Total de visualizações de página

quarta-feira, dezembro 14, 2011

Portal do Trabalhador certifica mais de 700 pessoas em cursos de qualificação profissional

O prefeito Duciomar Costa abriu a solenidade de
entrega de certificados a mais de 700 novos profissionais

No semblante de cada uma das concluintes dos cursos, o sorriso
confiante de um futuro promissor

Acompanhado do prefeito Duciomar Costa, Jorge Portugal, da
Associação de Supermercados
fez a entrega também simbólica de certficados

O diretor do Ideal e presidente da Abradesa Manoel Leit entregando
certificado a um concluinte de curso

O prefeito Duciomar Costa falando para uma platéia de novos
profissionais com seus familiares que lotou o auditório do Ideal

Reginaldo Abreu na entrega de certificado

Ana Crisina, da DRT também fez entega de certificado

Lula entregando certificado a uma dos concluintes do curso

Jorge Portugal, da Associação de Supermercadistas



Reginaldo Abreu, coordenador do Portal

O deputado estadual
Fernando Coimbra também
prestigiou o evento

Uma das mais empolgadas com o sucesso dos cursos, Larissa Moraes
fotografando o prefeito Duciomar Costa

O prefeito Ducioma usando da palavra

A mesa que comandou os trabalhos cantando os hinos
do Brasil e de Belém

O preeito Duciomar Costa fazendo foto com uma das turmas


Reginaldo Abreu, vem coordenando com inteligência e capacidade
o Portal do Trabalhador ao lado de excelentes profissionais

