Total de visualizações de página

sexta-feira, maio 27, 2011

Pará e Guiana Francesa se reúnem para estreitar relação comercial

Afirmar o interesse em estabelecer uma maior relação comercial entre o Pará e a Europa, através da Guiana Francesa, foi o tema da primeira reunião entre Governo do Estado e a comitiva da Câmara de Comércio da Guiana Francesa, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (26), no auditório da Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos (Sepe).
A visita da comitiva, que se estenderá até 30 de maio e foi organizada pela Diretoria de Apoio ao Comércio Exterior da Sepe, iniciou com participação dos secretários Sidney Rosa (Sepe), Hildegardo Nunes (Sagri) e do Presidente da Paratur, Adenauer Góes, representando o governo do Pará, e também com importantes parceiros do Estado, como Federação das Indústrias (Fiepa) e da Agricultura (Faepa), entre outros. A comitiva da Guiana, por sua vez, veio representada por membros da Câmara de Comércio, da Comissão de Relações Internacionais, Comissão de Desenvolvimento Econômico, Comissão de Transportes, entre outras autoridades.
A Câmara de Comércio da Guiana, que já possui base no Amapá, veio até Belém como embaixadora de áreas empresariais de comércio, pesca, indústria de madeira, construção, vestuário e demais atividades, com intenção de estreitar os laços comerciais e, assim, também montar base no Pará.
Na reunião duas questões foram citadas prioritárias para que as relações comerciais ocorram: a importância de se dar prioridade ao problema do transporte entre os países, seja via aérea ou hidroviária, e a questão dos vistos para turistas e empresários que buscam negócios. Ambos concordam que é preciso tornar mais fácil a circulação de pessoas entre os países.
Para o secretário Sidney Rosa, a visita de mais uma comissão da Guiana Francesa ao Pará significa o início de uma relação comercial alinhada que o Estado quer estabelecer. É um trabalho contínuo para fazer do Arco Norte a integração entre o Pará, Amapá, Guiana Francesa e o Suriname como um caminho onde ambos possam vender e também de fazer importação de produtos que são consumidos no Pará, mas que tem entrada pelo sul do Brasil. “É importante que os produtos tenham entrada para importação também pelos portos de Belém. Isso é de interesse das duas partes, Pará e Guiana”, destaca.
O Presidente da Paratur, Adenauer Góes, diz que a questão da conclusão da ponte que ligará a Guiana Francesa ao Brasil, através do Estado do Amapá, gera expectativa de momentos melhores no relacionamento comercial, turístico e industrial entre Brasil e Guiana. “A vinda de comitivas empresariais é muito importante para poder embasar as estratégias políticas que precisarão ser desenvolvidas para que nós possamos efetivamente nos aproximar deste território francês e, consequentemente, da União Europeia”. Para o presidente da Paratur, o governador Simão Jatene já sinalizou em seu primeiro governo para a importância da relação entre o Estado do Pará e a Guiana como uma rota que precisa ser desenvolvida como via de mão dupla.
Jean-René Mathurin, Presidente da Comissão territorial da Câmara de Comércio da Guiana Francesa, integrante da comitiva, falou sobre o interesse do seu país pelo açaí. “O açaí é um produto natural também na nossa região, então temos interesse em planta-lo em grande escala, beneficiá-lo e fazer todas as transformações em produtos que existem, para assim destiná-lo à Guiana e, em seguida, para a Europa. Fazendo o projeto dentro das normas europeias já definidas, acredito que não haverá dificuldade em exportar esses produtos. Nosso interesse é na cooperação onde Guiana e Pará possam montar um grande projeto de exportação de açaí, já que nós temos a verba e o Pará tem a tecnologia para trabalhar com a fruta. Temos tudo para fazer uma parceria de sucesso”, finaliza.
Andréa Amazonas - Ascom Sepe

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...