Total de visualizações de página

quinta-feira, dezembro 08, 2011

@ PREFEITURA DE BELÉM e suas ações nesta quinta...

Órgãos municipais não
terão expediente
administrativo nesta quinta
 A Prefeitura Municipal de Belém informa que no dia de Nossa Senhora da Conceição, celebrado nesta quinta-feira (08), não haverá expediente administrativo em suas secretarias.
 Órgãos como as de Administração (Semad), Finanças (Sefin), Economia (Secon), Educação (Semec), Urbanismo (Seurb) e a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) não funcionarão.
 No entanto, a Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), Guarda Municipal de Belém (GBel), e as secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma), Urbanismo (Seurb) e Saneamento (Sesan) funcionarão apenas em caráter de escala dos serviços operacionais.
 A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) atenderá em regime de urgência e emergência, com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), Hospital Municipal de Mosqueiro e os dois Prontos Socorros da capital, Humberto Maradei Pereira (Guamá) e Mário Pinotti (14 de março), funcionando normalmente.
 Na sexta-feira (09), todas as secretarias e órgãos municipais de Belém voltarão a funcionar normalmente.

Texto: Flávia Barros
Prefeitura Municipal de Belém
Distritos de Belém recebem
audiências públicas
para definição do PMHIS
 No mês de dezembro, a agenda de Belém será marcada pela seqüência de audiências públicas que a Prefeitura do Município promoverá em cada um dos oito Distritos Administrativos de Belém e Região Metropolitana. Em cada distrito, as audiências possibilitarão aos moradores conhecer os resultados do Diagnóstico Habitacional de Belém, além de apresentar propostas de melhorias para a cidade, validar o Diagnóstico em si e eleger delegados para junto ao poder público representar cada Distrito de Belém.
 O objetivo de apresentar às comunidades de cada distrito o Diagnóstico Habitacional de Belém (DHB), que é constituído de cinco volumes e contém uma leitura da realidade da cidade de Belém, é promover a interação direta do munícipe nas diretrizes da política habitacional de sua cidade, que é o processo para a elaboração do PMHIS (Plano Municipal de Habitação de Interesse Social de Belém), desenvolvido pelo Município, através da coordenação da Secretaria Municipal de Habitação de Belém (Sehab) e do Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social (CMHIS), com a assessoria do Instituto Amazônico de Planejamento, Gestão Urbana e Ambiental – IAGUA.
 Na abertura da primeira Audiência Pública, ocorrida no Distrito Administrativo de Belém (Dabel), no último dia 02, o secretário municipal de Habitação, Osvaldo Gonzaga Santos, ressaltou que “a participação de todos vai espelhar a necessidade de cada distrito e vai gerar um plano que trabalhe com aquilo que mais se aproxima da realidade habitacional de Belém”. A concepção do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social de Belém (PMHIS) visa, entre outros aspectos, criar mecanismos que reduzam o déficit habitacional do município, promover a regularização fundiária dos imóveis, objeto do PMHIS e articular ações da Política de Habitação com programas de inclusão social.
 A participação nas audiências públicas concederá ainda ao público belenense a oportunidade de conhecer dados como o déficit habitacional, política habitacional, assentamentos precários, movimentos sociais e a moradia em Belém no período de 1998 a 2008. O diagnóstico habitacional apresentado aos moradores de Belém já registrou que 53% das casas presentes na capital paraense estão em condições de assentamento precário, elevando a necessidade de representatividade dos moradores de cada bairro nas audiências.
 Para Humberto Daniel, representante da sociedade civil, “o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social deve levar a cidade a repensar o futuro na consolidação do interesse social sem a média de quem é mais ou menos. Belém precisa saber que esse é um grande momento de colher o que é bom para o futuro da cidade”. Daniel relembrou também que a sociedade civil deve se fazer representar, inclusive em função do reordenamento da cidade conduzido pela força da indústria da construção civil.
 Nesta quarta-feira (07), o Distrito do Guamá participou de sua audiência pública na Sociedade Esportiva Beneficente Imperial e após o cumprimento da agenda em cada distrito, o município realizará a Conferência Municipal de Habitação de Interesse Social, nos dias 27 e 28 de dezembro como está relacionado a seguir:

Distrito Administrativo do Outeiro – DAOUT;
Local: Escola Bosque Prof. Eidorfe Moreira
Data: 13/12/2011 Horário: 16 às 20h

