Total de visualizações de página

quarta-feira, outubro 05, 2011

POLICIA: Muito trabalho policial nesta quarta

Traficantes de droga e
ladrões de gado são
flagrados em Castanhal
A equipe da Superintendência Regional da Polícia Civil em Castanhal divulgou nesta quarta-feira (5) as prisões de quatro criminosos. Dois deles – Rocivaldo Teixeira Santana, de apelido “Zanoio”, e Edilson Rocha da Costa, conhecido por “Futaka” – foram presos em flagrante enquanto preparavam pasta de cocaína para venda em uma casa no bairro Ianetama, periferia do município, que fica no nordeste do Pará.
Os outros dois são acusados de envolvimento em furto de gado na região. Identificados como Anderson Ricardo Sales de Lima, de apelido “Zé Ricardo”, e Rosenir Soares Leitão, que usa o nome de “Marcelo”, os dois foram localizados na área rural de Castanhal. No flagrante por tráfico de drogas, os policiais receberam denúncias feitas ao serviço Disque-Denúncia, fone 181, de que havia venda de entorpecentes no bairro Ianetama.
Assim, os policiais civis foram até o endereço e ali observaram a movimentação de pessoas suspeitas. Em momento oportuno, os agentes abordaram o imóvel e fizeram uma revista. Rocivaldo e Edilson foram flagrados enquanto embalavam drogas. Com os dois, 52 “petecas” de pasta base de cocaína e mais 50 gramas da droga foram apreendidos. Os acusados e as substâncias foram apresentados ao delegado José Casemiro Beltrão para lavratura do procedimento por tráfico de entorpecentes.
No outro flagrante, a equipe policial prendeu Anderson e Rosenir, acusados do furto de 18 cabeças de gado na fazenda Monte Castelo, de propriedade do pecuarista Norton Kataoka Costa. Os animais foram furtados do local por volta de 8 horas do último dia 3. O crime foi comunicado à Seccional de Castanhal logo em seguida pelo pecuarista.
Ele informou  que acompanhou o rastro dos bois furtados, que seguiam até uma fazenda situada na agrovila Cupiúba, de propriedade do pecuarista Nestor Damião. A equipe da Superintendência da Polícia Civil foi até o local e ali localizou os 16 bois e mais uma égua furtados. Os animais estavam com Anderson de Lima, que mora no Ramal do Cipó, na agrovila Cupiúba.
Após ser preso, ele confessou ter furtado o gado e disse que teve apoio de Rosenir, mais conhecido como “Marcelo”, morador na comunidade da Trindade, também na zona rural de Castanhal. Os policiais civis deslocaram-se até a região, onde prenderam o comparsa de Anderson. Ao ser abordado, Rosenir portava uma espingarda de calibre 12. Ele ainda chegou a apontar a arma em direção à equipe policial, mas foi contido.
Em seguida, os agentes revistaram a casa do preso e ali encontraram 38 cartuchos intactos de fuzil calibre 762; mais quatro cartuchos intactos de calibre .22; quatro munições de calibre .12, uma delas já deflagrada, e dois carregadores de fuzil. Os dois foram conduzidos até a sede da superintendência para responder pelo furto do gado e porte ilegal de arma e munição.
Walrimar Santos – Polícia Civil
Polícia fecha fábrica
clandestina de produtos
fitoterápicos
Policiais civis da Seccional Urbana de Ananindeua encontraram nesta quarta-feira (5) uma fábrica clandestina de medicamentos funcionando na Quadra 13 do Conjunto Júlia Seffer, onde prenderam três pessoas em flagrante e apreenderam cerca de uma tonelada de produtos e objetos usados no preparo de remédios fitoterápicos. Havia ainda garrafas plásticas utilizadas como recipientes, carimbos e rótulos para as embalagens.
