Total de visualizações de página

segunda-feira, dezembro 12, 2011

Prefeitura presenteia Outeiro com baile de debutante para 39 adolescentes da comunidade





Outeiro recebeu neste fim de semana o oitavo baile do “Projeto 15 Anos nas Comunidades”, realizado durante todo o ano pela prefeitura nos distritos de Belém, para beneficiar adolescentes que completam quinze anos, mas que por razões principalmente financeiras, não conseguem ter a festa que é o sonho de quase toda menina dessa idade.

“A iniciativa é uma maneira de mostrar para as famílias, para essas jovens, acima de tudo, que o sonho é possível, que as oportunidades podem aparecer a qualquer momento e elas devem estar prontas para aproveitar”, explica o prefeito Duciomar Costa, que faz questão de ir aos bailes e dançar a valsa com todas as aniversariantes.

Em Outeiro foram 39 debutantes homenageadas no último baile do ano, que aconteceu em uma casa de recepções na Praia da Brasília, na noite da última sexta-feira, 09. Ao todo, foram mais de quatrocentas adolescentes atendidas em 2011 e a intenção da prefeitura de Belém é ampliar a programação, incluindo mais comunidades e o Distrito de Mosqueiro,uma vez que o projeto, vinculado à Fundação Papa João XXIII e ao Programa Ama Belém, tem como objetivo resgatar a auto-estima da adolescente e da família, já que os pais também sofrem por não poder proporcionar às filhas a festa que gostariam.

“A minha filha é uma boa menina, estudiosa... ela merece tudo isso, mas eu não tinha como pagar por tudo isso. Fico muito contente com a prefeitura com esse presente pra ela que eu não poderia dar”, fala emocionada a dona de casa Rosália Figueira Salgado, mãe da debutante Viviane Cristina Figueira. “Nessa idade, eu ganhei uma comemoração muito simples e queria muito que os 15 anos dela fossem assim”, comemora.

Durante a festa, a maior expectativa das debutantes, que ganharam café da manhã no Palácio Antônio Lemos, vestido, ensaio fotográfico, bolo de quinze anos, baile com direito a DJ, fotos, filmagem e distribuição de rosas, foi o sorteio de dois computadores portáteis. Raquel Silva Soares não conteve as lágrimas ao ganhar um deles. “Eu sempre quis, mas nunca foi possível”, disse a adolescente. “Nós não tínhamos condições de dar (um computador) para ela, aí veio essa iniciativa do prefeito e eu disse: minha filha tenha fé em Deus, que você vai ganhar... e ela ganhou!”, festejou dona Maria Marta Anunciação, mãe de Raquel.

A debutante Thayane Cristine Ferreira, junto com a mãe Rosilene Gomes Ferreira, comemorou o baile que reuniu famílias de vários bairros do distrito. Thayane conta que foi inscrita no projeto pelo Centro de Referência em Assistência Social – Cras de Outeiro, onde a família recebe apoio psicossocial. “A maioria das aniversariantes aqui é de pessoas que a gente conhece, que a gente convive, fica tudo uma festa em família”, afirma Rosilene.



Texto: Tânia Menezes
Fotos: Elivaldo Pamplona

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...