Total de visualizações de página

segunda-feira, maio 30, 2011

Mostra Clara Pandolfo de Ciência e Cultura é lançada

Na última sexta-feira, 27, a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) lançou a “Mostra Clara Pandolfo de Ciência e Cultura” no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT/Uepa). O objetivo da Mostra é difundir e popularizar a ciência e a tecnologia percorrendo escolas de Ensino Fundamental e Médio da rede pública estadual na capital e no interior.
A primeira ação da Mostra está marcada para a próxima sexta-feira (3), em Marituba. Os municípios de Salvaterra e Santa Bárbara também vão receber as atividades no mês de junho. Em agosto, a parada será em Castanhal com as ações científicas e tecnológicas. O titular da Sedect, Alex Fiúza, fez o pronunciamento de abertura do evento. “Não adianta sermos a sétima ou oitava economia do mundo se nós temos ainda um quarto da população na miséria. Não adianta ter riquezas naturais se nós não a transformamos pela aplicação do conhecimento. Este é apenas o início de um trabalho coletivo que vai priorizar as iniciativas que vão ajudar a popularizar os valores da ciência e tecnologia“.
A Reitora da Uepa, Marília Brasil Xavier, comentou sobre a homenagem feita à pesquisadora Clara Pandolfo. “Clara é um orgulho feminino: mãe, mulher inovadora e empreendedora para o seu tempo. Um grande exemplo para nós, pesquisadoras, que acreditamos que a educação dos jovens pode mudar a realidade”, destaca.
A ideia de homenagear Clara este ano se deve pelo fato da mesma se destacar como cientista na área da química e por ter sido uma das precursoras na defesa do manejo florestal sustentável. Sérgio Pandolfo, filho de Clara, participou do lançamento e comentou a homenagem feita à sua mãe. “A família fica muito grata pela lembrança do nome de nossa mãe e lamentamos que ela não esteja presente para receber tal homenagem“.
Apresentações musicais do Duo Camerata da Uepa, e de teatro e dança, com alunos da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (Etdufpa) e da Escola de Música da UFPA (Emufpa) encerram o lançamento da Mostra Clara Pandolfo.
A Mostra Clara Pandolfo de Ciência e Cultura é um evento que antecede a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece em todo o Brasil e este ano será realizada no período de 17 a 23 de outubro, com o tema "Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de risco". No Pará, a Semana Nacional é comemorada com a realização da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia e que em 2011 acontecerá entre os dias 19 e 21 de outubro, na Estação das Docas.
Raphael Freire – Ascom/Sedect

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...