Total de visualizações de página

sábado, abril 23, 2011

Praias de Belém passam por teste de balneabilidade

Por Ana Paula Azevedo
Para analisar a qualidade da água e atestar quais estão próprias ou não para o banho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realiza, a partir de segunda-feira (25), o teste de balneabilidade nas principais praias de Belém. A ação inicia com a coleta de água das praias de Mosqueiro, a partir da 8h30. Já na terça-feira (26), o teste será realizado nas praias dos distritos de Icoaraci e Outeiro.
Entre as praias analisadas estão a Praia da Baia do Sol, Marahú, São Francisco, Ariramba, Murubira, Chapéu Virado, Farol, Praia Grande e Areão, em Mosqueiro; Praia do Amor, Praia Grande e Brasília, em Outeiro e Praia do Cruzeiro, em Icoaraci.
Durante o ano de 2011, quatro testes de balneabilidade serão realizados pela Semma nas praias de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci. A resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) de nº 274/2000, que assegura as condições de balneabilidade, define que o parâmetro indicador básico para a classificação das praias quanto a sua balneabilidade em termos sanitários é a densidade de coliformes fecais. O local será considerado impróprio para banho quando 80% dos últimos cinco resultados estiverem acima de 800 Escherichia Coli por 100 mililitros.
De acordo com o Art. 5º da Resolução a amostragem deve ser feita, preferencialmente, nos dias de maior afluência do público nas praias e em local que apresente profundidade média de um metro. A Resolução estabele também que poderão abranger períodos menores que de cinco amostras, desde que, sejam recolidas com intervalo mínimo de 24 horas entre uma e outra.
As análises que serão realizadas pela Semma para definir a balneabilidade das águas destinadas à recreação humana, são: a microbiológica (coliformes fecais e coliformes Totais) e físico-qúimica (acidez da água, através do PH).
No mês de maio e junho serão realizados outros testes de balneabilidade

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...