"Estou aprendendo bastante e ansioso para repassar os
conhecimentos adquiridos aos professores e alunos da minha escola”. É pensando
assim que o estudante do ensino médio, Adriano Carvalho Modesto, tem
aproveitado as oficinas ofertadas pela Secretaria de Estado de Ciência,
Tecnologia e Inovação (Secti), por meio do Programa Navegapará, durante a
realização da XVI Feira Pan-Amazônica do Livro.
Desde o dia 22 de setembro, professores e estudantes
participam de oficinas voltadas à inclusão digital, software livres e ao uso de
Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem.
Além de auxiliar a formação continuada de educadores, as oficinas buscam
qualificar estudantes e apresentar novas perspectivas de carreira.
“Estamos desenvolvendo um projeto para darmos monitorias aos
nossos colegas e professores no laboratório de informática da nossa escola. Com
esse curso, voltamos para nossa cidade habilitados a trabalhar uma série de
conteúdos interessantes, usando software livres”, conta Luiz Jonas Messias
Júnior, aluno da Escola Estadual Cônego Calado que junto ao colega Adriano,
veio de Igarapé-Açu exclusivamente para participarem das oficinas.
Os participantes do período da manhã já tiveram oportunidade
de serem capacitados nos seguintes conteúdos: Educação à distância; Blog para
professores; Google como ferrramenta pedagógica; Preparando aulas no BRoffice.
Até o domingo (30), serão ofertadas as oficinas de Internet básica; Criação de
Avatar de Livro Digital e Educação à distância.
O período da tarde foi planejado para atender,
principalmente, demandas dos infocentros do Navegapará, capacitando alguns
monitores. “Ao promover momentos de capacitação e aprendizagem para monitores
do Navegapará, estamos indo ao encontro do objetivo do programa que é ir além
do acesso livre à internet”, destaca Rosyane Rodrigues, coordenadora do
Programa Navegapará/Infocentros. Os
representantes de infocentros já foram capacitados a lidar com diferentes
softwares livres, tornando-se aptos, por exemplo, a desenvolverem sites e
páginas da internet.
Texto:
Ana Carolina Pimenta-Secti
Nenhum comentário:
Postar um comentário