Alunos dos Cursos de Licenciatura em Música, Geografia, Matemática e Letras da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Vigia, professores e alunos de escolas públicas e membros da comunidade participam nesta terça-feira (14) do mini-curso "Curtíssima metragem em 90", promovido pelo Projeto de Extensão Uni Escola Cinema, vinculado ao Grupo de Pesquisa "Culturas e Memórias da Amazônia (Cuma)". O curso acontece ao longo do dia, no campus da Uepa no município.
A proposta é elaborar vídeos com um minuto e meio de duração, que serão inscritos no Festival Claro Curtas, uma iniciativa que busca a expressão e a experimentação audiovisual no Brasil. As inscrições da terceira edição do Festival, que tem "O Tempo do Agora" como temática, vão até a próxima sexta-feira (17). “Daqui vão sair alguns vídeos, concorrendo a prêmios de até R$ 100 mil. Eles mesmos desenham a sua história, nós apenas coordenamos”, explica o professor da Uepa e cineducador, Darcel Andrade.
Para a elaboração dos vídeos, os cerca de 40 participantes utilizam câmeras de vídeo ou celulares compatíveis e a metodologia sugerida pelo Festival, que compreende a utilização dos verbos olhar, pensar, fazer e compartilhar. “No verbo olhar, por xemplo, você tem que fazer um recorte do que quer mostrar em um minuto e meio, um olhar crítico para compartilhar com seus amigos”, explica Darcel. Segundo o professor, o verbo fazer é a principal fase, pois envolve o planejamento, criação de roteiros, produção, elenco, figurino, entre outros. Esta etapa foi desenvolvida pela manhã pelos participantes do mini-curso. À tarde é a vez da gravação e edição do material.
Darcel, que também é um dos coordenadores do Projeto de Extensão, conta ainda que o Uni Escola Cinema, diferente de outros cineclubes, busca a interação com a comunidade. “Nosso cineclube não é só de apresentação e crítica de filmes. Nós fazemos o exercício do olhar, a produção, com oficinas e mini-cursos e a difusão, que é a mostra do que foi produzido nas escolas ou em comunidades. Esta é uma corrente que está tomando conta das escolas, das universidades. Nos apropriamos da tecnologia em favor da educação”, afirma.
A realização do mini-curso em Vigia conta com a parceria Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Museu Barão de Guajará, Escolas Públicas do Município de Vigia, Fundação 05 de Agosto e Projeto Cine Mais Cultura.
Serviço: O mini-curso "Curtíssima metragem em 90", promovido pelo Projeto de Extensão Uni Escola Cinema acontece ao longo desta terça-feira (14), no campus da Uepa em Vigia (Rodovia PA 140 – Km 0 – próximo à Praça do Manto). Contatos: (91) 3731 1067
Nenhum comentário:
Postar um comentário