Total de visualizações de página

segunda-feira, maio 30, 2011

Cursos de Saúde da Uepa dão início às Semanas Acadêmicas

Os Cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (TO), vinculados ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), deram início nesta segunda-feira (30), às suas Semanas Acadêmicas, parte da IX Semana da Saúde do CCBS, cuja abertura oficial é na próxima quarta (1), com a conferência "A integralidade das práticas de saúde e a formação profissional para o SUS", ministrada pela diretora do Programa de Gestão da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad.
Com a temática "Formação e Prática do Terapeuta Ocupacional: identidade na diversidade’', a Semana de Terapia Ocupacional, no auditório do Laboratório de Anatomia, busca dar ênfase a atuação do profissional, não somente na área da saúde, mas na educação e nas questões sociais. “Buscamos a identidade, porque a gente trabalha de forma integrada. Então, precisamos saber qual a nossa. Estamos voltados para as necessidades do ser humano, a chamada, saúde ocupacional. Qualquer coisa que prejudique a saúde, a gente vai tentar reabilitar”, afirmou a coordenadora da Semana, Érica Elmescany.
No auditório do Laboratório de Cirurgia Experimental (LCE), a professora da Uepa, Silvia Gatti, deu início a Semana Acadêmica do Curso de Fisioterapia. Ela falou sobre "As perspectivas de inclusão do Fisioterapeuta na Estratégia Saúde da Família". Segundo a coordenadora do Centro Acadêmico (Cafisio) e uma das responsáveis pela Semana, Viviane Reis, a proposta é “atender a necessidade dos alunos em relação a atuação profissional, mostrando a prática. Não fica só nas palestras”, contou ao falar sobre a programação da Semana.
Já na Semana de Enfermagem, realizada no auditório da Unidade de Ensino-Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto), o dia foi dedicado às discussões sobre a obstetrícia e a atuação do enfermeiro, entre outras ações, no parto humanizado, no resguardo e no cuidado com recém-nascidos. Nos próximos dias, as temáticas serão sobre o Programa Saúde da Família (PSF), Humanização e Curativos. “A gente busca os temas mais relevantes que precisam de discussão. Temas relacionados a assistência em Enfermagem, a prevenção e a educação em saúde”, explicou a aluna e coordenadora do Centro Acadêmico de Enfermagem (Caenf), Nahima Albuquerque.
Para a diretora do CCBS, Ilma Pastana, mesmo no primeiro dia da Semana, os objetivos foram alcançados. “O nosso maior objetivo foi fazer uma Semana integrada e isso nós conseguimos, com as coordenações de curso e centros acadêmicos, que trabalharam integrados. Até ano passado, as programações eram separadas e hoje conseguimos reunir todos num só lugar”. Ainda segundo Ilma, um dos destaques da Semana de Saúde são os debates sobre PSF, presentes na programação de todos os Cursos. A Semana de Saúde da Uepa tem cerca de 1300 alunos inscritos. Amanhã (31), tem início as Semanas de Medicina e de Educação Física. O encerramento da Semana será no próximo sábado (4), com uma ação social em Icoaraci, parte do Projeto “Uepa nas Comunidades”.

 Ize Sena - Ascom Uepa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...