Total de visualizações de página

sábado, abril 23, 2011

ATÉ MINISTROS DO SUPREMO TRIBUNAL JUSTIÇA FEDERAL DENTRE QUAIS O JOAQUIM BARBOSA VÃO PRA ‘FORQUILHA’.


CHUVA ACABOU COM A FESTA DE SEXTA-FEIRA A  NOITE DA
 PAIXÃO. BONECOS SIMBOLIZANDO
JUDAS SERÃO MALHADOS LOGO MAIS
A Avenida Fernando Guilhon, no perímetro compreendido entre a Travessa 14 de Março e a Av. Alcinco Cacela, ficou completamente lotada e quase intransitável, de tantas pessoas que compareceram para apreciar a festa com várias atrações, na noite de sexta-feira da paixão. Mas o brilho durou pouco, pois a chuva persistente que caiu mandou muita gente para suas casas.
Os bonecos foram expostos, até o ministro da Justiça, Joaquim Barbosa, será sacrificado. A comunidade cobrou moralidade no Supremo, a partir do julgamento do 'ficha limpa'. O prefeito do Amazonas, Amazônino Mendes e o matador das crianças cariocas, também foram apontados como os principais traidores deste ano. As principais autoridades nacional que não mudam as leis e acabam favorecendo os criminosos também foram temas da malhação de Judas.
A festa conrtinua na manhã de hoje, quando logo mais haverá a malhação dos Judas. Vejam os bonecos simbolizando Judas com suas frases e palavras de ordens.









Fotos e Texto: Redação do CORREIO JURUNENSE
*****************
Tradicional malhação de
Judas na Cremação comemora 18 anos

Sábado de Aleluia é dia de malhar o Judas. Mas a preparação para esse dia começa bem antes, pelo menos um mês. Moradores da Cremação, ligados à cinco associações de 'malhadores de Judas’, trabalham na confecção dos bonecos que vão representar as personalidades escolhidas no ano para receber as críticas da população. Os bonecos são um segredo, só conhecido no velório de Judas, na noite da Sexta-Feira Santa (22), mas os temas deste ano são saúde, educação, desemprego, e principalmente, violência.
A festa da 'Malhação do Judas' é realizada há 18 anos em vilas nos bairros da Cremação e Jurunas, no trecho que vai da Avenida Alcindo Cacela até a Travessa Quintino Bocaiúva. Mas essa história começou há mais de 60 anos, com Seu Quincas, conhecido na área como o 'Rei do Judas'. 'Em 1950, quando eu ainda era da Aeronáutica, eu e mais sete amigos do quartel resolvemos ir para Mosqueiro passar a Semana Santa. Mas quando chegamos ao porto, o barco já havia saído. Então, resolvemos voltar para casa e, para não ficarmos sem comemorar, resolvemos criar o primeiro Judas para malhar', conta Quincas.


A Associação de Malhadores de Judas da Passagem Teixeira confeccionou três bonecos para a programação deste ano. O trabalho fica a cargo de Haroldo Albuquerque, que coordena a associação. Ele e outros dois moradores fazem o trabalho nas horas vagas. 'A gente faz à noite, nas horas vagas, aqui em casa mesmo', diz o comerciante. Todo o trabalho é feito com recursos da própria comunidade. 'Compramos todo o material, as roupas, sapatos, tudo', comenta.
Já a AJC (Associação de Malhadores de Judas da Cremação), que já possui 30 anos de tradição, preparou mais nove bonecos, além de três carros judóricos (uma referência aos carros alegóricos do Carnaval), que levam o corpo de Judas durante o cortejo do velório. Ednilson Santos, integrante da entidade, explica como os bonecos são fabricados. Assista ao vídeo!
Bonecos prontos, a comunidade parte para enfeitar as ruas para a grande festa na sexta-feira (22). A programação ocorre em horários variados, de acordo com cada associação. Na da Passagem Teixeira, o velório será de 18h à 0h. A expectativa das associações é que cinco mil pessoas participem da programação, que inclui, além da malhação, quebra de pote e premiação com ovos de chocolate.
A tradição reúne gente de todas as idades, até as crianças, que além de participarem da festa, serão os próximos fabricantes dos bonecos. 'Nós já estamos velhos e não podemos deixar a tradição morrer, por isso, nós ensinamos os mais jovens a fabricarem os bonecos de Judas. Ano que vem vamos construir uma oficina em cima de casa para confeccionar os bonecos e ensinarmos as crianças', afirma Haroldo.
No Sábado de Aleluia (23), as brincadeiras começam às 8h, com atividades para as crianças. 'Nós fazemos algumas gincanas como corrida de saco, brincadeira de comer maçã, correr com o ovo na colher e depois nós premiamos os vencedores com ovos de chocolate e bombons', conta Haroldo. A malhação de Judas começa apenas às 11h da manhã.




FONTE: orm.com.br

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...