Total de visualizações de página

terça-feira, maio 31, 2011

Pará é o primeiro Estado do Brasil a fazer chipagem de peixes

O Pará largou na frente ao adotar o moderno sistema de chipagem de peixes, sendo o primeiro Estado do Brasil a fazer este monitoramento das espécies. Através dos técnicos da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará, que tem um setor especializado de Chipagem e Tecnologia, a primeira espécie já chipada é o Tambaqui, operação realizada na Estação de Piscicultura de Santa Rosa, em Santarém (Pará), sob a coordenação do biólogo Zacarias Oliveira, técnico da Secretaria.
A chipagem tem a finalidade de fazer a marcação (microchipagem) do peixe que servirá como identificação genética por meio de análise do DNA, em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), que tem o biólogo Jonas da Paz Aguiar como coordenador. O Secretário-adjunto da Sepaq, Henrique Sawaki, mostra-se animado com o processo, garantindo que é um grande avanço na preservação da espécie. Depois do Tambaqui, mais duas espécies serão chipadas, entre elas o Pirarucu.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...