Um caminhão-baú da Polícia Civil ficou lotado com os produtos, encaminhados à Vigilância Sanitária da Prefeitura de Ananindeua. Os três responsáveis pelo imóvel foram conduzidos à Delegacia do Consumidor (Decon), situada no prédio da Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE), no centro de Belém, onde foram apresentados à delegada Soranda Nascimento.
Eles responderão criminalmente com base no artigo 277, do Código Penal, por vender, expor à venda, ter em depósito ou ceder substância destinada à falsificação de produtos alimentícios, terapêuticos ou medicinais. A pena prevista é de um a cinco anos de reclusão. De acordo com o delegado César Noronha, titular da Seccional de Ananindeua, o local usado como fábrica dos produtos falsificados ficava em um imóvel de dois andares onde, na fachada, havia a inscrição “panificadora e confeitaria”. Segundo informações coletadas no local, a residência jamais funcionou como panificadora.
Dentro do local havia diversos compartimentos. Em um, as cápsulas eram fabricadas; em outro, as embalagem recebiam rótulos, e em um terceiro ambiente os rótulos eram carimbados com data de validade. Segundo o delegado, todos os produtos fitoterápicos foram preparados fora das normais da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por isso poderiam colocar em risco a saúde de possíveis consumidores.
Walrimar Santos - Polícia Civil
Policiais civis flagram
esquema de tráfico de
drogas em Santarém
Operação da Polícia Civil de combate ao tráfico de drogas levou às prisões de mais três pessoas envolvidas no crime no município de Santarém, oeste do Pará, nesta quarta-feira (5). Os acusados foram flagrados no momento em que preparavam entorpecentes para venda no varejo. Eles estavam nos altos de uma casa no bairro da Nova República, periferia da cidade.
Os presos já eram investigados por outros crimes, como roubo a mão armada e arrombamentos em imóveis, além da prática do tráfico de drogas. A operação foi desencadeada por policiais civis da 16ª Seccional Urbana de Santarém com apoio de policias da Superintendência Regional do Baixo e Médio-Amazonas, com coordenação do delegado Gilberto Aguiar.
Os presos são Elias dos Santos Baía, 26 anos; Hamilton Uericson de Freitas Peixoto da Silva, 22, e Romarlisson Silva Lopes, 23. As investigações mostraram que a casa usada pelos acusados, localizada precisamente na rua Everaldo Martins, entre travessas 14 e 15, bairro Nova República, era usada na produção de entorpecentes. Durante abordagem no imóvel, foram apreendidas diversas porções de maconha e cocaína.
Em uma das porções de maconha, havia pedaços de folhas, hastes, talos e sementes acondicionadas em saco plástico com peso de 66 gramas. Foram encontrados ainda quatro pacotes da erva em formato prensado com pedaços de folhas, hastes, talos e sementes envoltas em saco plástico e fita adesiva com peso superior a meio quilo.
Havia também 48 “petecas” de cocaína com peso total de 64,5 gramas. Ainda durante revista no imóvel, os policiais apreenderam quatro cartuchos intactos de calibre 32, um cartucho intacto de calibre 38 e outros utensílios e objetos usados na prática de tráfico de entorpecentes. O delegado Luiz Guilherme Penha, da Seccional de Santarém, enquadrou os presos pelo tráfico de drogas e porte ilegal de munição.
Walrimar Santos – Polícia Civil
Eirene III já aprendeu
caça níqueis e material
contrabandeado no comércio