Distrito Administrativo do Mosqueiro – DAMOS;
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Honorato Filgueiras.
Data: 15/12/2011 Horário: 16 às 20h

Distrito Administrativo da Sacramenta – DASAC;
Local: Escola Salesiana do Trabalho
Data: 17/12/2011 Horário: 16 às 20h

Distrito Administrativo do Benguí – DABEN;
Local: Auditório do DETRAN-Pa.
Data: 19/12/2011 Horário: 16 às 20h

Distrito Administrativo do Entroncamento – DAENT;
Local: Comando Geral da Polícia Militar
Data: 20/12/2011 Horário: 16 às 20h
Conferência Municipal de Habitação de Interesse Social;
Local: Auditório do CCNT – UEPA – Enéas Pinheiro, 2626
Data: 27/12/2011 Horário: 16 às 22h
         28/12/2011 Horário: 08 às 17h

Texto: Jéssica Ferreira – Ascom Sehab
Prefeitura Municipal de Belém
Coordenadoria de Comunicação Social
Encontro reúne 200 homens
pelo fim da violência
contra a mulher
 Com a finalidade de chamar a atenção das autoridades públicas e da população para o fim da violência contra a mulher, Belém sedia pela primeira vez o “I Encontro de Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher – Campanha do Laço Branco em Belém”, que faz parte da programação da campanha “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”.
 Cerca de 200 homens participam da abertura, nesta terça-feira (06), no Cinema Olympia, do evento organizado pela Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel) da Prefeitura de Belém. A campanha se encerra no próximo domingo (10).
 Com o tema, “Conversando a gente se entende”, o evento buscou promover entre os participantes a proteção e defesa dos direitos das mulheres, sem distinção de cor, raça, etnia, geração e orientação sexual. Durante o encontro vários temas foram discutidos, entre eles: os diversos tipos de violência contra a mulher e a Lei Maria da Penha.
 O evento contou com a participação da delegada Alessandra Jorge, do psicólogo Mário Brito e da pesquisadora Adelma Pimentel.
 Segundo a coordenadora geral da Combel, Kendra Botelho, eventos como esses conseguem mudar a ideia de homens que ainda agridem suas companheiras. “Encontros como esse, ainda mais quando são feitos apenas para homens, conseguem desconstruir o quadro em que hoje vivemos, de mulheres que vivem subordinadas por seus maridos. Com isso, conseguiremos mudar a história”, afirmou.
 Para a pesquisadora e professora da Universidade Federal do Pará (UFPa), Adelma Pimentel, o encontro termina, mas a campanha contra a violência a mulheres continua. “Todos sabemos que o evento tem data para terminar, mas sabemos também que seguirá a reflexão sobre tal assunto”, disse.
 A Combel é uma coordenadoria que tem como missão formular, executar, monitorar, avaliar e articular políticas públicas que visem a promoção, proteção e defesa dos direitos das mulheres.

Texto: Edson Oliveira / Fotos: Adriano Magalhães
Prefeitura Municipal de Belém
Coordenadoria de Comunicação Social
Escola de Mosqueiro é o
destaque dos II Jogos
Escolares Municipais
 A Escola Lauro Chaves, de Mosqueiro foi o destaque dos II Jogos Escolares Municipais, que aconteceu entre os dias 03 a 07 de dezembro, em 11 escolas e na UEPA. A escola da “Bucólica” venceu quatro categorias no tênis de mesa e duas no futebol de campo da competição estudantil promovida pela Prefeitura de Belém.
 Ao todo, 350 alunos de 23 escolas municipais participaram dos Jogos, que ainda teve competições de vôlei, queimada, atletismo, futebol de areia e handebol. Foram premiados os alunos que conseguiram o primeiro ou segundo lugar de cada modalidade.
O encerramento dos Jogos ocorreu, na manhã desta quarta-feira (7), na Escola Superior de Educação Física, com os jogos finais do futebol e as últimas quatro provas do atletismo.
 Um dos atletas que se destacou foi Afonso Gabriel, de 15 anos, aluno da Lauro Chaves. Afonso, que é ex jogador do sub 15 do Paysandu, venceu a prova dos 100 metros e também garantiu o primeiro lugar na prova do salto em distância, com a impressionante marca de 5 metros e 56 centímetros.
 O Departamento de Educação Física (DEEF) da Secretaria Municipal de Educação (Semec) comemorou os II Jogos como um marco. Pela primeira vez, eles aconteceram nas 11 escolas que possuem quadras cobertas e aparelhadas. Um projeto cumprido à risca pela secretaria.

