Total de visualizações de página

quarta-feira, dezembro 14, 2011

@ NOTÍCIAS NATALINAS

Artesãos paraenses
participam da exposição
"Presépios do Mundo"
Mais significativo símbolo do Natal, o presépio é conhecido mundialmente pelos seus personagens e pelo significado especial do momento que retrata, o nascimento de Jesus. Este ano, artistas de vários países emprestam sua criatividade na montagem de presépios nos quais o diferencial é a matéria-prima. Até domingo (18), a Exposição Presépios do Mundo, no shopping Jardim Sul, em São Paulo, oferece ao público uma variedade de presépios confeccionados com materiais que incluem desde arame e madeira, até elementos típicos da Amazônia, como as fibras de miriti e patchouli.
O artesanato do Pará está representado na exposição com presépios criados pelos artesãos Raimunda Toscano, Darlindo Oliveira e Josias Plácido Alcântara Silva, que comercializam seus produtos na Casa do Artesão, no Espaço São José Liberto. Raízes e fibras do miriti, folha seca de açaí e sementes foram usados por Raimunda Toscano – que há anos confecciona sachês e bonecos perfumados – para compor um dos presépios da mostra. O artesão Darlindo Oliveira, um dos mais conhecidos mestres balateiros do Estado, criou os personagens com a balata, seiva extraída da balateira, árvore típica do oeste paraense.
A fibra de miriti – palmeira regional conhecida por fornecer a matéria-prima para brinquedos e objetos de decoração – também foi usada por Josias Plácido Alcântara, que juntou à sua criação o perfume inconfundível do patchouli, outra raiz típica da Amazônia.
Diversidade – A exposição inédita é composta de 40 presépios, oriundos de 20 países da África, Ásia e América Latina. Entre os trabalhos expostos, seis são do Brasil. Além das criações dos três artesãos paraenses, destacam-se ainda os presépios criados pelo jardineiro e artesão Estevão Conceição e pelo estilista Celso Munhoz, que já trabalhou na Vogue Paris e na Marie Claire França.
“Presentear o público neste Natal com um pedacinho da cultura e da tradição de várias partes do planeta, por meio dos presépios, que são um dos principais símbolos da data, foi o que nos motivou a trazer a exposição”, informa o gerente de Marketing do shopping Jardim Sul, Carla Sabato. “Escolhemos os artistas de maneira que retratassem a diversidade da cultura brasileira”, ressalta.
Segundo o gerente comercial do Espaço São José Liberto, Thiago Gama, a participação de artesãos do Pará na mostra internacional “valoriza o trabalho dos artistas locais, que fazem da atividade manual não apenas fonte de geração de renda e ocupação para centenas de outros profissionais, mas também um elemento de divulgação da cultura regional”.
Serviço: A exposição Presépios do Mundo pode ser visitada de segunda-feira a sábado, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14 às 20 horas, no shopping Jardim Sul (avenida Giovanni Gronchi, 5.819, piso 1), na cidade de São Paulo.

