Total de visualizações de página

terça-feira, setembro 04, 2012

Cerest realiza pesquisa voltada para agentes de endemias


O Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest), vinculado à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), promoveu no período de 28 a 30 de agosto, em Barcarena, a Pesquisa de Dosagem de Acetilcolinesterase em Trabalhadores Envolvidos no Controle de Endemias nas Regiões de Saúde no Estado do Pará. A atividade foi desenvolvida em parceria com a equipe técnica do Laboratório Central do Estado (Lacen) e aplicada em agentes de endemias e servidores dos municípios abrangidos pelo 6º Centro Regional de Saúde, como Barcarena, Abaetetuba, Igarapé-Miri, Moju e Tailândia.
A coordenação estadual do Cerest informa, em nota técnica, que o treinamento costuma ser direcionado àqueles profissionais que entraram em contato com substâncias que inibem a acetilcolinesterase. A pesquisa foi feita por meio de Questionário de Avaliação Ocupacional dos Trabalhadores de Endemias e dosagem laboratorial da acetilcolinesterase plasmática, além do acompanhamento de resultados. O farmacêutico bioquímico, Edgar Pereira Neto, e a técnica de Enfermagem Joelma Tota, ministraram o treinamento.
“A realização da pesquisa proporcionará o conhecimento do perfil de morbimortalidade relativo à exposição, originando um importante instrumento para o planejamento, organização, desenvolvimento e avaliação das ações de saúde, como também para a criação de estratégias que visem promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, recuperação, reabilitação e vigilância em saúde relacionada com o uso de substâncias químicas, bem como o adequado armazenamento, transporte, manuseio e o descarte”, explica a coordenadora do Cerest, Jarina Gomes, em nota técnica.
A mesma atividade acontece entre os dias 03 e 05 de setembro, desta vez em Capanema, abrangendo os municípios elencados pelo 4º Centro Regional de Saúde: Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Capanema, Nova Timboteua, Ourém, Peixe Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Tracuateua e Viseu. A farmacêutica bioquímica Andreza Veiga e a técnica de Enfermagem, Joelma Tota, estão ministrando o treinamento.
Serviço:A Pesquisa de Dosagem de Acetilcolinesterase para os municípios do 4º Centro Regional de Saúde acontece até esta quarta-feira, 05, no auditório do próprio Centro, situado na rua Miguel Leite, 2805, bairro da Igrejinha, em Capenema. Informações pelo fone (91) 4006-0065.
Texto:
Mozart Lira-Sespa
Fone: (91) 4006-4822/ 4823 / 
Postar um comentário

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...