Total de visualizações de página

segunda-feira, maio 30, 2011

Secon padroniza ambulantes da Praça Waldemar Henrique

Nesta terça-feira, 31, a Secretaria Municipal de Economia (Secon) entrega 14 boxes de lanches na Praça Waldemar Henrique, no centro comercial de Belém. Por conta dos preparativos para as festividades da quadra junina, os balcões deteriorados, que já existiam no local, foram encaminhados para reforma. No total, 28 permissionários contarão com um espaço novo e padronizado para trabalhar. A segunda remessa, com os outros 14 boxes, será entregue nos próximos 15 dias. A reforma dos equipamentos foi feita em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb).
 Praça Waldemar Henrique - O primeiro nome com o qual foi inaugurada homenageava o presidente americano John Kennedy. Em 1999, passou por reformas e foi renomeada para Waldemar Henrique em homenagem ao famoso compositor paraense. A praça possui um ponto de integração para os diferentes bairros da cidade, onde estão situados 28 boxes comerciais. Ainda fazem parte dos 10.300 m² da praça, um espaço lúdico com brinquedos em forma de instrumentos musicais, uma concha acústica e jardins, além do palco piano, onde acontece o disputado concurso de quadrilhas juninas.
Polícia age rápido e prende
acusado de roubar madeira
Uma semana após obter a liberdade provisória, José Ribamar dos Santos Barbosa, o “Ribinha”, foi novamente preso por roubo, na última sexta-feira (27), no município de São Francisco do Pará, no nordeste do Estado. Ele foi flagrado escondendo três das quatro dúzias de ripas que havia furtado, na madrugada, de uma casa em construção.
Após ouvir a denúncia de roubo feita pelo dono do material, a delegada Joselma Menezes, de São Francisco do Pará, colocou sua equipe para procurar o autor do crime. Com o flagrante, José Ribamar foi levado à delegacia, onde contou como havia furtado a madeira. Ele foi atuado e permanecerá na carceragem à disposição da Justiça.
Ascom/Polícia Civil
Iasep amplia benefícios em parcerias
com Uepa e rede de farmácias
Com o objetivo de melhorar o atendimento aos seus mais de 200 mil segurados em todo o Estado, o Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Pará (Iasep) diversifica suas ações com investimentos em projetos na área de assistência social.
“Nosso objetivo é oferecer ao segurado não somente o direito adquirido ao serviço de saúde, mas também a garantia de poder, dentro do plano, contar com um apoio para facilitar questões sociais”, informou Kleber Miranda, presidente do Iasep.
A primeira ação neste sentido é a parceria com a rede de farmácias Big Ben, para oferecer descontos, a todos os segurados, na compra de remédios nas lojas da rede. Os descontos serão de 5% na compra de qualquer medicamento e 30% na compra de genéricos. A parceria está sendo finalizada e a expectativa é que, a partir de junho, os segurados e seus dependentes já possam utilizar o benefício. 
Educação – Paralelamente, o Iasep desenvolve outro projeto na área de assistência social. Com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), firmará convênio para oferecer aos segurados ações de educação na área de saúde.
“Queremos oferecer ao segurado não somente o tratamento da doença, mas um acompanhamento através de campanhas de prevenção”, explicou Kleber Miranda.
A meta é, também a partir de junho, promover com a Universidade palestras e oficinas aos segurados, além de outros atendimentos e exames preventivos.
Angélika Freitas – Secom
ONG italiana renova apoio às ações
 de controle da hanseníase no Pará
O secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, recebeu, nesta segunda-feira 30, a visita da coordenadora nacional da Associação Italiana Amigos de Raoul Follereau (Aifo), Deolinda Bitencourt, e do responsável pelo Departamento Médico-Científico da entidade, Sunil Deepak. O objetivo foi reafirmar a continuidade da parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), no que tange às ações de Controle da Hanseníase no Estado. 
Também estiveram presentes a diretora de Vigilância à Saúde da Sespa, Rosiana Nobre, a assessora Nazaré Falcão, o coordenador estadual de Controle da Hanseníase, Luiz Augusto Oliveira, e o assessor técnico do programa Carlo Cruz.
A Aifo é parceira da Sespa desde 1996, apoiando, principalmente, ações na área de reabilitação e reinserção social de pacientes hansenianos, como a Oficina de Órtese e Prótese da Unidade de Referência Especializada Marcelo Cândia, em Marituba.
Segundo Deolinda, anualmente a Aifo destina cerca de 30 mil euros ao Programa de Controle da Hanseníase, mas tem interesse em atuar, no Pará, em outras áreas como a Saúde do Adolescente. Alguns diálogos já foram iniciados nesse sentido.
Helio Franco agradeceu a visita da comissão e a decisão de continuidade dessa parceria, que é muito importante para o combate à hanseníase no Estado. Somente em 2010 o Pará registrou 3.573 casos da doença, sendo 398 em crianças.
Deolinda avalia positivamente o resultado do apoio dado pela Aifo ao Pará nesses 15 anos. "Este é um Estado que tem aspectos peculiares, como dificuldades de acesso, que não podem ser comparados aos de outros Estados", argumenta.

