A Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves realizou na manhã
desta quarta-feira, 26, uma oficina de apresentação da “Lei Semear”, destinada
a empresários interessados em conhecer os projetos culturais do Estado e os
benefícios fiscais da Lei. Com o objetivo de mostrar os editais aprovados este
ano e de fechar possíveis parcerias com o setor empresarial, o evento contou
com a palestra “Dimensão econômica da Cultura do Pará”, ministrada por Marcos
Quinan, gerente da Semear. Nela, foram dados esclarecimentos sobre como
patrocinar editais aprovados pela Lei Semear, além dos benefícios fiscais
resultantes deste incentivo cultural.
Durante a palestra, Quinan destacou a importância do
patrocínio cultural, neste momento em que a cultura paraense desponta no
cenário nacional. “Temos Gaby, Gang do Eletro, Lia Sophia. A música paraense
está acontecendo, sendo reconhecida lá fora, e a base está aqui, em um programa
de cultura, no incentivo cultural”, aponta. O presidente da Fundação Tancredo
Neves, Nilson Chaves, que também esteve presente no encontro, ressaltou a
facilidade do patrocinador em escolher um projeto cultural a partir da Lei
Semear. “A empresa entra em contato com a Lei Semear e vê os projetos que podem
interessar a eles. É uma forma objetiva e prática da empresa focar no que
interessa a ela”, afirma.
Os projetos aprovados pela Semear são divididos em áreas
como música, cinema, folclore, teatro, vídeo e patrimônio históricos. Segundo
dados divulgados durante a palestra, ao longo de cinco anos houve um acentuado
crescimento de incentivos empresariais à cultura do Estado. No ranking de
patrocinadores, encontram-se as empresas do ramo de comércio, com 28% de
incentivo, e de tecnologia, com 21%.
Segundo o presidente, dos 137 projetos aprovados pela Lei
Semear este ano, 53 já tem patrocinadores. A intenção é que este número
aumente, valorizando cada vez mais a cultura paraense e transformando a Lei
Semear em referência nacional de incentivo a cultura. “Por meio da Lei Semear
ganha o empresário, o governo e o artista. As vezes o empresário deixa de
patrocinar o artista por não conhecê-lo ou por preferir fazer um projeto
particular. Neste ponto, a Semear se torna uma vitrine dos projetos culturais,
dando respaldo na hora da escolha do patrocinador. Por isso a ideia é
transformar a Lei Semear também em uma grande artista”, finaliza.
Texto:
Luiz Flávio-FCPTN
Fone: (91) 3202-4391 / (91) 8814-3364/9144-4225
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