Total de visualizações de página

terça-feira, dezembro 06, 2011

@ TURISMO ...

Paratur apresenta Plano
Estratégico de Turismo
em São Caetano de Odivelas
O presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Adenauer Góes, apresenta nesta terça-feira (6), no município de São Caetano de Odivelas, nordeste do Pará, o Plano Estratégico de Turismo do Estado, o Ver-o-Pará, documento que vai dar as diretrizes de investimentos, ações e projetos de fortalecimento do turismo entre 2012 e 2015. A apresentação acontece durante uma reunião com a prefeitura, vereadores, trade e empresários locais.
O evento começa às 10h30, no Centro Cultural de São Caetano de Odivelas, na avenida Floriano Peixoto, proximo à praça do Pescador. Participam da programação, além de técnicos do Núcleo de Registro e Qualidade da Paratur, o prefeito de São Caetano de Odivelas, Rubens Barbalho, e o secretário de Turismo, Eudes Aquino. No fim da manhã, Adenauer Góes e equipe fazem um passeio de barco em São Caetano, um dos principais roteiros de pesca esportiva do Pará. O lugar é também rico em atrativos de ecoturismo, a exemplo de viveiros de guarás, garças e outros pássaros, além de habitat de botos.

Ascom Paratur
Paratur firma parceria
com Faculdades para
fortelecer o turismo
Na tarde desta segunda-feira, 5, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) assinou, no Auditório Setorial Básico da Universidade Federal do Pará, um protocolo de intenções com as faculdades de Turismo da UFPA, Ipiranga, Fabel e Esamaz. O documento pretende estabelecer uma parceria entre a Paratur e a comunidade acadêmica para elaboração dos inventários  turísticos dos municípios do Pará, que são levantamentos com os principais dados nos municipios sobre a atividade. A parceria foi firmada durante a abertura do evento Turismo em Debate, realizado pelo Escritório Modelo vinculado à Faculdade de Turismo da UFPA.
Para o presidente da Paratur, Adenauer Góes, a parceria firmada com as faculdades é muito importante para que o conhecimento gerado nestes locais seja colocado a serviço da atividade turística. “Esta parceria com as entidades de nível superior visa uma estratégia bem definida de termos também a participação destas entidades nos inventários dos municípios”, disse.
A diretora da faculdade de Turismo da Universidade Federal do Pará, professora Silvia Helena, acredita que a inclusão dos alunos na produção dos inventários turísticos vem complementar o ensino oferecido pelas faculdades. “É uma oportunidade única por que vai possibilitar aos alunos a vivência de toda teoria que nós sempre discutimos dentro de sala de aula”, disse a professora Silvia Helena, que vê ainda esta parceria como um forma da universidade contribuir com o estado.
A abertura do evento foi feita pelo presidente da Paratur, que falou sobre o desenvolvimento do turismo no Pará através da conferência "10 anos do Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará, o que mudou?". Durante a conferência ele destacou a importância dos alunos para o projeto turístico do estado. “Vocês serão os profissionais que estarão no mercado amanhã” lembrou Adenauer, que falou ainda sobre a trajetória da Companhia Paraense de Turismo enquanto ela esteve em sua gestão.
Adenauer destacou ainda os avanços que a atividade turística tem tido no Pará, com o melhoramento da infraestrutura, a  possibilidade de criação de uma Secretaria de Estado para o setor e o plano estratégico de turismo do Pará. “Através deste plano e da marca turística do Pará nós conseguimos dá uma identidade visual para o turismo paraense”, explica.
Chegando este ano a sua 7° edição, o Turismo em Debate vem levando discussões importantes para o desenvolvimento do turismo no Pará aos alunos da Universidade Federal do Pará e a comunidade em geral. Este ano o tema do evento são os 25 anos de prática acadêmica do Escritório Modelo de Turismo, EMT.
O EMT é um projeto  de extensão desenvolvido há 25 anos pela faculdade de turismo da UFPA e tem conseguido desenvolver a prática profissional com os alunos através da realização de pequenos eventos como o próprio Turismo em Debate. Segundo a Professora Jessica França, coordenadora do Projeto, o Escritório Modelo de Turismo tem agora a pespectiva de atuar em outras vertentes. "A inventariação dos municípios do estado, a formatação de roteiros e a implantação de turismo de base comunitária são algumas das ações que nós estamos mapeando visando algumas parcerias com a Paratur", explica.
O Turismo em Debate começou ontem e vai até hoje, às 17 horas, no Auditório Setorial Básico da UFPA. Na programação, palestras mesas redondas e apresentação de posters sobre os mais diversos assuntos relacionados a atividade turística. Todo o evento tem o apoio da Paratur.

Texto:
Benigna Soares-Paratur

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...