Total de visualizações de página

segunda-feira, setembro 03, 2012

Evento cultural celebra o Dia da Amazônia no Centur


O dia 5 de setembro foi instituído oficialmente pra lembrar a importância de um dos patrimônios naturais mais valiosos do planeta: a Amazônia. Com mais de sete milhões de quilômetros quadrados, esse pedaço do planeta guarda não só um dos mais ricos biomas mundiais, mas também uma inestimável cultura, que será homenageada no projeto “Pará da Amazônia”, da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves.
A programação acontece na quarta-feira, 5, na Praça do Artista e no Hall Ismael Nery (andar térreo do Centur), das 14h às 22h30,  reunindo diversos elementos da cultura paraense, como literatura, produções audiovisuais, shows com grupos parafolclóricos, contação de histórias, teatro de bonecos e muitas outras atrações.
A primeira parte da programação tem como foco o público infanto-juvenil e inicia às 14h, com uma mostra de audiovisuais.  A partir das 15h é a vez da apresentação do Teatro de Bonecos do In Bust, seguida de uma sessão de contação de história, com a fábula “O caçador das palavras amazônicas”, e de uma roda de dança circular indígena, às 16h.
Quem encerra a primeira parte do evento é o grupo Palhaços Trovadores, às 17h. Ao final da apresentação, a trupe levará o público até os escritores paraenses Alfredo Garcia, Luiz Peixoto, Eliana Barriga, Nazaré Melo e Walcyr Monteiro, que são as atrações do projeto “Troca de palavras”. A atividade prevê a doação de 600 livros de literatura paraense ao público presente, com sessão de autógrafos ao final.
Às 18h, a apresentação do Ballet Folclórico da Amazônia inicia os shows da edição especial do projeto Arte na Praça. Em seguida, às 19h30, quem sobe ao palco da Praça do Artista é o Arraial do Labioso, grupo que propõe uma mistura de ritmos regionais - como o lundu, carimbó e boi bumbá - com outros estilos, como rock, reggae e maracatu. A última atração da noite será o rei do carimbó. Pinduca e banda se apresentam a partir das 21h e prometem levantar a plateia com um repertório já consagrado.
Além das programações culturais, o evento reunirá outros elementos da cultura amazônica paraense, como comidas típicas e  artesanato.
Serviço: Programação “Pará da Amazônia”. Nesta quarta-feira, 5 de setembro, a partir das 14h, na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. Atrações: shows musicais, programação infanto-juvenil e feira de produtos regionais. Entrada franca. Mais informações pelo fone (91) 3202-4370.
Texto:
Luiz Flávio-FCPTN

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...