Total de visualizações de página

quarta-feira, setembro 26, 2012

Festival de Música Brasileira dedica noite para os ritmos populares


O segundo dia do XXVII Festival de Música Brasileira apresentou, nesta terça-feira (25), um programa voltado para a música popular, com participações e atrações especialmente convidadas para a noite. O recital foi aberto com o pianista Roberare Marques, que executou, de sua autoria, o “Choro nº 1”, com Claudionor Amaral na clarineta e Joca Silva na percussão.
Em seguida, foi a vez de Robenare e Gigi Furtado, que interpretou “Conto de areia” (de Paulo Cesar Pinheiro), grande sucesso na voz de Clara Nunes, e “Canta Brasil” (Alcir Vermelho e D. Nasser) em uma roupagem original que agradou o público. As alunas Cybelle Donza (violão), Bianca Menezes (flauta transversal) e Lorena Brabo (percussão), do bacharelado em música da Fundação Carlos Gomes/ Universidade do Estado do Pará (Uepa), apresentaram “Rosa”, de Pixinguinha.
A Orquestra de Choro Uirapuru subiu ao palco com Chiquinho do Acordeon, Diego Xavier (bandolim), Jorge Mendes (trombone de vara), Elizeu Almeida (trompete), João Paulo (clarineta), Bruno Miranda (pandeiro) e Dayse Puget (percussão). Sob a coordenação de Cizinho Pamplona apresentaram “Escadaria” (Pedro Raimundo), “Tico-tico no fubá” (Zequinha de Abreu) e “Assanhado” (Jacob do Bandolim).
O festival apresentou ainda a inédita “Casa Revelada”, de Tom Salazar, que foi executada em primeira audição na Sala Ettore Bósio, com o próprio autor no violão, Moisés Ricardo Levy, no violoncelo, Armando Mendonça, no violino, e as cantoras Camila Honda e Daiane Gasparetto.
A noite terminou com a participação das instrumentistas Camila Alves (violão de sete cordas), Jade Guilhon (bandolim), Dulci Cunha (flauta transversal), Carla Cabral (cavaquinho), Laila Cardoso (violão) e Rafaela Bittencourt (pandeiro), que formam O Charme do Choro, interpretando “Chorinho”, de Waldemar Henrique, e “Poema de Amor”, de Wilson Fonseca, homenageando o violonista santareno Sebastião Tapajós, amigo do grupo.
O XXVII Festival de Música Brasileira continua até 3 de outubro. Nesta quarta-feira (26), quem se apresenta é a Orquestra Jovem da Fundação Carlos Gomes, sob a regência de Cibelle Donza, às 19 horas, na Igreja Santo Alexandre. Entrada franca.

Texto:
Maria Christina-FCG
Fone: (91) 3201-9452 / (91) 9622-6814 / 8198-9370

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...