A equipe Nota 10 do Poral do Trabalhador tinha mais que comemorar

"Dar o primeiro passo é muito importante e decisivo, desde que ele seja para o lado correto”. Foi assim que o prefeito de Belém, Duciomar Costa, parabenizou os alunos dos cursos de qualificação profissional do Portal do Trabalhador, que foram certificados na tarde desta quarta-feira (14), em cerimônia realizada no auditório do Colégio Ideal, no bairro de Batista Campos.
Mais de 700 pessoas receberam seus certificados referentes à realização de 21 cursos de qualificação ministrados neste ano de 2011, com carga horária entre 180 e 260 horas, somadas aulas teóricas e práticas. Dentre os cursos estão: Estética e Beleza, Assistente de Recursos Humanos, Analista de Telecomunicações, Carpinteiro, Cozinheiro Industrial, Soldador Elétrico, entre outros.
Em seu discurso, Duciomar ressaltou a carência ainda existente da qualificação profissional, por isso não poupou elogios àqueles que se dedicaram e procuraram suas melhoras. “Hoje é um dia de festejar, principalmente a força de vontade de cada um aqui presente, por acreditarem no potencial de vocês e não desistirem de buscar suas melhoras”, ressaltou.
O projeto, desenvolvido junto com o Ministério do Emprego e Trabalho (MET), visa contribuir para o aumento da probabilidade de obter emprego e participar em processos de geração de oportunidade de trabalho e renda, inclusão social, redução da pobreza, combate à discriminação e diminuição da vulnerabilidade das populações.
Para Ana Cristina Coutinho, que na solenidade representou o Superintendente Regional do Trabalho, Odair Correia, o momento é de comemoração. “Atualmente o nosso foco é a qualificação, pois acreditamos que o profissional qualificado dificilmente fica fora do mercado. E hoje só tenho elogios a fazer, principalmente para os organizadores desse evento, que mostra a preocupação junto aos alunos, que se esforçaram e hoje estão sendo valorizados” ressaltou.
O professor Manoel Leite
Uma das mais importantes da festiva tarde, foi a respeito do aproveitamento da mão de obra qualificada foi proferida pelo professor Manoel Leite, diretor do Ideal e presidente da Associação Brasileira do Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Abradesa). Manoel Leite, com mais de meio século educando e formando grandes profissionais de Engenharia no Estado lembrou que a maioria dos profissionais brasileiros, que atuam como por exemplo na extração do Petróleo, só tem conhecimento e capacidade de trabalhar em até quatro mil metros abaixo do nível do mar, e o pré-sal, que fará com que o Brasil se transforme em um dos maiores exportadores de petróleo do mundo, é extraído a 7 mil metros.
Portanto, a mão de obra é exportada, como a quem vem sendo contratada junto aos chineses. Ele lembrou o interesse da presidente do Brasil Dilma, em liberar até85 mil bolsas a brasileiros para estudarem no exterior, mas que se não houver produção imediata, ainda é pouco o que a presidente vem fazendo. “Portanto, é importante que cada um dos alunos que hoje recebem seus certificados, avançasse cada vez mais, para aproveitar a riqueza que o Brasil oferece ao seu povo”, comentou Leite.
Vestidas de branco e lilás, as alunas da turma de Estética e Beleza, se destacaram na platéia. “Esse é um momento de realização, estamos muitos felizes e satisfeitas por termos chegado até aqui” descreveu Lucirene Coelho, que atualmente trabalha como doméstica, mas foi incentivada pelo patrão a fazer um dos cursos ofertados pelo Portal do Trabalhador.
“Por incrível que pareça, as pessoas que mais me incentivaram foram meus patrões. Foi através deles que conheci o Portal do Trabalhador e hoje estou aqui com minhas amigas recebendo meu certificado” diz Lucirene, que pretende a partir janeiro do ano que vêm se dedicar ao trabalho estético.
O sonho de inserir-se no mercado de trabalho também é de dona Cacilda Soares, que na solenidade representou todos os alunos de 2011, e recebeu das mãos do prefeito seu certificado. Com 32 anos de idade, ela concluiu o curso de Assistente de Recursos Humanos, no qual se identificou bastante e pretende não só arrumar um emprego na área, como também continuar se especializando. 
Representando a Associação Paraense de Supermercados (ASPAS), o vice-presidente Jorge Portugal, ressaltou a importância da qualificação profissional nos dias atuais. “No seguimento varejista é de extrema importância hoje a qualificação profissional, já que o mercado de trabalho está cada dia mais exigente. A parceria fechada com o Portal do Trabalhador facilitou ainda mais na hora da seleção e contratação, pois os profissionais são indicados de acordo com o perfil de cada vaga” explicou o vice-presidente.
Totalizando os três anos consecutivos do projeto de qualificação profissional do Portal do Trabalhador, já são mais de 2.000 pessoas certificadas. “Nosso trabalho é voltado não só para qualificação profissional, como também para intermediação da mão de obra, garantindo que nossos alunos tenham a oportunidade de mostrar seu potencial e quem sabe garantindo uma vaga no mercado de trabalho” explana o Coordenador do Portal do Trabalhador, Reginaldo Abreu.
De acordo com Reginaldo, no ano de 2012 as inscrições serão abertas no mês de março, com novos cursos, ainda não oficializados. Poderão ser inscritos pessoas maiores de 18 anos, de preferência que já participe de algum programa social e que estejam fora do mercado de trabalho.
Texto:
Izabelle de Mesquita, CORREIO JURUNENSE
Fotos: Adriano Magalhães e CORREIO JURUNENSE

2 comentários:

Estefany Rocha disse...

Me chamo Estefany,
muito boa essa oportunidade para a população, principalmente as que estão fora do mercado de trabalho assim com eu, pois assistir uma reportagem na televisão e aprovei isto. Importante ficar atualizado sobre os acontecimentos de nossas cidades, ainda acho que deveria ser mas publicado, divulgado entre os meios de comunicação para a população, muitos não sabem dessa noticia.

Pablo disse...

Gostaria de parabenizar a todos os alunos que foram beneficiados por este projeto tão importante!!!
E a todos que contribuiram pra que estes cursos se tornassem uma realidade!!!
Parabéns!!

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...