Roberta Vilanova - Ascom/Sespa

Secretário de Educação abre
 a Semana Acadêmica do CCSE
O titular da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Nilson Pinto, conduz hoje a conferência "Desenvolvimento Humano, Sustentabilidade e Transformações Sociais: a Pesquisa, o Ensino e a Extensão em Questão", que abre oficialmente a programação da XVI Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), às 16h.
O evento acontece no auditório da biblioteca do CCSE, que fica no campus I, bairro do Telégrafo, e inclui apresentações de música e dança. A partir desta terça, 31, até o dia 3 de junho acontecem oficinas, mini cursos e outras atividades.
Além de palestras, mesas redondas, comunicações orais e atividades culturais, os alunos da UEPA também estarão envolvidos em apresentações de trabalhos que ocorrerão ao longo da programação. As inscrições, já encerradas, estiveram abertas também para técnicos, professores e comunidade externa.
Serviço: Conferência de abertura da XVI Semana Acadêmica do CCSE/UEPA com o secretário de Educação, Nilson Pinto. Às 16h, no auditório da biblioteca do CCSE (Trav. Djalma Dutra, s/n - Telégrafo). A programação da Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação vai até 3 de junho. Informações: 4009-9542.
Carolina Menezes - Ascom/UEPA
PM inicia policiamento com
bicicletas no Reduto e Umarizal
Foi lançado oficialmente, às 18h45 desta segunda-feira (30), o policiamento com bicicletas nos bairros do Reduto e Umarizal, em Belém. A modalidade de policiamento será realizada com 25 bicicletas que terão um trabalho de maior proximidade com a população dentro da filosofia de Polícia Comunitária. Contatos no local Capitão PM Valinotto (8886 1080).

Prefeitura de Belém vai realizar
ação na Praça Dom Macedo Costa

Na manhã desta terça-feira, 31, a partir das 8 horas, uma força tarefa envolvendo diversos órgãos da Prefeitura Municipal de Belém será realizada na Praça Dom Macedo Costa. O objetivo da ação é realizar a manutenção e recuperar a praça para a visitação da população.
Cerca de 40 pessoas de vários órgãos da prefeitura irão participar da ação. Entre as secretarias envolvidas estão a de Meio Ambiente (Semma), Urbanismo (Seurb), Saneamento (Sesan) e Guarda Municipal de Belém (GMB).
Serão realizados serviços de manutenção do paisagismo, limpeza, lavagem da praça, recolhimento de entulho, varrição, capinação, manutenção de iluminação pública, entre outros. Depois da realização desse serviço, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e a Fundação Papa João XXI (Funpapa) irão realizar um trabalho de mapeamento e diagnóstico social dos moradores de rua que ficam naquele local, oferecendo também, serviços de saúde.
 A Praça Dom Macedo Costa fica situada nas ruas Gaspar Viana, Frei Gil de Villa Nova e Rua Santo Antônio, próximo ao colégio Santo Antônio, no bairro do Comércio. Com uma área de aproximadamente 907,62 m2.

