Total de visualizações de página

sexta-feira, maio 27, 2011

Assistentes Sociais discutem melhorias na atenção ao usuário da Santa Casa

Os profissionais do serviço social da Fundação Santa Casa se reuniram na manhã desta sexta-feira (27), no auditório do hospital, para a "48ª Semana do Assistente Social: compromisso de classe por uma sociedade emancipada". O evento, além de trazer palestras para um melhor desempenho dos profissionais, comemora o Dia do Assistente Social, comemorado em 15 de maio.
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos sócio-culturais e econômicos na promoção da eficácia dos programas de prestação de serviços, quer seja em nível de promoção, proteção e ou recuperação da saúde. A prática profissional dos assistentes sociais vem se desenvolvendo e a cada dia tem se tornado necessária para a promoção e atenção à saúde.
Maria do Carmo Lobato, presidente da Fundação Santa Casa, enfatizou a importância do serviço da assistência social no hospital dentro do princípio de trabalho, com o foco na Justiça. “Quando agente vê o número de atendimento e as situações, logo se reconhece a importância do atendimento multiprofissional na busca da melhoria do atendimento prestado ao paciente, o respeito a cada cidadão que procura atendimento, principalmente aquele que está fragilizado pela doença” destaca Maria do Carmo.
Cláudia Tereza Fonseca, que oficialmente tomou posse da coordenação do núcleo de assistência social nesta manhã, destacou a missão que a coordenação terá na Santa Casa, pediu o apoio de toda a classe, ressaltando que a coordenação do serviço social está de portas abertas para ouvir, discutir e procurar soluções que engrandeçam a equipe e, que buscará a contínua melhoria dos serviços prestados ao usuário da Santa Casa.
A atenção à saúde não está centrada apenas sob o enfoque médico, mas nas diferentes intervenções cujas práticas enfocam a prevenção. A prática profissional no trabalho coletivo na saúde não se evidencia na doença de forma especifica, mas no conjunto de variáveis que a determinam. É no confronto entre o direito do usuário e as normas institucionais que o profissional intervém para assegurar o cumprimento deste direito, que é expressão mínima de outros grandes embates que o profissional enfrenta no Setor de Saúde.
Alessandro Borges - Ascom Santa Casa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...