Mais um importante passo foi dado para execução do Projeto de Revitalização do Centro Comercial de Belém. Na noite da última quinta-feira (29), representantes da Secretaria Municipal de Economia (Secon) entregaram aos lojistas da Rua Santo Antônio o projeto de revitalização das fachadas dos imóveis, no perímetro entre Av. Presidente Vargas e 1° de Março. Após a retirada dos ambulantes deste trecho, a revitalização é a segunda etapa do projeto que criará a primeira rua coberta de Belém.
A área inicialmente englobada contém 15 imóveis, que abrigam hoje 17 lojistas. Os projetos de revitalização das fachadas foram entregues individualmente, por imóvel. A secretária municipal de Economia, Ociane Vasconcelos, ressaltou que este projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Belém e os lojistas, cabendo a eles a realização das obras nas fachadas. “A primeira etapa de obras é a revitalização. Não tem como mexer na via e na cobertura sem que as fachadas estejam prontas”, esclareceu.
A arquiteta Filomena Mata, responsável pelo projeto, explicou as modificações que deverão ser feitas em cada imóvel. “Para a montagem do projeto foi feita uma análise geral da área, não só do conjunto histórico, mas também dos imóveis que estão ali e que já perderam suas características originais. Fizemos uma proposta de cores, mas isso não é muito rígido. A proposta pode ser adaptada”, disse.
Juntamente com os projetos, foi entregue o requerimento de pedido de isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel). De acordo com o presidente da Fumbel, Carlos Amilcar Sales, os lojistas que revitalizarem suas fachadas poderão ter desconto de até 100% no IPTU.
Os lojistas que estiveram presentes se mostraram satisfeitos com o projeto e dispostos a iniciar as revitalizações o quanto antes. “Já que a Prefeitura esta fazendo a parte dela, é a hora de nós, lojistas, fazermos a nossa. Essa é a oportunidade que nós temos, afinal seremos os principais beneficiados”, declarou o lojista Francisco Trajano.
Após a conclusão da revitalização das fachadas, a Prefeitura iniciará as obras de infraestrutura e urbanização, além da cobertura da rua. O objetivo é oferecer melhorias nas vias públicas, ampliando o fluxo de pessoas e dos negócios que movimentam o Centro Comercial de Belém.
Texto: Aline Paes – Ascom Secon
Nenhum comentário:
Postar um comentário