Total de visualizações de página

sexta-feira, dezembro 02, 2011

Uepa quer padronizar métodos e práticas no Centro Saúde Escola

 A direção do Centro de Saúde Escola do Marco, mantido pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), apresenta aos funcionários terça-feira (6), às 8h30, no Centro de Ciências Biológicas, uma nova proposta de normatizar procedimentos, práticas e ações em saúde, visando o melhor atendimento do usuário do sistema público.
O objetivo é ouvir as principais dúvidas dos servidores em relação aos diversos procedimentos e métodos usados no dia a dia, para que, depois de sanadas, possam dar origem a padrões e normas de conduta junto aos pacientes. Além disso, a ação atende à Portaria nº 625, do Ministério da Saúde, que estimula a implantação de Diretrizes Clínicas Baseadas em Evidências nos locais e instituições de ensino no Brasil.
Segundo o coordenador do Laboratório de Medicina Baseada em Evidências da Uepa, Regis Andriolo, o objetivo é melhorar os indicadores de saúde e de recursos financeiros e humanos, por meio do uso de métodos diagnósticos, preventivos e terapêuticos rigorosamente comprovados em estudos nacionais e internacionais. Também em longo prazo, o modelo que será implantado na Uepa pode se estender para a Secretária de Estado de Saúde Pública (Sespa).
“Desde o nível básico até o mais complexo de saúde, o que predomina é a incerteza, então vamos mapear as evidências, os profissionais vão eleger as dúvidas e vamos priorizar as áreas de estudo. O critério é de acordo com a relevância epidemiológica, com os custos associados aos procedimentos e até mesmo condutas administrativas”, explica.
“A ideia é dar visibilidade ao serviço, agregando valores de responsabilidade do Poder Público e da universidade em relação à qualidade de atendimento dos pacientes, melhorando a eficiência e a equidade na oferta dos serviços de saúde pública”, afirma Andriolo.
Serviço
Aula inaugural sobre as Diretrizes Baseadas em Evidências no Centro de Saúde Escola do Marco. Terça-feira, 6, às 8h30, no auditório do bloco D do CCBS (travessa Perebebuí, 2.623, Marco).

Texto:
Ize Sena-Uepa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...