Texto:
Socorro Costa-Secom
Horto Municipal terá
Programação
especial de Natal
 As luzes na cidade já anunciam a chegada do Natal. Os enfeites e opções de lazer aproximam pais, filhos e famílias inteiras do espírito natalino. Dentro desse clima festivo e solidário que caracteriza esta época do ano, uma programação especial foi montada na Praça Milton Trindade, mais conhecida como Horto Municipal, pela Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). A programação intitulada “Natal Ambiental” inicia nesta quinta-feira (15), e segue até o dia 22 de dezembro, de 18 às 22 horas.
 Durante oito dias, a população poderá conferir apresentações teatrais, dança, música, casa do Papai Noel e a visita do “Bom Velinho”. A programação terá ainda apresentações da Banda da Guarda Municipal, Grupo de Teatro Companhia do Sarau, Orquestra de Violoncelo da Amazônia, Grupo de Teatro Palhaços Trovadores, cantora Lucinha Bastos, e muito mais. O objetivo final é mostrar a importância da conscientização ambiental por meio das apresentações.
 Os visitantes poderão doar brinquedos que serão destinados as crianças que se encontram em hospitais. Além de que, podem entregar no Horto Municipal material reciclável como garrafas, papel, metal, alumínio, plástico, entre outros, que serão recolhidos pela Associação dos Catadores da Coleta Seletiva de Belém (ACCSB), projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). A partir disso, os catadores selecionarão todo o material, farão o reaproveitamento e o encaminharão para a reciclagem, incentivando assim, a Coleta Seletiva no município de Belém, o que contribui com a limpeza da nossa cidade.
A Semma pretende mostrar que pequenas atitudes como a Coleta Seletiva e reaproveitamento de materiais descartados, podem minimizar impactos ambientais e, também, o exercício da cidadania e a solidariedade por meio das doações de brinquedos.
 Confira a programação:
 Dia 15 de Dezembro - Abertura com programação cultural
 18:00h – Apresentação coreográfica
18:15h – Abertura com a Secretária.
18:30h – Visita a Casa do Papai Noel ( até ás 21h)
18:30h – Banda da Guarda Municipal
19:00h – Estrela de Natal
19:10h – Grupo de Teatro Companhia do Sarau
20:00h – Pagode Natalino
21:00h – Palhaços da Natureza                           
21:30h - Cortejo final (bandinha)
 Dia 16 de Dezembro
 18:00h – Apresentação coreográfica                                                       
18:30h – Pagode Natalino
18:30h – Grupo de Teatro Companhia do Sarau
19:30h – Coral da Combel
20:30h -. Estrela de Natal    
20:50h – Dança Flamenca    
21:00h – Palhaços da Natureza
21:30h -  Cortejo final   
 Dia 17 de Dezembro
 18:00h – Apresentação coreográfica
18:15h – Grupo de Teatro Companhia do Sarau                                                                
19:00h–. Estrela de Natal e Dança Flamenca
19:15h – Orquestra de Violoncelo da Amazônia
20:15h – Lucinha Bastos
21:45h -  Cortejo final
Dia 18 de Dezembro
 18:00h – Apresentação coreográfica                                                       
18:30h-  Grupo de Teatro Companhia do Sarau
19:30h – Coral da COMBEL
20:30h – Estrela de Natal
20:40h – Grupo de Teatro Palhaços Trovadores.                                        
21:30h – Pagode Natalino
21:40h – Cortejo Final
Dia 19 de Dezembro
 18:00h – Apresentação coreográfica                                                           
18:30h-  Pagode Natalino
19:00h – Grupo de Teatro Companhia do Sarau                                            
20:00h – Estrela de Natal                                                       
20:10h – Palhaços da Natureza
21:00h - Cortejo final
 Dia 20 de Dezembro
 18:00h – Apresentação coreográfica
18:15h-  Pagode Natalino
18:30h – Grupo de Teatro Companhia do Sarau                                            
20:30h – Estrela de Natal
20:40h – Palhaços da Natureza
21:10h - Banda Senta Peia                                                     
21:30h - Cortejo final
 Dia 21 de Dezembro
18:00h – Apresentação coreográfica
18:15h-  Pagode Natalino
18:30h – Grupo de Teatro Companhia do Sarau                                            
19:30h – Estrela de Natal
19:40h – Palhaços da Natureza
20:40h - Banda Senta Peia
21:30h – Cortejo Final
 Dia 22 de Dezembro
18:00h – Apresentação coreográfica
18:15h-  Pagode Natalino
18:30h-  Banda da Guarda Municipal
19:00h – Grupo de Teatro Companhia do Sarau                                             
20:00h – Estrela de Natal
20:00h – Coral da Combel
21:00h - Banda Senta Peia
21:30h - Cortejo final