Texto: Ana Paula Azevedo- Ascom Semma
Edição:Comus

 “Ensaio na Estação” leva atrações
musicais para as tardes
da capital paraense
O projeto musical “Ensaio na Estação” uma parceria dos locatários do Armazém 1 e a Administração da Estação das Docas, OS Pará 2000, continua com as apresentações musicais neste mês de junho, sempre a partir das 16 horas, nos palcos deslizantes do Boulevard1. Nesta quarta-feira (1º) na abertura do projeto, sobe ao palco Glafira Lobo com o melhor da MPB, aliás, a interpretação da cantora da música “Cantiga”, de Zeca Baleiro, permaneceu durante seis semanas como a mais pedida da Rádio Cultural. As sonoridades das músicas populares brasileiras e paraenses continuam na quinta-feira (2) na voz já conhecida do experiente Pedrinho Callado.
O Projeto Charmoso traz na sexta-feira (3) uma musicalidade para escutar, amar, e também animar com salsas, sambas, cantigas que misturam a eletricidade ligando tambores e sintetizadores dos botões do DJ Pro.efx e da voz de Nanna Reis. Já no sábado (4) entra a banda Álibi de Orfeu, que apresenta um rock autoral e bastante maduro, uma vez que desde 1992 a banda está no cenário musical e agora apresenta a nova vocal, Gabriella Florenzano.
A programação do “Ensaio na Estação” deste mês de junho é bastante cosmopolita, diversificada, indo do rock a MPB, passando pela salsa e pelas cantigas. Programe-se:
Toda quarta-feira de junho (1, 8,15, 22, 29), às 16h – Gláfira Lobo
Toda quinta de junho (2, 9,16, 23, 30), às 16h – Pedrinho Callado
Toda sexta-feira de junho (3,10,17,24), às 16h – Projeto Charmoso
Todo sábado de junho (4,11, 18, 25), às 16h30 – Álibi de Órfeu
Isa Arnour/ Ascom OS Pará 2000

Emater equipa a futura
agroindústria de Ipixuna do Pará
“A Agroindústria de Processamento de Castanha de Caju, no município de Ipixuna do Pará, hoje é uma realidade. O prédio já está pronto e em 70 dias chega o restante dos equipamentos e maquinários. Estamos ansiosos”. A informação é do coordenador da fase de implantação do projeto, José Sinval Paiva, Engenheiro Florestal da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) durante uma visita da Diretoria Executiva da empresa ao local.
A presidente da Emater, a engenheira agrônoma Cleide Amorim, aprovou as futuras instalações da agroindústria que irá beneficiar 2.180 famílias de agricultores da região. Além do mais, serão abertos 50 postos de trabalho, voltados para o público feminino.  “Estamos dando preferência, embora não obrigatório, para as mulheres porque o trabalho é extremamente delicado”, declarou.
Colocar em prática este projeto - que é um convênio firmado entre Emater e Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) - foi esforço desta gestão. A implantação era para ter acontecido em 2008, um ano após a assinatura, mas questões administrativas e ambientais foram os principais entraves. “Há muitos anos havia um lixão em um espaço próximo ao prédio da Agroindústria. Hoje o espaço está livre, limpo e apto para o funcionamento”, afirmou Cleide Amorim.
A Agroindústria de Processamento de Castanha de Caju funcionará em duas frentes de trabalho. Uma linha será a de beneficiamento da castanha de caju e a outra será o aproveitamento do pedúnculo – a carne da fruta – para a industrialização de doces. “Esta é uma forma de agregar valor e utilizar toda a fruta. O espaço comporta as duas linhas, já até selecionamos uma Tecnóloga de Alimentos do nosso quadro funcional para trabalhar em Ipixuna”, declarou o coordenador do projeto.
O trabalho da Emater na Agroindústria, ainda segundo Sinval Paiva, será apenas neste primeiro momento, já que a proposta é que a própria comunidade, através de cooperativa, assuma o trabalho em um futuro próximo. Serão realizadas qualificações, treinamentos e testes de aptidão junto à comunidade para que sejam empregados na fábrica, bem como, assistência técnica aos agricultores familiares de Ipixuna que fornecerão a matéria prima.
Kenny Teixeira - Ascom Emater