Texto: Syanne Neno / Fotos: Ascom Semec

Prefeitura Municipal de Belém
Coordenadoria de Comunicação Social
Belém recebe programação
natalina a partir desta quinta-feira
As noites de dezembro em Belém contarão com uma programação natalina especial. A partir da próxima quinta-feira (08), um dos cartões postais mais bonitos e freqüentados pela população e pelos turistas na cidade, a Praça da República será palco do projeto “Belém, Natal de Luz” da Prefeitura Municipal de Belém. A abertura da programação será 18h com a chegada do Papai Noel. Haverá ainda auto de natal, além de apresentações musicais e teatrais.
O prefeito de Belém, Duciomar Costa detalha que a programação especial é um presente para Belém. “Faço um convite as famílias para esta celebração de amor e de paz. Sentimentos que a cada ano são renovados através do renascimento de Cristo em nossos corações”, disse o prefeito.
Até o dia 23 de dezembro o público irá conferir, nos horários de 19h às 21h30, espetáculos de dança, de teatro, recitais de músicas; apresentações de bandas, bandas de fanfarras, orquestras e cameratas. Em todas as noites da programação, o Papai Noel fará a alegria de adultos e crianças que, também, poderão assistir a história do nascimento do menino Jesus, no Auto de Natal.
Para a diretora geral do Gabinete do Prefeito, Helen Zaparole, a escolha do complexo da Praça da República foi estratégica. “Além de ser uma praça muito bonita e localizada no centro de Belém, tem uma representação social diferenciada. É um espaço do povo, e nossa iniciativa é valorizar esse espaço com a ornamentação natalina, atraindo toda população da cidade”, ressaltou.
Segundo Carlos Amílcar, titular da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), uma das organizadoras do evento, a programação encerra no dia 23 de dezembro, com atrações em diversos pontos da praça. “Tudo foi preparado com muito carinho e a programação tem tudo para começar a fazer parte do calendário de eventos da cidade”. Outra opção de diversão para os pequeninos será o ônibus-biblioteca Levi Hall de Moura, da Biblioteca Avertano Rocha, que estará com diversas atividades lúdicas.
Preparativos - Para tornar a Praça da República palco da programação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou a revitalização do paisagismo, roçagem, poda das árvores, limpeza dos lagos, recomposição do gramado com mais de quatro mil metros de gramas de amendoim e pelo de urso. Segundo Camila Miranda, secretaria municipal de Meio Ambiente, a Praça da República recebeu ainda mais de 10 mil mudas. “Entre as espécies estão lantanas amarelas, mini pândanus, mini alamandas, mini copos de leite, agaves, ipês amarelos, tracuàs, entre outras”.

Confira a programação completa:

Espaço - Anfiteatro “Cenas de Natal”

1- Coreto “Euterpe”
Espaço “Sons de Natal”
Apresentações e recitais de música instrumental, bandas , fanfarras, orquestras e cameratas.
Datas: 08, 09, 10, 11, 16, 17, 18, 21, 22 e 23 de dezembro de 2011.
Horários: 19h e 20h30.

2- Coreto “Pavilhão da Música”
Espaço “Vozes de Natla”
Apresentações e recitais de corais, madrigais, grupos vocais, e solistas entoando cânticos tradicionais de Natal
Datas: 08, 09, 10, 11, 16, 17, 18, 21, 22 e 23 de dezembro de 2011.
Horários: 19h30 e 21h

3- Anfiteatro “João Amazonas Pedroso”
Espaço “Cenas de Natal”
Espetáculos de dança, teatro, pastorinhas e Auto de
 Natal.
Datas: 08, 09, 10, 11, 16, 17, 18, 21, 22 e 23 de dezembro de 2011.
Horários: 20h e 21h30

4- Coreto “Circular”
Espaço “Papai Noel”
Presença do Papai Noel, recebendo as crianças durante as noites de programação.
Datas: 08, 09, 10, 11, 16, 17, 18, 21, 22 e 23 de dezembro de 2011.
Horários: 19h e 22h

5- Ônibus Biblioteca
“Espaço Noite Feliz”
Leitura, contação de histórias de contos natalinos, pintura, colagem e brincadeiras lúdicas.
Datas: 08, 09, 10, 11, 16, 17, 18, 21, 22 e 23 de dezembro de 2011.
Horários: 19h e 22h

