O
público que utiliza os serviços do Instituto de Terras do Pará (Iterpa) já
dispõe de uma estrutura física mais confortável e maior dinamismo no
atendimento. A reestruturação das dependências da instituição, iniciada em
novembro de 2011, faz parte do Projeto de Modernização e Fortalecimento
Institucional do Iterpa.
O
acesso mais rápido às informações e o acompanhamento de processos estão entre
os serviços oferecidos. O espaço da Gerência de Atendimento ao Público foi
readequado, com novo mobiliário e pintura, além do sistema informatizado,
indispensável para o atendimento ao público.
Em
média, a Gerência atende diariamente 80 pessoas. Para ampliar a eficiência e
agilidade no trato com a população, o setor também dispõe de uma equipe
capacitada, formada por seis agentes de atendimento ao público. “Fizemos estas
reformas para proporcionar mais conforto e melhorar o atendimento para aqueles
que nos procuram, tanto para obter informações como para novos procedimentos, e
também para os que estão com processos em andamento”, explicou na terça-feira
(10) o presidente do Iterpa, Carlos Lamarão.
A
reforma começou pela rede elétrica do prédio, em novembro de 2011. As obras
chegaram à fachada do prédio, que recebeu nova pintura e retirada de
infiltrações, e à Coordenadoria de Documentação e Informação, onde foram
instalados novos equipamentos no sistema de refrigeração, necessários para a
conservação dos documentos do acervo fundiário do Estado. “As reformas, feitas
com recursos próprios do Iterpa, também propiciam melhores condições de
trabalho aos funcionários e contribuem para o alcance dos objetivos do
Instituto”, ressaltou o presidente.
Equipamentos - A Gerência de Cartografia, responsável pela
atualização da base cartográfica e análise de todos os processos de
regularização de terras no Pará, também passou por reforma, recebendo nova
pintura e equipamentos necessários ao trabalho diário, como novos computadores.
Uma equipe composta por oito técnicos, entre geólogos e geomensores
(profissionais especializados nas áreas de medições e mapeamento), foi treinada
e já está atuando desde o último dia 2 de janeiro.
O
próximo passo, informou o presidente, será a reformulação do Núcleo de
Tecnologia e Informação, que fornece o suporte para as atividades tecnológicas
do Instituto. Em seguida, serão renovados os equipamentos e veículos
necessários aos trabalhos de campo.
Carlos
Lamarão adiantou que está em fase de estudos de viabilidade a criação de quatro
Delegacias Regionais de Terras, em locais estratégicos, de acordo com a Lei
Estadual nº 4.584, que prevê a instalação de representações do Iterpa nas
demais regiões do Estado. “Essas delegacias têm a finalidade de facilitar o
acesso da população ao Iterpa e o trabalho do Instituto”, informou ele.
Serviço: Mais informações sobre o Instituto de Terras do
Pará podem ser obtidas no site http://www.iterpa.pa.gov.br
e pelo e-mail maria.borges@iterpa.pa.gov.br
Texto:
Manuela Viana-Secom
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