Agência Pará de Notícias
![]() |
As escolas tecnológicas são espaços de formação profissional que geram grande demanda no Estado, como a Francisco de Azevedo, em Icoaraci. | <>>
As escolas tecnológicas são espaços de formação profissional que geram grande demanda no Estado, como a Francisco de Azevedo, em Icoaraci. O edital do processo seletivo para o ingresso de novos estudantes na Rede de Escolas de Educação Tecnológica e Profissional do Estado do Pará foi publicado na edição de hoje, 7, do Diário Oficial do Estado (DOE). O certame para o preenchimento de 6.368 vagas foi adotado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), como substituição ao processo de pré-matrícula, em atendimento à recomendação do Ministério Público do Estado (MPE).
São 32 mil estudantes já inscritos na seleção, que haviam feito a pré-matrícula ou estavam no cadastro de reservas e que tiveram automaticamente suas inscrições aceitas. O período de inscrição segue até o dia 20 deste mês, por meio do portal da Seduc na internet (www.seduc.pa.gov.br) ou pelo número 0800 2800078. As provas serão realizadas no dia 20 de março e o início do ano letivo será no dia 4 de abril.
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) é a instituição responsável pela organização, execução, e correção do certame. Os candidatos farão provas objetivas com caráter classificatório. O processo seletivo será realizado nas escolas estaduais dos 10 municípios em que há escolas tecnológicas: Abaetetuba, Belém, Cametá, Itaituba, Marituba, Monte Alegre, Paragominas, Salvaterra, Santa Isabel e Tailândia.
São ofertados 40 cursos nas modalidades Integrado ao Ensino Médio, Subsequente, Especialização Técnica, e Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação Jovens e Adultos (Proeja). Os cursos mais procurados até o momento são os de técnico em Segurança do Trabalho e Enfermagem, na modalidade Subsequente e Especialização Técnica.
A coordenadora de Educação Profissional da Seduc, professora Márcia Ribeiro, recomenda que os estudantes atentem para as datas do processo seletivo. A orientação, destacou ela, é que o candidado fique atendo para as informações que constam no edital. A professora enfatizou, ainda, o caráter democrático do processo, pois estabelece o critério de mérito para o acesso ao ensino tecnológico, uma das metas do Governo do Estado.
Quem já estuda em uma das Escolas Tecnológicas será automaticamente rematriculado, no período de 25 de fevereiro a 13 de março, quando também poderão ser solicitadas transferências de escola.
Mari Chiba - Ascom/Seduc

Nenhum comentário:
Postar um comentário