Total de visualizações de página

quinta-feira, outubro 06, 2011

Operação Círio 2011 fiscaliza comércio de alimentos



Diversos pontos de venda de alimentos de Belém nas proximidades da Basílica de Nazaré e percurso das procissões do Círio foram fiscalizados pelo Departamento de Vigilância Sanitária de Belém (Devisa) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
O objetivo é garantir a boa qualidade dos alimentos e serviços oferecidos à população de Belém durante a quadra Nazarena, em especial aos promesseiros e turistas que participam das procissões.
No início da tarde desta quinta-feira (06), os fiscais do Devisa/Sesma visitaram quatro estabelecimentos diferentes que vendiam e manipulavam alimentos diversos. No primeiro deles, um trailer de pasteis e crepes, que funciona dentro do espaço do Arraial de Nazaré, os profissionais do Devisa observaram infrações à lei federal 6437, que versa sobre as condições de higiene, conservação e valida de alimentos exposto para a venda.
Nele foram encontrados pacotes de salsichas para hot-dog que estavam vencidas desde o dia 23 de setembro passado, faltavam materiais básicos para limpeza e equipamentos de uso quotidiano eram armazenados em prateleiras próximas aos chão.
O estabelecimento foi notificado a, no prazo máximo de seis dias úteis, comparecer à sede da Vigilância Sanitária de Belém para se regularizar. Todos os alimentos encontrados, fora da data de vencimento, foram inutilizados e descartados. O dono do estabelecimento não estava no local e os funcionários não quiseram falar com a equipe de reportagem.
Os fiscais do Devisa visitaram ainda o Chang Sushi, na Avenida Generalíssimo Deodoro, onde observaram que os alimentos expostos no self service estavam em local inadequado, próximo à entrada do restaurante e os responsáveis pelo local não apresentaram a licença de funcionamento. Os representantes do restaurante foram notificados a comparecer ao Devisa para se regularizarem.
Ainda na Generalíssimo Deodoro, os profissionais da Vigilância Sanitária de Belém encontraram o caso mais complexo de todos, ao entrar no Big Mengão Lanches. Diversos problemas sérios foram observados, como alimentos guardados fora ou em refrigeração inadequada, falta de higiene na limpeza do local, no preparo dos alimentos e na limpeza de pratos, talheres e demais utensílios de cozinha. Havia ainda lixo em locais próximos a área onde eram preparados alimentos. A área onde verduras, legumes e pratos eram lavados, fica em baixo de uma escada, de onde caia poeira e sujeira de um deposito no segundo andar do local.
Neste segundo andar, os profissionais do Devisa/Sesma, encontraram um ambiente que ao mesmo tempo servia de vestiários aos funcionários, depósito de bebidas e deposito de materiais de construção. Muita poeira, lixo e infiltrações foram encontrados neste ambiente.
Os técnicos do Devisa/Sesma solicitaram ao dono do local, que as atividades do estabelecimento fossem encerradas imediatamente por desobediência à lei federal 6437, lei sanitária Estadual 5199 e portaria 216 sobre boas práticas de higiene, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em relatório que será encaminhado à Direção e ao Departamento Jurídico do Devisa, os fiscais solicitam a interdição imediata de todo o comércio.
O senhor João Araujo, que se identificou como dono do estabelecimento, disse que reconhece ainda os problemas encontrados pelos fiscais e que irá acatar a convocação de comparecer ao Devisa em até seis dias úteis para regularizar a situação do estabelecimento. “Sei que estamos errados, mas vou fazer de tudo para me regularizar e estar de acordo com que a lei exige”, afirmou.
Segundo Raimundo Caldas, coordenador da operação desta quinta-feira, a principal motivação das fiscalizações é o cuidado de zelar pelos padrões mais sensíveis da saúde publica. “Temos de proteger as pessoas de verdadeiros atentados à saúde pública, que podem trazer inúmeras complicações ao bem estar humano. Nossas operações pelo Departamento de Vigilância Sanitária são baseadas principalmente no ideal de preservação, cuidado e prevenção com a saúde pública e com toda a população de Belém, portanto nosso empenho e critério aplicados em nossas fiscalizações”, concluiu.
Texto: Fernando Diniz - Ascom Sesma / Fotos: Alzyr Quaresma

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...