6- Espaço Municipal Cinema Olympia
Exibição de filmes com temas natalinos.
Datas: 08, 09, 10, 11, 16, 17, 18, 21, 22 e 23 de dezembro de 2011.
Horários: 18h30

Prefeitura Municipal de Belém
Coordenadoria de Comunicação Social
Formação capacita Belém
como Pólo de Educação Inclusiva
 Pelo sexto ano seguido, o Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) organiza em Belém o Seminário de Formação de Gestores e Educadores. O evento com duração de cinco dias é coordenado pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado Gabriel Lima Mendes. O seminário está inserido no programa “Educação Inclusiva: Direito à diversidade”. Participam da formação, gestores e secretários de educação.
 Criado em 2003, o programa se propõe a disseminar a política de educação inclusiva nos municípios brasileiros. Belém é um dos municípios-pólo do programa, e hoje realiza formação para 82 municípios paraenses.
 Além de Belém, mais três municípios são considerados pólos de educação inclusiva: Santarém, Marabá e Altamira. O desenvolvimento do projeto pode ser conferido com o aumento nas salas de recursos à educação especial nos municípios. "Graças ao programa, Belém hoje é uma referência para os municípios na política de inclusão" comemorou a coordenadora, Liliane Fiúza de Melo.
  A Rede Municipal de Ensino tem hoje 483 crianças com algum tipo de deficiência, que são atendidas pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado Gabriel Lima Mendes.

Texto: José Luis Miranda / Fotos: Ascom Semec
Prefeitura Municipal de Belém
Gran Coral Metropolitano
presta homenagem na Fumbel
 O Gran Coral Metropolitano realizou, na manhã desta quarta-feira (07), uma homenagem surpresa para o presidente e para os funcionários da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel). Orações, cartazes, músicas e um café da manhã organizado pelo coral emocionaram os servidores da instituição.
 Dezesseis senhoras que participam do Gran Coral fizeram a homenagem ao presidente da Fumbel, Carlos Amílcar, e sua equipe. Inicialmente, o gestor da Fumbel foi representado pelo diretor do Departamento de Patrimônio Histórico da Fundação (DEPH), José Monteiro, que agradeceu a iniciativa do grupo e comunicou o atraso de Amílcar devido a problemas de saúde.
 A homenagem iniciou com preces, seguida pela música “Ave Maria” interpretada pelas senhoras do coral. Um café da manhã foi oferecido aos funcionários da Fumbel. Mesmo com a saúde abalada, o presidente da Fundação compareceu ao evento, sendo recebido por músicas que fazem parte do repertório do coral, entre elas, “Como é grande o meu amor por você”, do rei Roberto Carlos; “Fascinação”, conhecida do público na voz de Elis Regina; “Amigos para Sempre”, que ganhou várias interpretações brasileiras da versão de Luciano Pavarotti; “Anjos de Deus”, do Padre Marcelo Rossi; e encerrando, a canção do Trio Esperança, “Filme Triste”.
 Uma placa de agradecimento pela contribuição à cultural da capital, foi entregue a Carlos Amílcar, que aproveitou a oportunidade e frisou a importância do contato diário da instituição com os artistas da terra. “Não basta somente ser dirigente de um órgão público; o gestor tem que ter sensibilidade para garantir o sucesso das ações municipais”.
 O presidente da Fumbel destacou, ainda, a participação do Gran Coral durante as festividades do Círio 2011. “O Gran Coral Metropolitano foi um sucesso na trasladação e na procissão do Círio de Nazaré; uma parceria inesquecível com a Prefeitura de Belém. Obrigado pelo carinho e pela homenagem”, encerrou os discursos, Carlos Amilcar.
 
Texto: Vanda Duarte-Ascom Fumbel
Fotos: Alzyr Quaresma
Judocas da Sejel disputam
Torneio de 37º de
aniversário da Federação
Paraense de Judô
As competições do judô paraense encerram com o Torneio de 37º de Aniversário da Federação Paraense de Judô (FPAJU), neste sábado (10), a partir das 9h da manhã, no Ginásio Altino Pimenta. A Escola Pública de Judô da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) participa da competição com 20 atletas nas categorias: Infantil, Sub 13 e Sub 15.
 Este ano, a Sejel só tem o que comemorar. Foram mais de 30 medalhas conquistadas entre competições regionais, nacionais e internacionais. Entre elas, o Campeonato Brasileiro Região I, no Maranhão, em abril deste ano.
 Das 75 medalhas conquistadas pela equipe paraense, cinco foram por alunos da Sejel. Em agosto, no Campeonato Brasileiro Sub 15, realizado em Aracaju (SE), a judoca Camila Ketlen conquistou o segundo lugar e o direito à vaga no Sul Americano da Argentina. Camila trouxe o ouro e agora é a mais bem ranqueada em sua categoria, e estará participando da competição deste fim de semana.

