Total de visualizações de página

quinta-feira, outubro 06, 2011

Imagem peregrina visita sede do Governo Municipal


















  Muita emoção e fé marcaram a manhã desta quarta-feira, 05, na sede do governo municipal, no Palácio Antônio Lemos, durante a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Logo na chegada, pétalas de rosas e a banda da Guarda Municipal de Belém foram as homenagens prestadas à Virgem de Nazaré, que foi conduzida pelo Prefeito Duciomar Costa até o salão lateral do palácio onde foi celebrada uma missa.
 O Grand Coral Metropolitano também homenageou a Virgem através de cânticos e emocionou a servidora municipal Eneida Salazar, que participa há 31 anos da celebração na Prefeitura de Belém. “É sempre uma emoção estar perto da Virgem de Nazaré. Fico muito feliz, é uma glória tê-la pertinho”, afirmou.
 O prefeito de Belém, Duciomar Costa, disse que a visita da imagem é sempre um momento marcante. “Temos a honra de receber a imagem todos os anos e é um momento de emoção renovada, de elevar o pensamento e agradecer. Ficamos muito felizes de proporcionar isso aos nossos servidores”, declarou.
 Com a bênção da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foram abertas também na manhã desta quarta-feira, duas exposições no Museu de Arte de Belém (Mabe), “O Divino Manto” e “Janelas do passado, espelhos do presente: Belém do Pará, arte, imagem e história”.
 A exposição “Divino Manto” fica aberta ao público até o dia 30 de outubro, onde podem ser conferidos 16 mantos de imagens da Virgem de Nazaré pertencentes às tradicionais famílias paraenses e confeccionadas por estilistas e artistas de nossa região, além de três mantos oficiais e dez cartazes também oficiais de Círios.
 O casal Márcio e Indhira Vinagre cedeu à exposição dois mantos adquiridos em leilão, um de autoria de Carlos Amilcar e outro de Maizé Siqueira, que adornam uma imagem de Nossa Senhora talhada à mão, feita em madeira, com mais de 90 anos. “A imagem que temos é muito especial, pois além de ser meu presente de 10 de casamento para Indhira, a peça era valiosa para seu artesão, que a fez em promessa pela cura da sua mãe doente”, contou com os olhos marejados, Márcio.
 Para o reitor da Universidade Federal do Pará, Carlos Maneschy, que também visitou a exposição, o Mabe soube colocar a arte a serviço da fé como expressão de amor, tolerância e respeito ao próximo, representados nos trabalhos de desenhos e bordados dos mantos.
 Aproveitando a visita ao Palácio Antônio Lemos, sede do Museu de Belém, o visitante também pode ir ao Salão Verde, que passou por uma grande reforma e reabre em grande estilo com a exposição permanente “Janelas do passado, espelhos do presente: Belém do Pará, arte, imagem e história”. Cerâmicas, construções artísticas, desenhos, esculturas, fotografias, gravuras, mobiliários de época, objetos de interior e pinturas fazem parte do acervo exposto.
 Na abertura, o presidente da Fundação Cultura do Município de Belém, Carlos Amílcar, anunciou que o Mabe é o único museu da Região Norte e Nordeste a ganhar o Prêmio de Pesquisa de Acervos Artísticos, que o Ministério da Cultura e a Fundação Nacional de Arte promoveram no final do ano passado.
 Com o projeto “A Janela da Alma Amazônica: história e cultura visual nos retratos de Antonieta dos Santos Feio”, o Museu de Belém ganhou 360 mil reais, que irá custear um livro e uma exposição, objetivando resgatar e divulgar a memória da artista que tem uma sala em sua homenagem no Museu, além de obras.
 Serviço: O Mabe fica aberto de terça-feira a sexta-feira, de 10h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, o horário é de 09h às 13h. Visitas monitoradas podem ser agendadas pelo telefone (91) 3114-1028.
 
Texto: Vanda Duarte e Luciana Benício.
Fotos: Comus PMB e CORREIO JURUNENSE
Duciomar Costa e Simão
Jatene são homenageados
duranteabertura oficial
da Festa de Nazaré




As luzes da Basílica Santuário e dos Arcos do Círio marcaram a abertura oficial da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré em Belém. Para prestigiar a grande festa o Prefeito de Belém, Duciomar Costa, esteve presente e recebeu homenagem da diretoria e dos patrocinadores do evento. O governador Simão Jatene também foi agraciado com as homenagens.
 A programação teve bênção no interior da Basílica, conduzida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira. Em seguida a cerimônia prosseguiu na Casa de Plácido, com a entrega de premiação para os vencedores do XVII Concurso de Redação do Círio 2011 e homenagem às instituições/empresas parceiras e patrocinadoras.
 Duciomar recebeu da diretoria da festa um broche exclusivo em ouro com a imagem estilizada de Nossa Senhora de Nazaré e o diploma de reconhecimento pela contribuição para o sucesso da festa.
 “É muito gratificante representar esta cidade durante esse momento de fé e devoção. O Círio renova em cada família paraense um sentimento maravilhoso e a cada ano a festa é mais bonita e mais organizada, parabéns a toda diretoria” foram as palavras do Prefeito que, na oportunidade, convidou todos os presentes a participar da visita da imagem peregrina nesta quarta-feira, 05, no palácio Antônio Lemos.
 Para o coordenador da Diretoria da Festa, César Neves, o apoio dos governos Municipal e Estadual é fundamental para a realização da festa. “Este ano avançamos muito, a imagem peregrina visitou vários estados do Brasil e chegamos à conclusão de que temos a maior manifestação cristã do mundo, pois conseguimos reunir mais de 2 milhões de pessoas em uma só romaria” ressalta o coordenador.
 A Festa de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Texto: Izabelle de Mesquita
Fotos: Adriano Magalhães

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...