Total de visualizações de página

terça-feira, fevereiro 15, 2011

Belém ganha um novo espaço para a prática de esporte e lazer

Por Gilson Faria Fotos: Elivaldo Pamplona
A Aldeia Amazônica David Miguel, no bairro da Pedreira, está definitivamente inserida no contexto de espaço multiuso. Além do carnaval e shows, o lugar agora recebe as comunidades para a prática do esporte e do lazer, com a inauguração, neste domingo (13), da Aldeia Esportiva. A idéia é da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), da Prefeitura de Belém. É mais um espaço que a PMB cria para interagir com as comunidades.
O esporte e o lazer são duas importantes ferramentas para formar cidadãos e criando esse novo espaço, Belém se alia a esse objetivo.  Para o novo secretário de Esporte, Juventude e Lazer, João Amaral, esse é o conceito básico do projeto. Precisamos estar ao lado das comunidades, muito carentes de diversão nos finais de semana. E a relevância desse projeto está justamente na questão da formação cidadã. O nosso jovem ocupa o domingo praticando esporte, se divertindo de maneira sadia, deixando de lado as situações de risco que ele enfrenta no bairro, destaca João Amaral.
O titular da Sejel  explicou ainda que esse foi apenas o primeiro passo e que a PMB vai expandir ainda mais o projeto, com a construção de quadras de areia na área que fica atrás dos camarotes da Aldeia Amazônica. Nos próximos finais de semana, os jovens vão praticar, também, vôlei e futebol de areia. %u201CVamos trazer as comunidades para um domingo de alegria, disse João Amaral.
Centenas de jovens e adolescentes foram à Aldeia Esportiva e desde às oito horas da manhã já faziam fila para o racha do futsal, a modalidade mais procurada no domingo. Foram formadas mais de vinte equipes. Entre os meninos estava o estudante João Cláudio, de 13 anos, um dos primeiros a chegar à quadra pintada na Avenida Pedro Miranda. Na minha rua não tem um lugar para a gente brincar. Aí tem que jogar bola no asfalto, correndo perigo de ser atropelado. Aqui a gente joga bem mais tranqüilo, explicou.
Para o Diretor Geral da Sejel, Simão Bastos, a Aldeia Amazônica  é um local público e livre para as pessoas. A PMB precisava criar uma cultura para que essas pessoas ocupassem, de fato, o lugar de forma organizada em vários períodos do ano. Para ele, a Aldeia Esportiva dá essa oportunidade. Estamos trazendo a comunidade e nada melhor que o esporte e o lazer para mantê-las aqui, criando, assim, uma cultura, destacou Simão Bastos.  O Diretor disse ainda que o projeto vai ganhar força a partir de março, quando serão inauguradas as quadras de areia. Quando elas (quadras) estiverem prontas, a Aldeia Esportiva será mais seqüencial. Neste momento, o projeto está sendo formatado. Depois, as comunidades terão esporte e lazer aos domingos, o ano inteiro, explicou.
Ações sociais e de cidadania: A inauguração da Aldeia Esportiva facilitou o acesso da população à prática de esporte e lazer, e  chamou a atenção pela participação de famílias inteiras. É que paralelo às atividades, a população contou com ações sociais e de cidadania, organizadas pelos parceiros do projeto.As pessoas tiveram a oportunidade de cortar cabelo, solicitar e receber certidões de nascimento e título de eleitor gratuitamente, além de doar sangue ao Hemopa. Foi o que fez Francisco de Assis, pedreiro, morador do bairro. Vim aqui para ver o movimento, mas meu objetivo era doar sangue, disse .
A Coordenadora de Lazer da Sejel, Gisele Chaves, enalteceu a participação das famílias no evento e disse que o objetivo do projeto está sendo alcançado. Enquanto os filhos ficaram praticando esporte e lazer, os pais estavam cortando cabelo ou participando de outras ações. Foi um domingo alegre, com as famílias presentes, destacou. A inauguração da Aldeia Esportiva encerrou à noite com a apresentação de artistas e bandas regionais, num grande show que reuniu mais de 20 mil pessoas.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...