Prefeitura Municipal de Belém
Coordenadoria de Comunicação Social
Funpapa promove união de
mais de 90 casais em
Casamento Comunitário
A Fundação Papa João XXIII (Funpapa) realiza o sonho de 91 casais, na próxima sexta-feira (9). Trata-se da primeira edição do Casamento Comunitário realizado em parceria com a Defensoria Pública do Pará. A ação acontecerá às 16h, no auditório da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (Centur) e espera receber um público de 500 pessoas incluindo familiares dos casais.
 A iniciativa tem como objetivo oferecer um serviço ainda considerado de custo elevado para pessoas que não possuem condições financeiras para pagar. A Funpapa, responsável pela mobilização, orientação e encaminhamento dos casais, ainda oferecerá um coquetel após a união civil. A Defensoria Pública colocará à disposição Juízes de Direito para formalizar as uniões.
 Os casais foram selecionados nos Encontros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realizados nos 12 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da Funpapa.

Texto: Luana Santos-Ascom Funpapa
Edição: Comus

A S C O M    FUNPAPA
Prefeitura Municipal de Belém
Coordenadoria de Comunicação Social
Mostra cultural atrai
centenas de pessoas
à Praça Brasil
Música de qualidade, exposição de pirografia (gravura em madeira), de arte em grafite em objetos e ainda aula de ginástica. Estas foram apenas algumas das atrações da VII Mostra Cultural promovida pela Coordenação de Lazer da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) na noite desta terça-feira, 06, na Praça Brasil, bairro do Umarizal em Belém.
 A mostra que reúne música, arte e atividade física é o resultado das oficinas realizadas pela Coordenação de Lazer ao longo do ano com alunos de todas as faixas etárias, inclusive idosos e crianças. A programação na praça começou ao som de flauta doce e violão, com alunos da oficina de Música interpretando compositores de renome nacional e regional como Chico Buarque, Waldemar Henrique e até a Guitarrada de Mestre Vieira.
 Uma exposição de quadros de desenhos em madeira promovida por alunos da oficina de Pirografia atraiu centenas de curiosos.  “Os quadros são lindos. Dá vontade de levar todos pra casa”, diz a dona de casa Cleonice Alves.
 Os alunos investiram no mundo dos super heróis como inspiração afirma o aluno Miquéias Pereira, 15 anos. “Pensamos nos nossos super heróis eu escolhi o Chapolin por ser um meio que às avessas, todo atrapalhado”.
 A única menina da turma de Pirografia, Nathyelly Olyveira, 16 anos, afirma que foi na oficina que descobriu que tem talento para as artes. “A oficina me abriu os olhos para um dom que eu nem sabia que tinha: pintar. Agora espero continuar me aperfeiçoando e assim investir na carreira de artista plástica”.
 As aulas de Pirografia aconteceram duas vezes por semana, durante o ano de 2011, na Escola Municipal Walter Leite, bairro do Bengui.
  Embalagens de sopa, caixas de madeira e latas de refrigerante se transformaram em obras de arte nas mãos dos alunos da oficina de Arte em Grafite. Inspirados no movimento artístico da década de 1960, o Art Pop (arte popular), que fazia uma crítica ao consumismo das grandes massas, eles reproduziram alguns dos produtos mais famosos da época como o “Chicletts”. Segundo o professor Guilherme Correa, a proposta da oficina era justamente reviver o movimento artístico, inclusive adotando as suas mesmas características: cores fortes e traços bem definidos.
 O novo secretário de Esporte e Lazer do município, Francileno Mendes, acompanhou a programação cultural na praça e propôs que a mostra aconteça em outros momentos. “Nós podemos fazer mostras itinerantes. A própria sede da Secretaria pode ser um espaço para receber essas programações culturais e assim propagar cada vez mais as ações da Sejel e dos nossos novos artistas”,afirmou.
 Para não perder o pique, um aulão de ginástica encerrou a programação.


Texto: Ascom Sejel
Fotos: Elivaldo Pamplona

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...