Total de visualizações de página

sábado, outubro 08, 2011

Mais de 500 embarcações prestigiam o Círio Fluvial


Com a chegada da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré ao trapiche de Icoaraci, a peregrinação continua com a 26ª Romaria Fluvial, pelas águas da Baía de Guajará.
Antes da terceira das 11 romarias da quadra nazarena, fiéis que aguardavam a chegada da berlinda conduzida na Romaria Rodoviária, participaram de uma missa celebrada pelo Arcebispo Emérito de Belém, Dom Vicente Zico. 
O Círio Fluvial é composto por mais de 550 embarcações de todos os tamanhos, ornamentadas em homenagem à padroeira dos paraenses. Os barcos e navios partem de vários pontos da cidade, como a Estação das Docas, e se reúnem em um só cortejo em volta da Santa. Esta procissão se destaca por alcançar o povo ribeirinho, que habita as margens da Baía.
Este ano, a Imagem é levada até a Escadinha do Cais do Porto em uma cúpula de vidro colocada em destaque no Navio Hidro–Oceanográfico, “Garnier Sampaio”, da Marinha do Brasil. O percurso é de 10 milhas náuticas, correspondentes a 18 Km e deve durar aproximadamente 2h30. O termino desta procissão está previsto para às 11h30.
A Diretoria da Festa de Nazaré e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) estimam que, em 2011, a procissão fluvial reúna cerca de 50 mil pessoas participando e assistindo a passagem.
Chegando ao Cais do Porto, a Imagem da Virgem de Nazaré é recebida com Honras de Chefe de Estado por um grupamento de Cadetes da Polícia Militar, homenagem que se repete desde 1999.  Logo em seguida começa a Motoromaria, mais uma das procissões oficiais do Círio 2011.
Depois da passagem da Santa, também sairá da Escadinha o “Arrastão do Pavulagem”, um festejo não oficial, que já faz parte do calendário cultural da época, para o povo paraense.    
EDIÇÕES
O primeiro Círio Fluvial foi realizado em 1986, pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), sob responsabilidade do presidente da instituição na época, o historiador Carlos Rocque. Cerca de 30 barcom participaram desta edição. Até 2002, a Imagem seguia em uma terceira réplica da berlinda do Círio. No ano seguinte, foi substituída por uma cúpula de vidro, o que permitiu melhor visibilidade da Imagem, mas em 2009 esta cúpula foi trocada por outra moderna e mais segura. A antiga foi doada à Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, por ocasião da Festa de Nazaré/Rio. (DOL, com informações oficiais da Festa de Nazaré)



Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...