Total de visualizações de página

sexta-feira, abril 22, 2011

Dom Eliseu e Ulianópolis farão Cadastro Ambiental Rural completo até dezembro

Os municípios de Dom Eliseu e Ulianópolis terão concluído até dezembro deste ano o Cadastro Ambiental Rural (CAR) completo. Essa ação será possível por causa de um recurso disponibilizado pelo Governo da Noruega. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) está coordenando o projeto em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), e das prefeituras de Ulianópolis e Dom Eliseu.
Representantes das instituições envolvidas estiveram reunidos na Sema na última terça-feira,19, para definir a agenda de entrega dos produtos da empresa contratada, que incluem Plano de Trabalho (Planejamento e Metodologia); Relatório de resultado de cada reunião realizada; relatório de resultados da realização do CAR, dentre outros. E até o dia 17 de dezembro, a empresa deverá entregar o diagnóstico ambiental dos municípios.
O assessor técnico do PNUD, Taiguara Alencar, diz que essa primeira reunião vai mostrar o que cada um irá fazer efetivamente. Ele conta que trabalhos semelhantes estão sendo realizados no Mato Grosso e Acre, com o objetivo de apoiar planos de combate ao desmatamento nos estados. "Esperamos que dê tudo certo, e vai dar", garante Alencar.
A diretora substituta do Departamento de Combate do Desmatamento do MMA, Nazaré Soares, explica que esse trabalho, cujo projeto passou por uma concorrência nacional para contratar a empresa executora, passou por um longo processo por se tratar de um serviço complexo, que é fazer o CAR completo de dois municípios em apenas dez meses. "Queremos mostrar que o poder público trabalha com meta, prazo e responsabilidade. Meta de regularizar ambientalmente as propriedades rurais. Queremos mostrar também que é possível trazer as atividades rurais do Estado para a legalidade", afirma.
Para Yvens Cordeiro, coordenador de Ordenamento Ambiental da Sema, esse trabalho representa mais um avanço para o estado no quesito combate ao desmatamento. "É mais uma etapa do CAR que será concluída, e em consequência disso, conseguiremos efetivamente recuperar áreas degradadas das propriedades e também faremos o ordenamento ambiental dos dois municípios. Assim, conseguiremos alcançar a meta do governo, que é o desmatamento zero", comemora o coordenador.
O secretário de Meio Ambiente de Ulianópolis, Paulo César Fauchetti, se antecipou dizendo que as pessoas do município o cobram nas ruas sobre a efetivação do CAR na localidade, e que para a realização desse trabalho, ele disponibiliza salas e técnicos que conhecem a região. "Já temos as salas, os técnicos, as pessoas já estão conscientes, então, vamos nos organizar para começar o trabalho", disse.
Postura semelhante teve o titular do Meio Ambiente de Dom Eliseu, Edilberto Poggi, que informou aos presentes que a mobilização no município já foi feita, e que não haverá qualquer entrave para a empresa na execução do trabalho. "O povo já está consciente, principalmente os que já iniciaram o processo de adesão ao CAR. Esses já estão ansiosos para fazer o definitivo. Vai ser uma situação muito cômoda para a mobilização e ação", garantiu.
Ascom Sema

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...