.
Serviço: Inscrição para as oficinas do Núcleo de Prática de Ofício e Produção
Local: Sede da Fundação Curro Velho – Rua Professor Nelson Ribeiro, nº 287
Informações:3184-9100 Curro Velho
Fundação Curro Velho
inscreve para novo
módulo de oficinas
Desenho de figura humana, de observação, pintura, esculturas, moldes e gravura, além de serigrafia, bonecos de pano, confecção de brinquedos, fotojornalismo, iniciação à fotografia II, iniciação ao documentário – Mídias móveis, teatro, dança, ballet clássico, flauta doce, iniciação ao violão, canto coral, cavaquinho, iniciação à bateria, técnicas circenses, são algumas das oficinas ofertadas pelo Governo do Estado e Secretaria Especial de Promoção Social, por meio da Fundação Curro Velho para os meses de outubro e novembro. As inscrições vão até o dia 25 de outubro. Os alunos da rede pública de ensino não pagam taxa de inscrição, os demais pagam uma taxa de 20 reais.
As oficinas nas áreas de Linguagem Visual, Cênica, além de Música, informática básica e Linux são realizadas na sede da Fundação Curro Velho, localizada na rua Professor Nelson Ribeiro, nº287, bairro do Telégrafo, esquina com a travessa Djalma Dutra.
Redação, Leitura e Produção de Texto são oficinas oferecidas pela Casa da Linguagem. As inscrições devem ser feitas na Casa da Linguagem na Avenida Nazaré, nº 31. Ao todo serão ofertadas 10 oficinas na área de Linguagem Verbal. Estão programadas também para a Casa da Linguagem, oficina de canto coral, iniciação ao violão e informática básica Linux.
Serviço: Inscrições para as oficinas da Fundação Curro Velho
Período:até o dia 25 de outubro de 2011.
Realização das Oficinas: 26 de outubro a 25 de novembro.
Informações:3184-9100 ou pelo site www.currovelho.pa.gov.br ou siga-nos pelo twitter @CURROVELHO_PA
Esculturas em miriti formam
a Arte Pública Piracema
na Estação das Docas
Treze estruturas feitas com o miriti integram a Arte Pública Piracema, que fica exposta na Estação das Docas até o dia 24 de outubro. A instalação de arte pública é resultado da Oficina de 120 horas que reuniu cerca de 40 participantes na sede da Fundação Curro Velho, onde aprenderam um pouco da história do miriti, processo de criação de esculturas, relação cultura e natureza.
As 13 esculturas têm o formato de peixes como pirarucu, boto tucuxi, boto cor de rosa, mapará, tambaqui, aruanã, pratiqueira, entre outros. Segundo a Superintendente da Fundação Curro Velho, Dina Oliveira, as esculturas em miriti, chamadas de Arte Pública Piracema vão ficar expostas na Estação das Docas durante 15 dias. Para dar forma à mostra, a Fundação Curro Velho reuniu 40 professores cenógrafos, artistas e artesãos, que produziram em atelier esculturas de 13 peixes da região, em proporções de escala urbana para compor a Arte Pública Piracema.


Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...