Total de visualizações de página

segunda-feira, setembro 03, 2012

Prêmio de Artes Literárias do IAP tem 60 inscrições


O Instituto de Artes do Pará (IAP) recebeu 60 inscrições para a edição deste ano do Prêmio IAP de Artes Literárias. Encerradas no último dia 23 de agosto, as inscrições contemplaram oito categorias literárias e serão premiados 16 escritores paraenses. A categoria que mais atraiu inscrições foi a Poesia (20), seguida de Conto, com 12, e a Literatura Infanto-Juvenil, com nove.
A novidade deste ano é a inclusão da categoria "Livro Reportagem", narrativa que une o texto jornalístico à literatura, com o objetivo de produzir reportagens mais amplas e que apresentam um ponto de vista autoral sobre a realidade. O gênero literário Memorialístico também é novo no Prêmio IAP de Artes Literárias. A intenção do instituto é promover o registro literário das memórias do Pará, sendo elas de pessoas ilustres ou cidades e bairros que merecem ter seu passado e presente registrados para que futuras gerações tenham a oportunidade de conhecer a história viva de seu povo, comunidade ou local.
Com inscrições enviadas de todos os recantos do Estado, Belém foi a cidade com maior número de participantes. Foram 42 inscritos, seguidos de Ananindeua e Castanhal, com quatro. Além destes, Capanema, Marabá, Itaituba, Soure, Faro, Monte Alegre e Capitão Poço estão disputando o Prêmio. As obras serão avaliadas por profissionais de notório saber e experiência na arte da escrita. Como todo prêmio literário de instituições públicas, o sigilo é garantido, uma vez que os jurados só têm acesso ao pseudônimo do autor. A preocupação é necessária a fim de garantir a isenção do julgamento. Os nomes dos vencedores serão divulgados no dia 1º de novembro deste ano.
O Prêmio IAP de Artes Literárias caracteriza-se pela oportunidade dada a todos os escritores do Estado do Pará, que veem no prêmio a possibilidade de publicação e divulgação de obras que estavam escondidas e restritas ao seu ator. Com isto, o grande público toma conhecimento do que é produzido no Estado e possibilita fomentar a publicação e a produção literária de nossos autores.
Texto:
Jeferson Medeiros-IAP

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...