Durante este fim de semana, Belém vai celebrar a “Paixão do Boi” em vários pontos da cidade. Grupos da capital e do interior do Estado vão mostrar as diversas formas de expressão dessa manifestação cultural. As apresentações contam com quadrilhas de trovadores, cordões e grupos de carimbó – todas com referência ao Boi Bumbá.
A “Paixão do Boi” é celebrada desde 1990 e integra alguns espaços da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), como: Estação das Docas, Píer da Casa das Onze Janelas e o anfiteatro da Estação Gasômetro, no Parque da Residência. Dos 30 grupos que devem se apresentar durante toda a programação, 10 tomarão os espaços da Secult neste fim de semana.
Nesta sexta-feira, no Anfiteatro da Estação Gasômetro, o público vai poder conferir o carimbó da Associação Cultural O Uirapuru, a partir das 18h. O grupo de Marapanim, foi formado em 1980 pelos irmãos Luiz e Humberto Monteiro. A partir de 2003, eles começaram a realizar um trabalho de inclusão social que ensina a dança e o ritmo do carimbó para mais de 100 crianças. Os integrantes da Associação Cultural O Uirapuru já se apresentaram em outros estados e participaram da gravação de programas culturais no âmbito nacional e internacional.
Na Estação das Docas, no mesmo horário, o público vai poder assistir a duas apresentações: a do Grupo Os Nuaruaques e dos Palhaços Trovadores. Os Nuaruaques, de Ponta de Pedras, faz apresentação do carimbó na Estação das Docas. O “meu comedor de farinha” – significado de nuaruaque – conta com 40 componentes entre: dançarinos, músicos e coordenadores. Fundado em 1991, o grupo têm como objetivo o resgate e a expansão da cultura paraense. Às 19h, os Palhaços Trovadores se apresentam.
Para a quadra junina, eles prepararam "A Quadrilha dos Palhaços Trovadores a Caminho da Rocinha". O grupo escolheu uma maneira diferente para abordar as festividades do período junino. No lugar da típica roupa junina, eles escolheram para o figurino as famosas roupas listradas dos presidiários; afinal, os palhaços fazem parte de uma “quadrilha”. Outro diferencial do grupo é a trilha sonora. A parceria do diretor dos Palhaços Trovadores, Marton Maués, e do cantor e compositor do Arraial do Pavulagem, Júnior Soares, resultou em composições exclusivas para essa apresentação.
A programação no Píer da Casa das Onze Janelas começa mais cedo. O Grupo Universitário preparou uma encenação de Romeu e Julieta adaptada para o folclore paraense. O que aconteceria se Shakespeare levasse dois de seus mais famosos personagens para dentro de um curral de boi? Por meio de teatro de bonecos, tecnobrega e calypso, o grupo retrata a briga entre Montéquio e Capuleto e o amor de Romeu e Julieta. O espetáculo começa às 17h.
Quem fecha a programação da Paixão do Boi de sexta-feira é o Boi Bumbá Resolvido. A partir de 19h, o grupo de Icoaraci conta a história de um cangaceiro que rouba o boi e sofre as consequências pela mão de um fazendeiro. Este ano, o tema do Boi Resolvido é “Nazaré do resolvido, tu és minha estrela guia”.
No sábado, quem abre a programação é o Boi Moleque, de Ponta de Pedras. O grupo mostra ao público a tradicional cultura do boi bumbá que cerca o município há muitas décadas. A apresentação ocorre às 18h, na Estação das Docas. Com 67 anos de atividade, o Boi Pai da Malhada foi criado por Luiz José Rufino. Mesmo após sua morte, a família continua levando o boi às ruas. Hoje em dia, a responsável pelo grupo é Helena Rufino, esposa de Luiz Rufino. Com dedicação integral ao Boi Pai da Malhada, ela é responsável pelo figurino e pela organização do grupo. A apresentação do espetáculo é às 19h, no Píer das Onze Janelas.
A programação da Paixão do Boi continua no domingo, 19, e segue até o dia 26 de junho. O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). A entrada é gratuita.
Serviço:
17 de junho - sexta-feira
Anfiteatro da Estação Gasômetro – Parque da Residência
18h - Carimbó – Grupo Uirapuru de Marapanim
Estação das Docas
18h - Show de Carimbó (Os Nuaruaques) Ponta de Pedras
Às 19h – Teatro ao Por do Sol: Quadrilha dos trovadores no caminho da Rocinha
Píer da Casa das Onze janelas
17h - Grupo Teatro Universitário - O Boi do Romeu no Curral da Julieta19h - Boi Resolvido – Icoaraci
Dia 18 de Junho
Estação das Docas
18h - Boi Moleque de Ponta de Pedras
Píer da Casa das 11 Janelas
19h - Boi Pai da Malhada Entrada Franca
Ascom Secult
Nenhum comentário:
Postar um comentário