Total de visualizações de página

domingo, outubro 02, 2011

População de Viseu já tem os serviços da nova Delegacia de Polícia Civil

.Da Redação
Agência Pará de Notícias
Com um investimento superior a R$ 580 mil, o governo do Estado reconstruiu, equipou e entregou à população do município de Viseu, no nordeste do Pará, o novo prédio da Delegacia de Polícia Civil. Inaugurada na manhã de sábado (1º), a Delegacia dispõe de estrutura para atender as demandas de quase 60 mil habitantes, oferecendo melhores condições tanto para os moradores quanto para os funcionários.
A nova unidade da Polícia Civil conta com equipamentos de radiocomunicação e informática, e móveis novos, para atender às diretrizes constitucionais relativas à garantia dos direitos humanos. No prédio com 20 dependências funcionam a administração e os alojamentos. O bloco carcerário tem paredes de alvenaria e concreto armado, pisos em concreto armado, cimento liso e bloquete, portas em madeira de lei, e piso resistente à umidade.
Também há sala de reconhecimento, celas para preso temporário masculino e feminino e para acolhimento de adolescentes masculinos e femininos, dois alojamentos e sala de Identificação Civil. Para garantir essa nova estrutura, o governo investiu na obra R$ 589.936,89.
Durante a solenidade, o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, representando o governador Simão Jatene, entregou dois veículos, tipo caminhonetes, para uso operacional das polícias Civil e Militar que atuam no município. Os carros são equipados com rastreadores, sinalizadores, rádios digitais e ar condicionado. São veículos com tração, adequados às ações policiais de prevenção e repressão à criminalidade no interior do Estado.
Integração - O secretário frisou que a reconstrução e a modernização da nova unidade policial é uma resposta imediata do governo do Estado às necessidades da população de Viseu. A delegacia da cidade estava funcionando de forma improvisada num prédio residencial, desde 2008, quando um tumulto provocado por vândalos destruiu completamente a antiga delegacia local. “Neste novo prédio vai funcionar uma Unidade Integrada de Segurança Pública, que reunirá, no mesmo espaço físico, as polícias Civil e Militar. Também já está no nosso planejamento instalar aqui um setor de mediação de conflitos, com uma equipe multidisciplinar de profissionais para atendimento direto à população. Além disso, vamos criar brevemente um centro de monitoramento com câmeras, em Viseu, para reforçar as ações de combate à criminalidade nessa região”, anunciou Luiz Fernandes Rocha.
“Nós estamos construindo um plano de segurança com ações estratégicas para todo o Estado, focado no trabalho de prevenção social da violência e da criminalidade, no combate incansável ao tráfico de drogas, na redução da impunidade, no fortalecimento da área de Inteligência policial e na reorganização do Sistema de Segurança Pública”, destacou o secretário.
Ele reiterou a importância dos projetos viabilizados pela Segup (Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social) ainda este ano, como o aumento de vagas no sistema penitenciário, com a construção de cinco casas penais, entre as nove previstas na Agenda Mínima do Governo, e mais cinco centrais de triagem, que serão construídas a partir de convênios com o governo federal.
Destacamento - “É preciso garantir à população o acesso a serviços públicos de qualidade, e essa nova unidade assegura exatamente isso. Estamos aperfeiçoando o processo de integração das forças de segurança pública, priorizando as regiões mais distantes, a fim de minimizar o sentimento de abandono nas comunidades do interior”, disse o comandante geral da Polícia Militar, coronel Mário Solano. Durante o evento, ele anunciou que, na próxima semana, será instalado um destacamento da PM no distrito de Fernandes Belo, uma antiga solicitação da comunidade do segundo maior distrito de Viseu.
“Agradecemos ao governo do Estado a preocupação com o povo de Viseu. A inauguração desta delegacia representa o símbolo de um novo tempo. Deixamos pra trás uma época em que administrações públicas patrocinavam gangues de rua e até crimes ligados à pistolagem. Hoje, o povo tem a certeza de que pode sair às ruas sem ter medo de sofrer ameaças”, frisou o prefeito de Viseu, Cristiano Vale.
A cerimônia de inauguração também contou com a presença do delegado geral de Polícia Civil, Nilton Atayde; delegado adjunto de Polícia Civil, Rilmar Firmino; delegado de Polícia do Interior, Silvio Maués; comandante do policiamento regional da PM, coronel Rollian dos Santos Silva; superintendente regional da Polícia Civil, delegado Vicente Gomes, e do deputado federal Lúcio Vale (PR-PA).

Lene Alves - Segup

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...