Nicias Ribeiro é homenageado
pelo conselheiro  do Tribunal de
Contas dos Municípios do Estado do Pará

Tenho orgulho de ter testemunhado sua dedicação a esta causa nos últimos anos. Lembro que poucos acreditavam e trabalhavam pela obra. Lembro com alegria de discursos em Vitoria do Xingu, Altamira e vários outros locais. Você merece estar no conselho e ver de perto este sonho de muitos, mas que foi sonhado por você quando muitos sequer ousavam sonha-lo. Parabéns.
César colares
Atual conselheiro do Tribunal de Contas dos
Municípios do Estado do Pará

Emater inaugura escritório
local de Quatipuru - o 142º do órgão
 A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) inaugurará, na próxima sexta-feira (3), seu escritório local no município de Quatipuru, na região bragantina. Esse será o 142º escritório do órgão, uma das instituições governamentais de maior capilaridade no Pará. Depois de Quatipuru, só faltarão escritórios da Emater em Belém (onde já se negocia, com a Embrapa, a instalação de um ambiente para atuação compartilhada) e em Mojuí dos Campos, município cuja criação ainda se encontra em trâmites finais.
Embora o escritório da Emater em Quatipuru seja uma demanda antiga só satisfeita agora, a Empresa já prestava algum atendimento no município há mais de 30 anos, por meio da equipe do escritório do município vizinho Primavera. “Mas não era a mesma coisa de existirem profissionais e sede exclusivos para aquela população – estrutura que qualifica consideravelmente o serviço”, explica o supervisor do escritório regional da Capanema, Jairo Eiras, jurisdição que contempla o local de Quatipuru.
A cerimônia de inauguração está prevista para às 10h. Estarão presentes a presidente da Emater, Cleide Amorim, e o prefeito Dênis Oliveira – que inclusive assinarão um convênio oficializando a parceria, como a cessão de funcionários da prefeitura para a Emater, entre outros apoios. A ideia é que, neste primeiro ano de atividade, a equipe da Emater alcance as duas mil famílias atendidas. A maioria delas trabalha com cultivos de subsistência (mandioca, feijão e milho), criação de pequenos animais (porcos e galinhas) e extrativismo animal (peixe, caranguejo e mexilhão).
Reunião na Casa Civil discute
Adequação da Lei Estadual à Lei
 Federal da Defenso
Com o objetivo de discutir o reenvio do Projeto de Lei que Reorganiza a Defensoria Pública do Estado do Pará, representantes da Associaçãoa dos Defensores Públicos do Estado e da Defensoria Pública, reuniram-se nesta quarta-feira, 25, com o chefe da Casa Civil do Estado, Deputado licenciado, Zenaldo Coutinho.
Na reunião, o secretário comprometeu-se a tomar pé da situação. Irá conversar com a consultoria jurídica, Secretaria de Administração do Estado (Sead), com o governador e posteriormente irá convocar a Associação dos Defensores Públicos do Estado para nova rodada de conversa, quando então exporá a posição do governo.
Zenaldo Coutinho afirmou que tem o maior interesse em encaminhar a questão, sendo inclusive, se for o caso, “Defensor dos Defensores”, fato já demonstrado na Câmara Federal quando participou da aprovação da Lei Complementar 132/2010, como membro da Comissão de Constituição e Justiça.
Estiveram presentes na reunião na Casa Civil, o presidente da associação, Antônio Carlos Monteiro; o vice-presidente Reginaldo Taveira; os diretores Luiz Heleno Vale, Léa Cristina Baptista, Alessandro Oliveira, Raimundo Sérgio do Espírito Santo. Representando a Defensoria estiveram presentes Bruno Braga e Marina Couto. Acompanharam a reunião também os defensores Arthur Neto, Edgar Alamar, José Roberto Martins e Raul Santa Helena.
Hemopa programa campanha
 de doação de sangue de Junho
A Fundação Hemopa está programando campanha de doação de sangue referente à quadra junina, com ênfase ao Dia dos Namorados. "Acenda a fogueira de um coração. Doe sangue", que será realizada de 16 a 22 de junho, com o objetivo de garantir estoque técnico de sangue para a rede hospitalar, cuja necessidade normalmente é elevada em torno de 20% em períodos festivos. A meta será de 300 coletas/dia.
