Total de visualizações de página

terça-feira, março 06, 2012

Projeto de Extensão da Uepa recebe premiação nacional nesta quarta-feira


O Projeto de Extensão "Trilhas da Vila - Ponte de Saberes: Educação popular, Saúde e ambiente com crianças e adolescentes da Vila da Barca" recebe nesta quarta-feira (7) o Prêmio Betinho – Atitude Cidadã 2011, na Categoria Regional. A solenidade de entrega da premiação acontece às 15h, no auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), o Campus I da Uepa, no bairro do Telégrafo.

A premiação nacional busca valorizar ações educacionais baseadas na inclusão social e na promoção da cidadania, e teve votação aberta ao público via internet entre os meses de agosto e novembro. O resultado final pode ser conferido no site http://www.coepbrasil.org.br/premiobetinho/

A coordenadora do Trilhas, Ana Telma Monteiro, ressalta que esse prêmio não é só dela ou do projeto, mas também da própria universidade. "É a Uepa que me proporciona a participação no projeto, que é extensionista e, como todo trabalho do gênero, gera um retorno muito grande para quem o desenvolve. O Prêmio Betinho para o 'Trilhas da Vila' não só legitima a atuação como também dissemina esse tipo de prática", afirma a pedagoga, que já desenvolve um desdobramento do projeto vencedor, o "Trilhas Juvenil".

O projeto desenvolve, desde 2007, ações socioeducativas voltadas aos moradores da Vila da Barca, comunidade pobre da periferia da capital paraense, que fica à beira da Baia do Guajará, em área de pântano e estivas de madeira. A iniciativa tem por objetivo a inclusão social de crianças e adolescentes da região para que sejam capazes de interpretar a realidade que os rodeia de maneira crítica, através do estímulo às suas potencialidades e de acordo com seus saberes e conhecimentos. O projeto atende a 40 crianças e adolescentes na faixa de 6 a 14 anos, realizando palestras, oficinas pedagógicas e de musicalização, com aulas de flauta e apreciação musical a partir das histórias amazônicas, e de um coral.

O trabalho faz parte do Grupo de Práticas Educativas em Saúde e Cuidado na Amazônia (Pesca), vinculado ao CCSE. O 'Trilhas' também integra as 'Boas Práticas' do Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. As ações acontecem às quartas-feiras, de 14 às 17h, na Escola Estadual Vera Simplício, localizada ao lado da Reitoria. O projeto envolve voluntários, professores-colaboradores e dez bolsistas dos cursos de Pedagogia, Música, Fisioterapia, Engenharia Ambiental e matemática.

Prêmio Betinho

Lançado pelo Coep em 2008, o Prêmio Betinho - Atitude Cidadã busca a valorização das pessoas que praticam no dia a dia a promoção da cidadania. Em cada município é escolhido(a), dentre os(as) candidatos(as), aquele(a) que desenvolve o trabalho que mais contribui para o fortalecimento da cidadania em comunidades de baixa renda. O(a) mais votado(a) por município recebe o Prêmio Betinho – Atitude Cidadã. Os indicados nos municípios de uma mesma região concorrem, ainda, a um Prêmio regional. O Prêmio é uma peça de reconhecimento e não haverá distribuição de recursos financeiros.

Serviço

Evento: Solenidade de Outorga do Prêmio Betinho – Atitude Cidadã 2011 – Categoria Regional
Data: 7 de março, quarta-feira
Horário: 15h
Local: Auditório do CCSE – Travessa Djalma Dutra (entre as ruas do Uma e Municipalidade) – Telégrafo.

Texto:
Ize Sena-Uepa

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...