As obras de macrodrenagem na Bernardo Sayão estão a todo o
vapor. Já foram feitas cerca de 350 metros de galerias fechadas. Na Rua dos
Caripunas foram aproximadamente 290 metros. A previsão da Prefeitura Municipal
de Belém (PMB), por meio do Programa de Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova
(Promaben), é que seja entregue em março a obra finalizada da Rua Bernardo
Sayão, entre Veiga Cabral e Oswaldo de Caldas Brito. Uma via nova com duas
pistas, urbanizada, pavimentada, com esgotamento sanitário, sistema viário e
ciclovia. Um presente da PMB para os moradores da cidade.
Na Rua dos Timbiras, entre Bernardo Sayão e Rua de Breves,
já foram iniciadas as obras de macrodrenagem. Na Rua dos Caripunas foi
realizado todo o sistema de macrodrenagem e agora está sendo executado o
sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
A Prefeitura trabalha para melhorar a qualidade de vida dos
moradores da Av. Bernardo Sayão e entorno, com a melhoria da infraestrutura
sanitária, ampliação e melhoria da rede de esgoto sanitário e água potável.
Serão mais de 30 mil metros de redes coletoras. Na área social, o programa
prevê a participação da comunidade, oferecendo também cursos de educação
ambiental, empreendimento, geração de emprego e renda, entre outros.
As obras de macrodrenagem da sub-bacia I têm como objetivo
garantir à população de Belém,principalmente aos moradores da área, melhoria
nas condições de habitação,ambiental e social, resolvendo os problemas
acumulados ao longo dos anos por conta da ocupação desordenada da Bacia da
Estrada Nova. Serão realizados 2.300metros de drenagem urbana, infraestrutura
viária, incluindo tratamento paisagístico, vias urbanizadas, área de recreação,
etc.
A sub-baciaI está localizada na Avenida Bernardo Sayão,
entre Veiga Cabral e Fernando Guilhon. Neste perímetro existem três canais:
Bernardo Sayão, Caripunas e Timbiras. Atualmente, o canal da Bernardo Sayão, no
perímetro Veiga Cabral à Fernando Guilhon, possui 1.060m de canal a céu aberto.
Com a obra, passará ater 1.240 m de galeria fechada.
Já o canal da Caripunas terá 300m de galeria fechada. Por
fim, o canal da Timbiras, que tem620m de canal a céu aberto, passará a 690 m de
galeria fechada, gerando um total de 2,4 quilômetros de macrodrenagem. Sobre as
galerias, haverá projetos de paisagismo, revitalização de iluminação pública,
ciclovias, quiosques, restaurantes, além de academias ao ar livre.
A obra revitalizará os canais, propiciando a melhoria
estrutural, para que possam comportar, de maneira eficiente, a maior quantidade
de águas pluviais, de formas salubre. Assim, a PMB espera evitar alagamentos e
a exposição das pessoas as doenças causadas pela falta de saneamento básico.
Texto: Ana Cláudia Martins
Um comentário:
A obra da orla de Belém tem tudo para ser um grande avanço na área urbanística da capital paraense mas não deve ser tratada como instrumento político. Nada deveria ter sido entregue e nem inaugurado ainda pois falta muita coisa para ficar dentro dos padrões mínimos de segurança e urbanismo. A continuar do jeito que está, vai acabar virando uma obra inacabada, cheia de defeitos e feia. Não podemos perder a chance de ter uma orla bonita e agradável, igual a outras tantas que existem pelo Brasil a fora apenas por questões de vaidade política. O dinheiro é público e deve ser tratado como tal, sem uso para benefícios pessoais ou políticos!
Lembrem disso quando forem votar!
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