Total de visualizações de página

terça-feira, março 01, 2011

SEJUDH celebra Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de março deste ano será celebrado com a realização de diversas atividades, em todo o Estado do Pará. Uma série de eventos alusivos ao Dia Internacional da mulher será promovida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), em parceria com diversas instituições estaduais. O Cronograma foi preparado com o intuito de aproveitar o período pré-carnavalesco para melhor divulgar ações ligadas ao tema "Mulher empoderada contra a feminização da Aids".
A campanha de 2011 visa mobilizar mulheres na prevenção da Aids. E para isso, materiais informativos serão distribuídos desde a temporada que antecede o Carnaval. A programação também continuará posteriormente a esse período.
A Coordenadoria de Promoção dos Direitos da Mulher (CPDM), da SEJUDH, uniu forças com o Conselho Estadual de Direitos da Mulher (CEDM) e outras instituições, como: as Secretarias Estaduais; as prefeituras e conselhos municipais; além de organizações da sociedade civil, para construir as atividades de conscientização.
O tema deste ano busca combater o aumento do número de mulheres contaminadas pelo vírus HIV. Há 11 anos, a proporção de contaminados com o vírus era de seis homens para cada um caso em mulheres. Já em 2009, foram contabilizados 1,6 casos em homens para um em mulheres. Diante de dados que apontam o crescimento da contaminação em relações heterossexuais e, na maioria, por parceiros estáveis, a coordenadoria busca alertar e pôr em destaque os riscos do não uso de preservativos. Mulheres de 15 a 24 anos também são visadas pelo Ministério da Saúde, que lançou recentemente uma campanha de Carnaval, com o objetivo de atingir, principalmente, as jovens e de baixa renda.
Programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher
Em Belém
No dia 2, a Coordenadoria de Promoção aos Direitos da Mulher (CPDM), da SEJUDH, promove uma audiência pública. A concentração será realizada às 10h, em frente à Assembleia Legislativa (ALEPA).
No dia 6, a CPDM divulga o tema "Mulher empoderada contra a feminização da AIDS", às 8h, na Praça da República, junto ao Bloco "Crias do Curro Velho". A saída será na escadinha da Estação das Docas.
No dia 18, o GTAS/SEJUDH, ainda em comemoração ao 8 de março, promove, às 8h30, Yoga. E a partir das 9h, um Cine - Fórum: "Direitos Humanos das Mulheres, um X na questão", com a debatedora Rosana Ribeiro. A programação do dia encerra às 11h com a Dança Circular.
Em Santarém
De 28/03 a 01/04 acontece a Capacitação dos Profissionais do Centro de Referência "Maria do Pará" das 8h às 18h.
No dia 29/03 será inaugurado o mais novo o Centro de Referência "Maria do Pará".
Em Irituia
De 14 a 18 de março, serão promovidas diversas atividades no município.
Núcleo de Comunicação – SEJUDH

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...