Total de visualizações de página

quarta-feira, setembro 12, 2012

Secretário de Saúde prestigia inauguração do novo Núcleo da Criança e do Adolescente












O secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, visitou as novas instalações do Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente (Naeca), entregues na última terça-feira, 11, em cerimônia que contou com a presença do defensor público geral, Luis Carlos Portela, representantes do Corpo de Bombeiros e das Defensorias Públicas dos Estados do Maranhão e Minas Gerais.
Criado em 2005 pela Defensoria Pública do Pará, o Núcleo presta atendimento especial e integral ao público infanto-juvenil em situação de vulnerabilidade social e familiar, bem como aos adolescentes em conflito com a lei.  O serviço conta com uma equipe multidisciplinar formada por defensores públicos e técnicos da área social, como psicólogos, pedagogos e assistentes sociais.
Segundo Helio Franco, que representou o vice-governador em exercício, Helenilson Pontes, o trabalho oferecido pela Defensoria é de suma importância para a sociedade, pois envolve o acolhimento humanizado para as pessoas que mais precisam. Ele destacou que as  parcerias são fundamentais para fortalecer as políticas voltadas para crianças e adolescentes. “O trabalho da Defensoria vem ao encontro das ações desenvolvidas em prol deste público pelos demais organismos estaduais. Além da assistência jurídica, que temos aqui, o Estado mantém uma rede de proteção que conta com ações integradas nas áreas de segurança, saúde, educação, cidadania, esporte, cultura e lazer”, afirmou.
O Naeca atende, em média, 1.600 assistidos. Entre as maiores demandas se destacam o atendimento judicial, extrajudicial e audiências na área da proteção e infração realizadas na sede do núcleo. Além disso, os serviços também incluem visitas aos socioeducandos nas unidades de medidas socioeducativas, atendimento psicossocial e palestras em escolas, entre outros.
De acordo com a defensora pública e coordenadora do Naeca, Emilgrietty Santos, com a entrega da nova sede serão ampliados os serviços e a grade de profissionais para garantir atendimento mais humanizado. “A nova estrutura vai garantir um acolhimento mais digno para o público-alvo. A ideia é fazer com que todos os envolvidos nesse processo - servidores, defensores e os menores - contem com uma estrutura apropriada”, concluiu.
Texto:
Edna Sidou-Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...