Uma nova ferramenta de comunicação vem ganhando, a cada dia, mais espaço na rede pública estadual de ensino: o blog. Com estrutura simples e atualização rápida, o formato caiu no gosto de professores e alunos das escolas da capital e do interior do Estado. Nessas páginas são divulgadas as mais diversas atividades, ideias, projetos e iniciativas desenvolvidas no ambiente escolar.
Na Escola
Visconde de Souza Franco, em Belém, a atualização do conteúdo é levada a sério,
tanto que no último concurso para eleger o melhor blog escolar da capital, em
2010, a página da instituição foi a campeã. O blog (www.soufran.blogspot.com), que já recebeu mais de 61 mil
visitas, é alimentado pelos três professores de informática da escola, com a
contribuição direta dos alunos. As informações são recebidas e, somente após
uma avaliação desse conteúdo, e postadas.
Uma das
professoras responsáveis pelo blog, Rosana Eleres, 50 anos, explica que o
procedimento foi adotado para evitar problemas com conteúdos impróprios, mas
que não interfere na participação dos jovens. “A informação vem de todos os
setores e os alunos participam ativamente. Eles desenvolvem as atividades
e nos avisam, ou entregam os resultados dos trabalhos, como vídeos e slides,
para serem publicados. Muitas vezes eles também nos antecipam as atividades e
já aguardam a publicação”, comenta.
A aluna
do terceiro ano do Ensino Médio, Soany Palheta, 18, disponibilizou na página
eletrônica o trabalho produzido para a Feira da Cultura de 2011. O professor
José Oliveira, que também gerencia o conteúdo do blog, recorda que o
trabalho fruto do "Soufran em defesa da
arte", abordava as consequencias das drogas. “Separamos
grupos para fazer pesquisa, montar a reportagem e editar. No final trouxemos o
pessoal do “Nova Vida” (Centro de Prevenção e Tratamento de Alcoolismo e
Drogadição) para dar depoimentos”. Para Soany, a publicação foi o
reconhecimento de um trabalho bem feito. “O que a gente produz dentro da escola
tem que ser divulgado. Através do blog, todo mundo pode ter acesso a esse
conteúdo, que pode ajudar outras pesquisas”, disse.
Outra
utilidade dos blogs é a publicação do material didático para os alunos. “O
objetivo é divulgar as informações referentes à escola para os alunos. Alguns
professores já estão adquirindo o costume de disponibilizar seus materiais no
blog, o que tem sido muito eficaz, porque é uma ferramenta muito rápida,
dinâmica. Quando os alunos querem saber de alguma coisa, como dias facultados,
eles já entram e consultam o blog”, destaca a professora Rosana.
Vanguarda
– Na Escola
Estadual de Outeiro, na Ilha de Caratateua, em Belém, o blog também tem sido
uma ferramenta importante. Apesar da distância do centro da cidade, a escola
“blogueira” se mantém conectada à comunidade e com as outras unidades de ensino
através do blog (www.escoladoouteiro.blogspot.com).
A escola foi uma das primeiras a adotar a ferramenta e atualizar constantemente
o conteúdo.
A
responsável por gerenciar o blog, desde a sua criação, em 2008, é a professora
Ana Cecília Borges, 40. Junto com outros professores de Belém, ela participou
de uma das primeiras capacitações ministradas pelo professor Franz Kreuther
Pereira, um dos principais multiplicadores da ferramenta no Estado. A atividade
é promovida periodicamente pelo Núcleo de Tecnologia Educacional, vinculado à
Coordenadoria de Tecnologia Aplicada a Educação da Secretaria de Estado de
Educação (Seduc).
O blog
foi implantado assim que a professora assumiu o laboratório de informática da
escola. Ana Cecília recorda das dificuldades que enfrentou quando começou esse
trabalho. “Atualizava da minha casa, porque não internet na escola. Mesmo
assim, a conexão que eu tinha era bastante limitada”, lembra. O empenho foi
tanto que, logo no primeiro Concurso Estadual de Blog da Seduc
conquistamos o primeiro lugar.
No ano
seguinte, já com a internet instalada na escola, os alunos monitores do
laboratório também passaram a ajudar na atualização. Neste ano, o blog da
escola também foi reconhecido como um dos melhores da capital, alcançando a
segunda colocação no concurso. “Desde o início, o objetivo do blog é de
divulgar a escola e multiplicar a idéia, tanto que nossos monitores davam oficinas
para outros alunos e o resultado foi a criação de blogs vários alunos a partir
do nosso”, destaca a professora Ana Cecília.
Incentivo
- Para
fomentar as novas tecnologias no ambiente escolar, a coordenadora de
Tecnologia Aplicada da Seduc, Marcelina Pereira, destaca as capacitações que
ocorrem em todo o Estado, por intermédio dos 12 Núcleos de Tecnologia
Educacional, distribuídos em 11 municípios paraenses (Belém, com dois núcleos,
Ananindeua, Benevides, Castanhal, Bragança, Abaetetuba, Tucuruí, Redenção,
Marabá, Santarém e Altamira).
Entre os
principais cursos ofertados está o de Elaboração de Projetos, o de Uso da
Tecnologia e o de Inclusão Digital. Segundo ela, cerca de 80% das escolas que
participam da capacitação, tem seus blogs criados. “Um dos tópicos da
capacitação é a criação do blog, até porque hoje em dia, essa ferramenta é uma
das mais usadas. O uso dessa ferramenta tem sido muito importante, porque com a
criação desse espaço as escolas podem expor para a sociedade o que tem feito”,
avalia.
Como
forma de premiar as escolas pelo empenho, os núcleos educacionais promovem
anualmente um concurso para premiar o melhor blog. Em outubro, a edição do
concurso de blogs será realizada em Marabá, no sudeste paraense. O concurso dos
blogs escolares de Belém retornará em 2013, como parte da programação do
Tucupix, projeto do governo, coordenado pela Secretaria de Estado de
Comunicação (Secom), que visa melhorar a qualidade do ensino, a produção e a
troca de conhecimento na internet.
Texto:
Amanda Engelke-Secom
Fone: (91) 3202-0911 / (91) 8150-8965
Amanda Engelke-Secom
Fone: (91) 3202-0911 / (91) 8150-8965
Nenhum comentário:
Postar um comentário