A operação Eirene III iniciada na madrugada desta quarta-feira, 5, pelo Sistema de Segurança Pública do Pará nos bairros do Reduto, Campina, Cidade Velha e Umarizal, no centro da capital, já apreendeu quatro caminhões com mídias piratas, produtos falsificados e outros contrabandeados, além de sete máquinas caça níqueis no comércio de Belém. As ações contam com o efetivo de 600 homens e visam combater diversos crimes, com base em informações obtidas pela inteligência da Polícia. Um centro de operações foi montado na Praça Magalhães, na Avenida Marechal Hermes, onde as denúncias estão sendo monitoradas.
O delegado geral adjunto, Rilmar Firmino, afirma que a operação ocorrerá por tempo indeterminado, atendendo a todas as demandas já captadas pelo centro de inteligência da Polícia, bem como as denúncias que a população fizer a partir de hoje, por meio do número 181. “Esta operação dá prosseguimento ao trabalho que tem sido realizado pelo Sistema de Segurança Pública do Estado desde o início do ano. Vamos trabalhar para atender essas áreas que foram apontadas como de influência da criminalidade até que as ocorrências sejam diminuídas”.
A Eirene III busca combater a pirataria, quadrilhas de caça níquel, furtos, roubos, tráfico de drogas, exploração de menores de idade, além de crimes ambientais. O trabalho acontece também na orla da capital, até o distrito de Icoaraci, realizando uma varredura em toda a extensão dos rios que cercam Belém, com objetivo de combater os ladrões de embarcações, o contrabando e o tráfico de drogas. A Eirene III conta também com o apoio do grupamento aéreo da Polícia, que mantém contato direto com as equipes que trabalham no rio ou nas ruas da cidade.
O comandante do Policiamento da Capital, coronel Daniel Borges, ressalta que a operação ocorre de forma estratégica dias antes da festa do Círio de Nazaré, garantindo a segurança nas áreas que receberão o grande número de pessoas que acompanham a procissão. “A população pode denunciar por meio do 181. Toda a estrutura de segurança do Estado está de prontidão no posto montado na Praça Magalhães, inclusive com sistema de monitoramento com imagens”, destaca.
Além do material pirata e caça níqueis apreendidos, um homem foi detido no centro comercial acusado de praticar roubos na área. A operação é desenvolvida pelas Polícias Militar, Civil, em parceria com os demais órgãos de Segurança Pública do Estado, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves, Companhia de Transportes de Belém (CTBel), Guarda Municipal de Belém, Receita Federal, Capitania dos Portos e Polícia Federal.
Thiago Melo – Secom
Prefeitura dá apoio à
Operação Andros de
combate a contrabando
e pirataria
Cerca de 600 homens de órgãos de segurança do estado colocaram em prática na manhã desta quarta-feira(05) a operação Andros de combate ao contrabando, pirataria e caça-níqueis. A atuação ocorreu no centro comercial de Belém. A equipe, composta pelas policiais civil e militar, Receita Federal e Detran, contou com apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal, fiscais da Secretaria de Economia(Secon) e Ordem Pública.
 O alvo da operação era os pontos de distribuição de mercadoria contrabandeada. Ao todo foram estourados 16 depósitos localizados em diversos pontos do centro comercial. “O objetivo da operação era atingir os grandes distribuidores de mercadoria contrabandeada. O nosso alvo foi atingido e a operação foi positiva”, diz a coordenadora de fiscalização da Ordem Pública, Celina Oliveira.
 Eram 5h30 da manhã, quando as equipes distribuídas em grupos deixaram a Delegacia Geral de Polícia Civil. Os depósitos, previamente investigados, estavam fechados e foram estourados simultaneamente. Em todos eles havia grande quantidade de mercadorias sem notas fiscais, como tênis, roupas e equipamentos eletrônicos.
 Os fiscais da Secon foram responsáveis pelo transporte dessa mercadoria até a Divisão de Operações Especiais-Dioe.Os donos das mercadorias devem procurar a Dioe para a retirada das mesmas, desde que apresentem notas fiscais de compra. Caso contrário, tudo que foi apreendido será encaminhado à Receita Federal.
 Ao todo foram apreendidas cerca de 15 toneladas de mercadorias, além de máquinas caça-níqueis. A coordenadora de fiscalização da Ordem Pública, Celina Oliveira, esclareceu que a operação vai continuar. “Nossa missão é o combate intenso. Vai chegar um ponto em que essas pessoas não poderão se manter na atividade”. Como os depósitos estavam fechados, ninguém foi preso durante a operação.
  