A ação estratégica também será promovida nos hemocentros regionais de Marabá, Castanhal e Santarém; e nos Núcleos de Hemoterapia de Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Redenção e Capanema, sendo que cada unidade ralizará a campanha em datas diferenciadas e de acordo com sua respectivas realidades. Simultaneamente à coleta de sangue, o candidato também pode fazer seu cadastro de doação de medula óssea, através do sistema integrado de informatização do hemocentro. Ou seja, ao coletar sangue, uma amostra para exames da tipagem da medula também é processada, de acordo com a vontade do candidato.
Quem pode doar sangue: Qualquer pessoa saudável, com idade entre 18 e 65 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença da Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sanguínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses.  Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado.
Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou  mulher saudáveis e com faixa etária de 18 a 55 anos.
Serviço: O Hemopa espera por você na travessa Pe. Eutíquio, 2109.Maiores informações pelo fone: 08002808118 ou 32429100. www.hemopa.pa.gov.br.
Belém pode ter o primeiro
Centro de Transplantes do Norte
“A região Norte do Brasil precisa ter seus centros de transplante de medula óssea”, declarou o diretor da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO), Luis Fernando Bouzas - que também é coordenador geral do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e da Rede BrasilCord - durante debate sobre transplante de medula óssea (TMO) no segundo dia do III Congresso Pan Amazônico de Hematologia e Hemoterapia, em Belém (PA), encontro que reuniu mais de mil especialistas em doenças do sangue, organizado pela Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH) com apoio da Fundação Hemopa.
De acordo com o especialista, as cidades mais cotadas para integrar a rede são Belém e Manaus, cujos hemocentros fazem parte do Redome. “Atualmente, os pacientes de doenças oncohematológicas, como linfomas, leucemias e mielomas, entre outras, com indicação para TMO e que vivem na região Norte, precisam ser transportados até as regiões Sul e Sudeste, ou aos centros de transplante do Nordeste, que já estão com muitos pacientes aguardando em suas listas”, relata.
No Brasil há 65 centros de transplantes, a maioria nas regiões Sul e Sudeste. Para instalar um centro na região, as instituições e/ou os governos estaduais precisam elaborar um projeto a ser submetido à aprovação do Ministério da Saúde. Presente no Congresso, o secretário de Saúde do Pará, Hélio Franco, deu “sinal verde” para o projeto.
Vera Rojas - Ascom Hemopa
Projeto Platéia apresentou
chorinho no Coqueiro
O Projeto Música e Cidania, da Fundação Carlos Gomes (FCG) apresentou o Grupo "Só Nata" no Polo IV, no Coqueiro, nesta segunda-feira (30) dentro da programação que visa a formação de platéia: no programa muita música brasileira com ênfase no "choro" de compositores como Pixinguinha e Waldemar Henrique
Fábio Arruda faz workshop
no Noivas Fashion Weekend
O consultor de Etiquetas e moda Fábio Arruda esteve na tarde deste sábado (28) na Estação das Docas, em Belém, para ministrar o workshop de Etiqueta em Casamentos para o público paraense. O evento faz parte da programação do Noivas Fashion Weekend, que acontece até domingo (29). “Ser chique é fazer uma coisa apropriada, adequada a sua realidade. Não adianta querer fazer uma festa que deixe seus convidados e familiares constrangidos”, diz Fábio Arruda.
O universo do casamento movimenta a economia do país, gerando cerca de R$ 10 bilhões por ano. “Estamos aqui para tirar dúvidas. Existe muita noiva que acha a pergunta boba; pergunta boba é não perguntar”, ensina o consultor. Fábio Arruda finaliza com uma orientação importante para as noivas: “O principal aliado de uma noiva é a antecedência; leia, pesquise, se informe para que tudo dê certo na sua festa de casamento”.
O Noivas Fashion Weekend começou na última sexta-feira econtinua neste domingo (29), das 14 horas às 22 horas, com mais de 20 estandes e todos os serviços necessários para  uma festa de casamento.
Isa Arnour - Pará 2000

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...