O Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Pará (Iasep) dará inicio, em junho, às ações do projeto de Interiorização de Atendimento. O objetivo é garantir a melhoria dos atendimentos na área de saúde aos servidores estaduais em todos os municípios paraenses.
“Nossa meta é unir forças em prol da estruturação do atendimento no interior para que os servidores, em qualquer região, possam ter o mínimo de garantia no atendimento na saúde e, dessa forma, descentralizar esse serviço, desafogando a demanda na capital”, explica Kleber Tayrone, presidente do Iasep.
Técnicos do Instituto já estiveram nos municípios de Santarém e Marabá fazendo o mapeamento da situação através de estudos e de um diagnóstico sobre as necessidades emergenciais. O município de Santarém, que conta com cerca de cinco mil segurados, será o primeiro a receber as ações do projeto. Durante a programação de aniversário da cidade, o governador Simão Jatene anunciará um pacote de ações destinadas àquela região e também divulgará o edital de chamamento para o início dos serviços.
“Vamos ampliar cerca de sete especialidades médicas na região e garantir serviços que melhorem as condições do segurado não apenas de Santarém, mas dos municípios vizinhos, pois sabemos que uma das maiores dificuldades para essas pessoas é se deslocar até a capital para conseguir atendimento em serviços básicos”, afirma o presidente do Iasep.
Os novos serviços oferecidos na região serão Odontologia básica, Fonoaudiologia e exames computadorizados. Também será ampliado o atendimento na área de Ortopedia, exames, cirurgias e internações. Dentro das ações previstas no projeto para a região destaca-se, ainda, a revitalização de todas as agências locais do Iasep - Oriximina, Óbidos, Alenquer, Monte Alegre e Santarém - o que irá assegurar agilidade dos processos, já que todo atendimento administrativo era feito por Belém.
Depois de Santarém, o próximo município a ser contemplado será Marabá. Com cerca de quatro mil segurados, a grande novidade na região será o credenciamento do serviço de Oncologia, beneficiando os servidores que necessitarem de tratamento de Câncer. "Até então os pacientes com câncer da região precisavam se deslocar até a capital para obter tratamento. O credenciamento vai evitar esse desgaste”, afirma o presidente.
Segundo o presidente, ainda em junho também será disponibilizado o serviço de atendimento em urgência e emergência aos servidores, além de consulta especializada e diagnostico.
No interior do Estado estão apenas 30% dos segurados do Iasep, um número que segundo o presidente pode aumentar com a melhoria nos serviços. O Instituto já está fazendo um levantamento das demais regiões a fim de ampliar, até o segundo semestre do ano, a rede de atendimento.
Angelika Freitas – Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário