Total de visualizações de página

sábado, maio 28, 2011

Ação cidadã leva 10 mil à Aldeia Amazônica

Uma grande ação de saúde e cidadania marcou o aniversário de três anos de criação da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) comemorado na Aldeia Amazônica David Miguel, na manhã deste sábado, 28. A programação, realizada pelo Projovem Urbano de Belém, levou cerca de 10 mil pessoas ao espaço, onde puderam contar com serviços como vacinação, testes de glicemia, sífilis, HIV/AIDS e orientação nutricional, além de orientação jurídica e atividades recreativas e de lazer para as crianças e adolescentes.
“A Sejel trabalha a inclusão social através do esporte, da juventude e do lazer e com os serviços sendo oferecidos próprios jovens do Programa Federal, percebemos a força desta parcela da população. Esta é a preocupação do governo, fazer a sua parte que também é formar os jovens para que eles tenham profissão e acima de tudo, torná-lo um verdadeiro cidadão”, assegura o secretário de Esporte João Amaral.
A maioria das pessoas procurou os serviços de saúde. A dona-de-casa Maria do Rosário Silva, foi uma delas. Ela é hipertensa e além da verificação da pressão alta (PA), a moradora aproveitou o momento para fazer um corte no cabelo. “Achei muito interessante a ação. Gostei de poder cortar o cabelo de graça e a pressão, graças a Deus está controlada”, comenta.
No estande de Associação Jurídica da Ufpa o movimento também foi grande. Foram feitos quase 80 atendimentos, a maioria das pessoas pediu orientação sobre reconhecimento de paternidade, guarda definitiva e provisória de criança e de adolescente. Outra dúvida da população que visitou este estande foi sobre causas trabalhistas, principalmente quanto aos direitos em caso de demissão por justa causa e situação de falência da empresa.
O Espaço Criança também foi bastante procurado. O projeto Brinca Belém da Coordenação de Lazer da SEJEL disponibilizou brinquedos como a cama elástica, além de jogos educativos para divertir a criançada. O ônibus biblioteca da Fundação Cultural de Belém (Fumbel) foi opção para quem gosta da tranquilidade e de uma boa leitura.
A distribuição de cerca de 300 mudas de plantas ornamentais e de açaí, doadas pela Embrapa Amazônia Oriental e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) agradou aos moradores da Pedreira. “Depois da fila para a triagem oftalmógica, é bom levar pra casa uma plantinha como brinde”, diz a moradora Roseane Moura.
A ação “Participação Cidadã” do Projovem Urbano é uma das disciplinas do programa que trabalha com a inclusão social do jovem de 18 a 29 anos, através da conclusão do ensino fundamental e da qualificação profissional, explica a coordenadora Executiva do Projovem Urbano, Celeste Castro.
“Esta disciplina ensina o jovem a ser mais ativo na sua comunidade. Ter a consciência de cidadão e a partir da identificação dos problemas no seu bairro tentar uma forma de minimizá-los. E esta ação de hoje é o resultado de tudo o que eles aprenderam e já colocaram em prática em suas comunidades ao longo do ano, como a educação ambiental, através da coleta seletiva de lixo e reaproveitamento de alimentos, gravidez precoce”, explica a técnica da SEJEL.
Segundo Celeste Castro, o programa tem o objetivo de resgatar o jovem em situação de risco social. “Ele atende justamente jovens da periferia da cidade, que precisam da conclusão do ensino fundamental e de uma qualificação profissional para ter acesso ao mercado de trabalho”.
O Projovem Urbano oferece cursos de qualificação nas áreas de serviços pessoais, como cabeleireiro, manicure e maquiagem; construção e reparos, como eletricista; metal-mecânica, entre eles funilaria e saúde, como atendente de consultório médico. Em Belém, cerca de três mil jovens estão incluídos no programa que tem duração de 18 meses. Eles ainda recebem uma bolsa de R$ 100,00. A formatura desta turma está prevista para novembro deste ano.
Texto: Ieda Ferreira
Edição: Comus

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...