Texto: Gilson Faria
Edição:Comus
 Polícia Militar continua
o enfrentamento ao
tráfico no interior
As operações e ações integradas dos órgãos de segurança do Estado tem sido cada vez mais frequentes tanto na capital quanto no interior. A Polícia Militar, em especial, tem mobilizado o seu efetivo em diversos municípios para conter o avanço da violência e do tráfico de drogas. Graças ao empenho do serviço de inteligência no levantamento de informações e a movimentação adequada do policiamento, várias pessoas já foram localizadas e presas, e uma grande quantidade de drogas, nas mais variadas apresentações, retiradas das ruas.
No dia 29 de setembro, o Núcleo de Inteligência do Comando de Policiamento Regional sediado em Santarém, juntamente com a 16ª Zona de Policiamento, prenderam uma mulher em flagrante por tráfico de drogas no bairro do Caranazal. A acusada já tinha passagem pela polícia e havia cumprido pena na penitenciaria agrícola Silvio Hall de Moura. Com a acusada foi encontrada uma alta soma em dinheiro, possivelmente resultante do comércio da droga, além de 25 trouxas de cocaína. Segundo os policiais que a detiveram, duas pedras de pasta base de cocaína foram encontradas enterradas no quintal da casa da acusada, além de dois celulares que eram utilizados para a encomenda da droga.
Em Redenção, uma guarnição do Grupamento Tático Operacional, vinculado ao 7º Batalhão de Polícia Militar sediado em Redenção, prendeu um homem e um adolescente na BR-155, a aproximadamente 10 quilômetros do município de Pau D’arco. A dupla foi localizada quando a guarnição retornava de uma missão na cidade de Xinguara, sentido Redenção, e cruzou com duas motos cujos ocupantes portavam um armamento cruzado sob as pernas.
De imediato, Os militares retornaram e quando se preparavam para abordar os dois, perceberam que um dos ocupantes arremessou um objeto no mato antes de parar. Com eles foi encontrada uma espingarda de fabricação caseira e munições. Após buscas no perímetro da abordagem, também foi localizado um pacote contendo 211 pedras de crack. Os envolvidos foram conduzidos à sede da Polícia Federal em Redenção, juntamente com a droga e as duas motocicletas que pilotavam. Ouvido, um dos infratores disse que a droga seria comercializada na cidade de Bannach.
Major Leno Carmo - Ascom/PM
Santana do Araguaia
recebe Grupamento Tático da PM
A Polícia Militar do Pará, por meio do Comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar, Major PM Lúcio, apresentou à sociedade de Santana do Araguaia o Grupamento Tático Operacional. Sob comando do tenente PM Edson Castro, o efetivo do GTO irá permanecer na cidade realizando diversas operações de prevenção e repressão à criminalidade local.
 Para o comandante do 7º BPM, a presença desse reforço policial especializado é de fundamental importância para fazer frente a grupos de criminosos que eventualmente agem na prática de assaltos na cidade; uma vez que o GTO é uma equipe altamente qualificada e  treinada para situações extremas. A presença do GTO na cidade foi aprovada pela população local que renova a esperança por um novo capítulo da Segurança Pública na região.
Cães farejadores da Guarda
Municipal ajudam no
trabalho da Polícia Civil
Os cães de faro do Grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac), da Guarda Municipal de Belém, têm colaborado sobremaneira com o trabalho de órgãos da segurança pública no Estado. À pedido da Delegacia Geral de Polícia Civil do Pará os cães tem participado de missões de busca e apreensão de drogas e entorpecentes.
 Só em setembro, a Atac acompanhou três ações importantes. A última foi no dia 23, em Vigia, localizada na Zona do Salgado, nordeste paraense, a 77Km de Belém. Em cumprimento a mandato judicial, oito residências suspeitas de guardar drogas foram investigadas durante a operação. Coube aos cães farejadores da GMB ajudarem no trabalho.
 Dos 14 cães de guarda e proteção da Guarda Municipal de Belém, 3 deles das raças Labrador e Jaguar são de faro. O trabalho é feito por uma equipe composta pelos guardas Sarges, Lobo e Érica, sob a coordenação do GD Waldenor. Mais operações devem ser realizadas no mês de outubro.
  
Texto: Ascom/GMB
Edição:Comus


Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...