Texto: Ana Paula Azevedo – Ascom Semma
Natal Solidário da Emater
presenteia mais de
100 crianças rurais
Nesta quarta-feira, 14, às 9h, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) promoverá mais um Natal Solidário, em que 130 crianças de duas comunidades rurais de Marituba e Benevides, na Região Metropolitana de Belém, receberão presentes de funcionários e participarão de uma festa com Papai Noel, Mamãe Noel, brincadeiras e um café da manhã especial.
As crianças são integrantes de famílias agricultoras atendidas pela Emater. “O agricultor familiar, que é o público prioritário da Emater, em geral tem condição econômica complicada. O Natal Solidário é uma oportunidade de colocarmos nossa solidariedade em prática e de nos aproximarmos mais ainda das nossas principais parceiras: as famílias rurais”, diz a presidente da Emater, Cleide Amorim.
Cada criança foi apadrinhada voluntariamente por um funcionário. “Já desenvolvo trabalhos de caridade ao longo de todo o ano, mas cada um permite uma emoção específica, que sempre me impressiona e faz valer a pena”, conta a assessora da presidência Leda Martins, que escolheu um menino de sete anos. Os padrinhos são livres para dar quantos presentes quiserem. O evento será realizado no galpão do escritório central da Emater, em Marituba. A previsão é que a festa se estenda até o meio-dia.
Operação de Natal da Sefa
vai visitar lojas em
shoppings e na Braz
A Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa) iniciou a Operação de Natal, com fiscalização no período de 6  a 27 de dezembro, nos estabelecimentos dos três shoppings de Belém, na avenida Braz de Aguiar e transversais, e nas grandes lojas do comércio varejista de Belém. No comércio de rua, a fiscalização iniciou na última segunda-feira, 12, com a  ida dos auditores aos estabelecimentos, de acordo com escala de trabalho pré-definida. A Coordenação da Sefa em Belém vai atuar com 36 auditores.
O objetivo da operação é verificar a regularidade cadastral e de emissão de documentos fiscais, dando continuidade ao Programa de Fiscalização elaborado pela Secretaria da Fazenda, e, consequentemente, aumentar a arrecadação dos estabelecimentos fiscalizados. A estimativa é alcançar 800 contribuintes. Empresas que têm faturamento anual acima de 120 mil são obrigadas ao uso de Equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF). A emissão de nota fiscal série D, impressa, só ocorre em caso de falta de energia para emitir cupom fiscal ou quando há defeito no ECFD.
“Nas visitas o pessoal vai observar se a empresa já possui equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF), e se o mesmo está funcionando. Caso contrário, deverá ser apresentado o atestado de intervenção, sob pena de apreensão do mesmo. O procedimento será aplicado em todos os estabelecimentos”, informa a coordenadora da Cerat Belém, auditora de receitas Márcia Santos.
A auditora de receitas estaduais afirma que hoje 96% das empresas obrigadas ao uso do ECF, nos três maiores shoppings de Belém, já procuraram a Sefa para atualizar os dados cadastrais e solicitar o uso do ECF. “Agora vamos fazer o mesmo trabalho feito nos shoppings, nas lojas localizadas nas ruas”.
Márcia Santos lembra que “quando a pessoa exige a nota fiscal ela não só garante o direito de reclamar, caso precise trocar o  produto, ela também exerce o papel de cidadão, fiscalizando, pois o imposto está incluído no valor de cada compra, e o contribuinte só vai repassar para o estado o imposto se emitir cupom ou nota fiscal. Quando o vendedor não emite  cupom, provavelmente ele não vai  declarar  esta venda, e não vai recolher o imposto também”.

Texto:
Ana Márcia Pantoja-Sefa
Feira de Artesanato
oferece opções de
presentes agroecológicos
Neste fim de ano,  o transeunte que passar pela BR-316 ainda com presentes a comprar pode dar uma paradinha no escritório central da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), que fica à beira da rodovia, em Marituba, e conferir a Feira Natalina de Artesanato que o órgão promoverá de 20 a 23 de dezembro, das 8h às 16h.
Serão 30 artesãos da Região Metropolitana de Belém vendendo produtos agroecológicos diversos, a preços acessíveis. Será possível comprar roupas, sapatos, bolsas, brinquedos, biojoias e plantas ornamentais – tudo reciclando ou representando a matéria-prima da floresta, como sementes, palha e cartilagem de peixe. O grupo de produtores faz parte de um projeto social do escritório regional das Ilhas da Emater: “Geração de Renda Por Meio de Atividades Artesanais”. A Feira terá acesso livre e gratuito. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3256-3296. 
Rede Cultura grava
Especial de Natal
O espetáculo "O Presente Precioso - Um Conto de Natal", encenado pelo Centro de Dança Ana Unger, vai ser transformado em um espacial de Natal para ser exibido pela Rede Cultura de Comunicação no dia de Natal, 25. O diretor do especial, Robson Fonseca, irá utilizar três câmeras para captar toda a movimentação das cerca de 800 pessoas, entre adultos e crianças, que vão mostrar todo o clima de magia do espetáculo que conta uma história natalina regada a muita arte.
A gravação será realizada nesta quarta-feira, 14, às 17h, durante uma das apresentações do conto natalino e terá como cenário o Theatro da Paz. O enredo do espetáculo conta com muitas coreografias. Os alunos de balé e dança do Centro de Danças Ana Unger vão contar a história do garoto que busca durante toda a vida o seu "presente precioso", o que representa a confraternização entre os povos e a diversidade cultural.
O "O Presente Precioso - Um Conto de Natal" é inspirado na obra literária de Spencer Johnson, em um enredo que conta a história de um menino, seu velho amigo e a busca pelo presente precioso. Desta forma, a equipe técnica se utiliza da dança, do teatro e de elementos audiovisuais.

Texto:
Ronaldo Quadros-Funtelpa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...