Total de visualizações de página

segunda-feira, setembro 10, 2012

Alunos do Pará apresentam projeto na Olimpíada Brasileira de Astronomia



Pela terceira vez consecutiva, a Escola Estadual de Educação Tecnológica Professor Francisco das Chagas Ribeiro de Azevedo, de Icoaraci, é classificada para participar da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). A unidade foi a única selecionada entre as demais no Estado que se inscreveram para o evento.
Os alunos Renan Ângelo, Lucas Valente e José Eduardo, da quarta e sexta fase do curso de informática 2009 e 2010, participaram da seleção nacional sobre elaboração e construção de protótipos de bases de lançamentos e foguetes promovidos pela Coordenação da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mobfog.
O evento tem o patrocínio do Ministério da Ciência e Tecnologia, Agência Espacial Brasileira, Sociedade Astronômica Brasileira e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Nesta quarta versão, que ocorre no período de 15 a 18 deste mês, em Barra do Piraí (RJ), os estudantes representam o Pará com projeto aprovado na etapa seletiva composto de material reciclável – garrafa pet –, combustível não inflamável – vinagre e bicabornato de sódio – e além da tecnologia de propulsão com a marca de 205 metros.
Na última seletiva de projetos de iniciação científica, ano passado em Minas Gerias, a escola alcançou o 13 º lugar, disputando com 36 unidades públicas nacionais. Desde a fundação, em 2008, a “Francisco das Chagas Ribeiro de Azevedo” se destaca entre as instituições que integram a Unidade Seduc na Escola (USE) 13, pelas ações pedagógicas que envolvem, além dos alunos, todo o corpo técnico escolar.
Exemplos dessa integração estão nas constantes mostras de trabalhos oriundos dos cursos profissionalizantes e no êxito de programas como as olimpíadas de matemática, história, astronomia, astronáutica e de foguetes. A coordenação desenvolve atividades alusivas ao Dia da África, Semana Tecnológica, Feira de Química, Amostra de Design, Oficinas de Computação e Turismo Sustentável na Ilha de Cotijuba.
Texto:
Izabel Cunha-Seduc
Postar um comentário

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...