Total de visualizações de página

sábado, setembro 22, 2012

Veja os números da terceira rodada Ibope em Belém

Edmilson Rodrigues cai e Zenaldo

Coutinho ganha oito pontos na 

disputa eleitoral na capital paraense

22/09/2012 - 19:00 - Eleições
 
Na terceira rodada de pesquisa Ibope, encomendada pela TV Liberal e divulgada neste sábado (22), o candidato do PSOL Edmílson Rodrigues caiu 9 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, divulgada no dia 31 de agosto. Edmílson tinha 47% e agora aparece com 38% das intenções de voto para a Prefeitura de Belém.
Em segundo lugar aparece Zenaldo Coutinho (PSDB), com 20%, o que representa um crescimento de 8% em relação à pesquisa do dia 31 de agosto, quando tinha 12% da preferência dos belenenses.
Em seguida está o candidato José Priante (PMDB), com 16%. Ele se manteve estável em relação à última pesquisa, mas caiu 6 pontos percentuais em relação à primeira rodada Ibope, do dia 10 de agosto, quando tinha 22% das citações.
Com índices sem alterações significativas, aparecem os demais candidatos: Jefferson Lima (PP) obteve 5% no início de agosto, oscilou positivamente um ponto percentual e agora alcança 8% das citações; Arnaldo Jordy (PPS) tinha, na primeira rodada, 7%, oscilou para 6% e agora oscila novamente para 5%.
O vereador Alfredo (PT) e Anivaldo Vale (PR) obtêm índices similares aos das pesquisas anteriores: 2% e 5% respectivamente. Leny Campelo (PPL), Marcos Rego (PRTB) e Sergio Pimentel (PSL) não foram citados, embora constassem do disco apresentado com os nomes dos candidatos. Dos eleitores, 3% declaram intenção de anular seu voto ou votar em branco, o mesmo percentual daqueles que não sabem ou preferem não opinar.
Espontânea - Quando não são apresentados os nomes dos candidatos, os entrevistados responderam a seguinte pergunta: Se a eleição para Prefeito fosse hoje, em quem o(a) sr(a) votaria para Prefeito de Belém?
Edmilson obtém 33% das menções (na primeira rodada foram 23%, chegando a 39% no final de agosto). Zenaldo, que tinha 11% na rodada anterior, 6% no início de agosto, cresce 12 pontos e aparece com 18% das menções espontâneas, enquanto Priante aparece com 7% das citações (8% no final de agosto e 7% no início de agosto).
Jefferson Lima tem 5%; Arnaldo Jordy e Anivaldo Vale aparecem com 4% cada um; Alfredo Costa soma 1% e Sérgio Pimentel não recebeu 1% das menções. Os outros candidatos não foram citados.
Os belenenses que não sabem ou preferem não responder a pergunta espontânea representam 23%, mesmo índice da rodada anterior, enquanto declaram a intenção de votar em branco ou anular o seu voto 4% (eram 7% no final de agosto).
Votos válidos - Calculando-se os votos válidos, onde descontam-se os votos em branco, nulos e os indecisos, Edmilson Rodrigues alcança 40%, Zenaldo Coutinho 21% e Priante 17%. Jefferson Lima 8%; Jordy 6%; Anivado 5%; e Alfredo 2%. Os nomes dos candidatos Leny Campelo, Marcos Rego e Sergio Pimentel constavam no disco apresentado aos entrevistados, porém, não foram citados por nenhum deles.
Rejeição - Com índices de rejeição próximos aos levantados na rodada anterior, quando perguntados sobre em quais candidatos não votariam de jeito nenhum, o candidato com maior índice de rejeição é Anivaldo Vale, com 27% (era 24%). Em seguida, com o índice de rejeição de 22%, aparece Arnaldo Jordy (era 27%).
Alfredo e Edmilson Rodrigues têm o mesmo índice de rejeição: 20%. Respectivamente, esses índices eram de 23% e 19% na rodada anterior. Jefferson Lima, com 18%, Priante, com 16% (eram 20%), Sérgio Pimentel, também com 16%, Marcos Rego, com 15% e Zenaldo Coutinho, com 14% encerram o cenário.
Dos eleitores entrevistados, 5% poderiam votar em qualquer um dos candidatos e 7% não sabem responder ou preferem não opinar. Nessa pergunta, o entrevistado poderia citar mais de um candidato.
No total, 602 eleitores foram entrevistados entre os dias 19 e 21 de setembro.  A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um grau de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TRE-PA sob o número 00139/2012.
Mais detalhes, como simulação para o segundo turno e perfil dos entrevistados você lê na edição deste domingo de O Liberal.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...